Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 400
Dia 27/05/2021 | 8ª Semana Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo Marcos (10,46-52)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Tua Palavra é luz do meu
caminho!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 10,46-52
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus se aproxima de
Jerusalém, e os discípulos continuam surdos ao seu ensino, obcecados pelo
brilho dos grandes e dos chefes do império
· Já nos subúrbios da
capital, Jesus é interpelado por um entre os muitos cegos que mendigavam uma
ajuda aos piedosos peregrinos
· Sua condição social fica
clara tanto no nome (“filho da impureza”), como na sua condição de mendigo e de
ficar à margem da estrada
· Ouvindo que Bartimeu
grita por compaixão, Jesus para e pede “o que quer que eu faça por você?”, a
mesma pergunta que fez a Tiago e João
· Os discípulos pediram
status e privilégio, mas Bartimeu pede a capacidade de ver, reconhecer Jesus e
segui-lo como discípulo
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Recomponha a cena,
relendo as sucessivas cenas, gesto por gesto, palavra por palavra, percebendo
os sentimentos mais profundos
· Observe bem o papel de
protagonista do cego mendigo, enumere as ações que ele realiza (os verbos que
as descrevem)
· Você percebe a diferença
radical entre aquilo que Tiago e João pedem e aquilo que o mendigo Bartimeu
pede a Jesus?
· Bartimeu é o primeiro
personagem a chamar Jesus de “filho de Davi”; as palavras que você usa para se
dirigir a Jesus falam de que?
· Qual é seu desejo mais
profundo, que queima suas entranhas, e pelo qual você seria capaz de deixar
tudo o mais?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Repita várias vezes: Jesus
de Nazaré, tem compaixão de mim! Que eu possa ver de novo, e seguir-te pelo
caminho!
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que geralmente pedimos
a Jesus, nosso Senhor? Será que temos noção daquilo que pedimos? É compatível
com o reino de Deus?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com o cântico de Maria: “Minha
alma dá glórias ao Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas pistas sobre Marcos 10,46-52
Jesus está na última etapa do seu
caminho de “subida” a Jerusalém. Jericó fica a poucos quilômetros da capital
cantada e idealizada, está na área suburbana. Os mendigos, dependentes das
intensas e constantes peregrinações populares, aparecem cada vez mais
frequentemente. Por outro lado, os discípulos continuam cegos e fechados à proposta
de Jesus, e os ricos desertam desanimados com as exigências.
O cego e mendigo Bartimeu, cujo nome
significa literalmente “filho da impureza”, “sujo”, ou “impuro”. Enquanto os
discípulos, que pensam enxergar bem e acompanham Jesus pelo caminho, o cego e
mendigo está fixo à terra e depende da boa vontade dos peregrinos; enquanto os
discípulos imaginam esperam que Jesus seja um messias poderoso e vitorioso, o
mendigo o invoca no horizonte de um messianismo popular, identificado com a
causa dos pobres (“filho de Davi”).
E mais ainda: Jesus faz a mesma
pergunta ao cego e aos filhos de Zebedeu, mas enquanto Tiago, João e,
provavelmente, todos os outros 10, desejam e pedem privilégios, o mendigo e
cego deseja e pede unicamente que seus olhos se abram. O jovem rico não é capaz
de distribuir seus bens para seguir Jesus, enquanto que Bartimeu abandona o
manto, o único bem que possuía, e põe-se a caminho. Os ricos e nobres acabam
sendo os últimos, enquanto os pobres e “sujos” ocupam são os primeiros a seguir
Jesus.
Bastimeu é um personagem oposto ao
jovem rico, e é o absoluto protagonista nesta cena: grita, torna a gritar, não
obedece quando querem que ele se cale, faz Jesus parar, desfaz-se do manto, dá
um pulo, põe-se de pé, dialoga, pede, e caminha. Por isso, ele é uma metáfora
de toda pessoa habitada pelo desejo de ver e conhecer, um modelo ideal ou
paradigma de discípulo. E, de tabela, é também um “teólogo popular”, pois,
mesmo cego, reconhece em Jesus o herdeiro de Davi, e invoca a compaixão daquele
que representa o líder popular que sabe o que significa ser suspeito, excluído
e marginalizado, inclusive pelo pai e pelos irmãos maiores.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento da
Igreja sobre Maria
“Cada elemento do rosário tem a sua índole própria, e isso deve
refletir-se na recitação: será grave e
implorante, na Oração Dominical; lírica
e laudativa, no transcorrer calmo das Ave-Marias; contemplativa,
na reflexão atenta sobre os mistérios; e adorante
na doxologia. E isto em todas as
maneiras de recitação: privadamente, comunitariamente ou em família, por
vários fiéis reunidos em grupo, publicamente, em encontros da comunidade
eclesial". (Papa Paulo VI, Marialis
Cultus, § 48)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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