terça-feira, 25 de maio de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 399

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 399  

Dia 26/05/2021 | 8ª Semana Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Marcos (10,32-45)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o mantra: Tua Palavra é luz do meu caminho!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 10,32-45

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Nas cenas anteriores, um jovem possuidor de muitos bens se apresentou como discípulos, mas voltou atrás por causa do apego às riquezas

·      Pedro e seus companheiros se aventuraram nesse caminho, e Jesus observa que, com isso, já receberam 100 vezes mais

·      Mas Tiago, João e todos eles continuam seduzidos pelas ideias de sucesso e de poder, nos moldes dos administradores do colonialismo romano

·      Eles continuam surdos ao ensino de Jesus e cegados pelo brilho dos grandes e dos chefes do império

·      Sem noção de nada, oscilam entre a admiração, o medo, a ambição, a competição e a indignação contra quem insinua fazer um atalho

·      O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Recomponha a cena, relendo as sucessivas cenas, gesto por gesto, palavra por palavra, percebendo os sentimentos contraditórios

·      Observe bem a reação dos discípulos (o que dizem e o que fazem), especialmente dos dois filhos de Zebedeu (Tiago e João)

·      Será que também nós não “fazemos menos” da traição, condenação, tortura e execução de Jesus, como se fossem disfarces da sua vitória?

·      Será que estamos tirando as consequências da afirmação de que Jesus não veio para ser servido mas para servir?

·      Como as pessoas da Igreja exercem a liderança e os ministérios: inspirados no “Filho do Homem” ou nos “chefes” e nos “grandes”?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Repita várias vezes: Entre vocês não deve ser assim! Quem quiser ser grande, seja o servo! Quem quiser ser o primeiro, seja o último!

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que geralmente pedimos a Jesus, nosso Senhor? Será que temos noção daquilo que pedimos? É compatível com o reino de Deus?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com o cântico de Maria: “Minha alma dá glórias ao Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Algumas pistas sobre Marcos 10,32-45

Todas as cenas e palavras do capítulo 10 de Marcos são intensas e densas. Depois cena do jovem que desiste de seguir Jesus, do ensino sobre o obstáculo da riqueza e da catequese sobre os frutos do despojamento, a reação dos discípulos é confusa e ambivalente: admiração, medo, ambição, competição e indignação. No centro da cena de hoje está o modelo de liderança ensinado por Jesus e a luta pelo poder que envolve a maioria dos discípulos.

Enquanto Jesus fala abertamente das consequências da sua fidelidade ao Reino de Deus e ao Deus do Reino – traição, julgamento, tortura, execução, ressurreição – os discípulos se envolvem em disputas pelos lugares de honra e pela herança da liderança de Jesus. Parece que Tiago e João imaginam que Jesus dará uma espécie de golpe messiânico, e que a aparente derrota da cruz é substituída por uma estrondosa vitória. Por isso, ambicionam privilégios.

É outra a lógica do Reino de Deus, vivida e ensinada por Jesus. Ele não transfere sua liderança a uma espécie de dinastia ou delegação. O poder ambicionado e disputado por Tiago e João – e por todos os demais, que ficam indignados por eles terem saído na frente – é aquele que impõe a Jesus a traição, o julgamento, a tortura e a execução. A liderança e a honra de Jesus estão no serviço, em ser o último. Jesus representa a liderança exatamente contrária ao poder exercido pelos administradores coloniais impostos por Roma.

A atitude dos dois irmãos denuncia que, na verdade, eles não haviam abandonado tudo por Jesus. Eles continuavam acorrentados aos seus ideais de poder nos moldes colonialistas. Eles não se envergonham de se dizer preparados para enfrentar as oposições como Jesus, mas a resposta de Jesus a eles é cheia de ironia. Eles estão cegos pela ambição e surdos à proposta alternativa de Jesus. Não sabem ou não têm noção do que pedem a Jesus. Depois de tudo, os discípulos continuam inspirando-se nos grandes e nos chefes que oprimem e tiranizam, e não conseguem entender que Jesus encarna uma liderança alternativa e não violenta.

(Itacir Brassiani msf)

Ensinamento da Igreja sobre Maria

Não há quem não veja ser o Rosário um pio exercício que tem na a sua motivação e que, se for praticado de acordo com a sua inspiração originária, a ela conduz, sem transpor o seu limiar. A meditação dos mistérios do Rosário, ao tornar familiares à mente e ao coração dos fiéis os mistérios de Cristo, pode constituir uma ótima preparação e um eco prolongado da celebração dos mesmos mistérios nos atos litúrgicos. Mas é um erro recitar o Rosário durante a ação litúrgica". (Papa Paulo VI, Marialis Cultus, § 48)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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