Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 401
Dia 28/05/2021 | 8ª Semana Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo Marcos (11,11-26)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Tua Palavra é luz do meu
caminho!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 11,11-26
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Depois de entrar em
Jerusalém, Jesus se retira em Betânia, mas volta no dia seguinte, e tem ali seu
confronto decisivo com as forças do mal
· Estas forças que fazem
mal ao povo se abrigam exatamente no templo, e usam o nome de Deus para se
legitimar e perpetrar suas maldades
· Por mais imponente e
estável que pareça, o sistema do templo é como a figueira; verde e frondosa por
fora, estéril por dentro
· Por isso, Jesus o
amaldiçoa, expulsa quem se beneficia dele, derruba as mesas dos banqueiros,
proíbe todas as atividades e ensina como mestre
· Para Jesus, o templo
está contra Deus, e Deus não precisa dele: faz sua morada na comunidade que
pratica o perdão e vive a fraternidade
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Recomponha o episódio,
relendo as sucessivas cenas, gesto por gesto, palavra por palavra, tensão por
tensão
· Preste bem a atenção nas
imagens da figueira e da montanha, e procure perceber como ambas simbolizam o
templo (esterilidade e estabilidade)
· Você crê realmente que a
oração tem a força que Jesus lhe atribui no final deste episódio? Como você
compreende isso?
· Você concorda que um
templo ou um sistema religioso construído e mantido em nome de Deus pode ser
uma negação de Deus?
· Você acredita que a
oração e a utopia têm força para mudar o que parece imutável, tornar possível
um outro mundo?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça ao Senhor um pouco
da sua lucidez profética, da sua fé na possibilidade de mudar os sistemas de
dominação e criar outro mundo
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que atitudes precisamos
desenvolver para evitar que nossas igrejas se tornem prisões do Evangelho e
meios de escravização das pessoas?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com o cântico de Maria: “Minha
alma dá glórias ao Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas pistas sobre Marcos 11,11-26
Depois do episódio do cego e mendigo
que recupera a visão e se torna discípulo, Jesus entra em Jerusalém montado num
jumento – uma cena de teatro político de rua! – aclamado pelo povo como o
messias e herdeiro de Davi. Esta passagem é omitida na liturgia semanal, e hoje
contemplamos a cena seguinte: o radical questionamento do sistema social e
ideológico articulado em torno do templo.
Além do gesto claramente desafiador
da expulsão dos comerciantes do interior do templo, tanto a figueira como a
montanha são alegorias que nos remetem ao templo. As diversas cenas deste texto
são uma contundente crítica ao templo como centro simbólico da ordem social
judaica. Na sua ação mais direta, Jesus expulsa
os vendedores, derruba as mesas dos
cambistas, proíbe qualquer movimento
e ensina. Na prática, Jesus paralisa
toda atividade de culto!
O foco da ação de Jesus não é propriamente
o comércio non interior do templo, pois naquele tempo, por causa da prática dos
sacrifícios, simplesmente não havia templo sem comércio. Jesus mostra sua
indignação contra os interesses e lucros dos dirigentes do templo, e propugna o
fim deste sistema de culto, que penaliza e exclui os mais pobres, e deixa de
ser a casa da acolhida inclusiva desejada por deus (casa de oração para todos
os povos).
No final, Jesus recorre a um exagero
de linguagem para sublinhar seu ensino: como a “legião” de demônios (exército
romano), a “montanha” (outro nome do templo) pode ser lançada no mar. O sistema
do templo pode ser mudado, por mais que apareça como sólido e monolítico; o
mundo pode ser refeito, por mais que as elites digam que é o melhor dos mundos
possíveis. Um outro mundo é possível, sim!
Aqui a oração expressa a força da
imaginação profética, da utopia. Não se trata de uma força mecânica e
mensurável, nem de coisa do outro mundo, mas de teimosia utópica. E o perdão
recíproco é exatamente uma alternativa ao templo: Deus dispensa o templo, e
prefere habitar na fraternidade.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento da
Igreja sobre Maria
“Dá-nos gosto pensar e auspiciamos vivamente que, quando o
encontro familiar se transforma em tempo de oração, seja o Rosário a sua
expressão frequente e preferida, mesmo sabendo que as mudadas condições da
vida dos homens, nos nossos dias, não são favoráveis à possibilidade de momentos
de reunião familiar, e que, mesmo quando isso acontece, não poucas
circunstâncias se conjugam para tornar difícil transformar o encontro da
família em ocasião de oração". (Papa Paulo VI, Marialis
Cultus, § 54)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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