sábado, 9 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 809

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 809

Dia 10/07/2022 | XV Semana do Tempo Comum |Domingo

Evangelho segundo Lucas (10,25-37)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 10,25-37

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Depois de corrigir o entusiasmo infantil dos seus discípulos/as missionários, Jesus é procurado por um doutor da lei

·    Ele pergunta a Jesus o que deve fazer para merecer a vida eterna, mas, por trás, está a pergunta sobre quem é o próximo

·    Jesus não discute, e responde com uma parábola, no final da qual inverte a pergunta e interroga sobre o sujeito do amor

·    Com isso, Jesus não oferece uma nova lei, melhor que as antigas, mas uma nova perspectiva para viver o amor

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia atentamente o texto, observando a astúcia do escriba e a sabedoria de Jesus

·    Visualize a cena da parábola e participe dela, lembrando que os samaritanos eram desprezados e os sacerdotes idealizados

·    Será que nós também não nos distraímos e dispensamos do amor ao próximo em discussões estéreis sobre quem são eles?

·    Em que medida nós e nossas comunidades não deixamos de lado a compaixão para priorizar as leis e o culto?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Agradeça ao Pai por nos ter enviado Jesus, o Divino que se fez próximo e humano de todas as pessoas caídas e abandonadas

·    Peça a graça de não cair na tentação do sacerdote e do levita, buscando justificativas para se descuidar de quem precisa de você

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Hoje vamos dar menos tempo à oração e realizar um gesto de aproximação generosa e solidária com alguém que precisa de nós

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante o refrão: “Não dá pra fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 10,25-37

Por trás da pergunta do mestre da lei sobre como ganhar a vida eterna está a ideia de salvação. E a discussão que perpassa os evangelhos é sobre o caminho mais direto e seguro para salvação: seria a submissão à lei, como ensinavam os escribas e fariseus, ou haveria outro caminho?

Para Jesus, o caminho da salvação não passa pelo cumprimento escrupuloso da lei mas pela compaixão para com todas vítimas e sofredores, mediante ações concretas de solidariedade. Na vida de Jesus, e na vida de quem o segue, não há lugar para a indiferença diante do sofrimento humano. Para ele, o amor pleno a Deus se concretiza na ação impostergável e generosa, sem agenda, em benefício das pessoas necessitadas.

Esta é a reposta de Jesus à pergunta do doutor da lei. A pergunta do homem da lei esconde a verdadeira discussão sobre, que é sobre quem é o nosso próximo. Jesus não acrescenta mais uma norma ao monte de leis que existiam, mas estabelece uma perspectiva nova e exigente: a aproximação e o socorro a quem mais necessita. Ressoam aqui as perguntas sobre “onde está o meu irmão?” e “o que eu tenho a ver com ele?” Quem repete estas perguntas e não toma uma atitude concreta perdeu o rumo e o ritmo da vida cristã.

Para Jesus, a solidariedade concreta e desinteressada substituiu e vale mais que culto e a lei. E o samaritano – considerado herético, bastardo e impuro pelos judeus – está mais próximo de Deus que o sacerdote e o levita, porque se aproxima da pessoa ferida e é capaz de ser compassivo, enquanto que o sacerdote e o levita, obcecados pelas leis e pelo templo, se afastam dela e se mostram indiferentes.

Jesus inverte a pergunta do escriba e pergunta pelo sujeito e não pelo objeto do amor. Com a parábola Jesus não quer apresentar apenas um belo exemplo, mas abrir uma nova perspectiva. O amor concreto é solicitado, definido e na nossa resposta à pessoa necessitada, que pode ser até inimiga. O amor nos faz livres e criativos! O paradoxo é que o protótipo do amor salvífico é a pessoa mais desprezada, e o doutor da lei deve imitá-lo.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

solidariedade ajuda-nos a ver o «outro» — pessoa, povo ou nação — não como um instrumento qualquer, de quem se explora a capacidade de trabalho e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim, como um nosso «semelhante», um «auxílio», que se há de tornar participante, como nós, no banquete da vida, para o qual todos os homens são igualmente convidados por Deus. Daqui a importância de despertar a consciência religiosa dos homens e dos povos(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 39).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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