domingo, 24 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 824

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 824

Dia 25/07/2022 | Segunda-feira | Festa de São Tiago Maior

Evangelho segundo Mateus (20,20-28)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Reze, ouvindo e repetindo o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 20,20-28

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Este trecho do evangelho de Mateus é proposto hoje para iluminar a festa do Apóstolo São Tiago

·    A cena mostra que ideologia do poder seduzia também os discípulos/as, e, ao mesmo tempo, a diferença da proposta de Jesus

·    Tiago e João estavam entre os primeiros discípulos chamados por Jesus e esperavam alguma precedência ou privilégio

·    Na verdade, o pedido não é da mãe deles, mas deles mesmo, e expressa a secreta expectativa de todos os demais

·    A resposta/advertência de Jesus ao pedido não se dirige nem à mãe, nem aos dois, mas a todos os discípulos/as

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Retome a cena e as palavras, dando atenção a cada gesto, a cada personagem e a cada palavra

·    Em que medida o desejo de grandeza, destaque e privilégio contamina hoje as diversas lideranças da Igreja?

·    O que significa concretamente para você hoje ser o último da fila e o servidor dos outros?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Coloque-se diante de Jesus, que viveu para servir, e peça a ele essa graça e essa dignidade também para você

·    Reze pelos líderes da sua comunidade cristã, para que Deus conceda a eles/as a graça de viver a novidade do Evangelho

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Enumere as atitudes que, à luz do evangelho de hoje, as autoridades e líderes da Igreja precisam melhorar

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite cantando ou ouvindo “Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 20,20-28

Hoje a Igreja celebra a festa do Apóstolo São Tiago e, por isso, o texto proposto foge um pouco da sequência que estávamos seguindo. Parece que, propondo-nos este texto, a Igreja quer que façamos uma autocrítica sobre o modo como exercemos a autoridade e desenvolvemos nossos ministérios e serviços.

Um pouco antes desta cena, Jesus sublinhava que, na lógica do Reino de Deus, os últimos da escala social ocupam os lugares preferenciais, e que ele mesmo seria rejeitado, perseguido e condenado, colocado entre os últimos, como pedra descartada. Por isso, fica a impressão de que os discípulos não quiseram entender e ficaram calados, resistindo silenciosamente.

A ideologia do império romano, que idealizava a grandeza, a força, o poder e a violência, encantava e seduzia também aos discípulos/as de Jesus. O que aparece em Tiago e seu irmão não é exclusividade deles: de alguma forma, todos os discípulos e discípulas estavam mais preocupados com suas ambições que com a defesa dos vulneráveis e das vítimas. Eles desejavam honras e tronos, e logo!

A raiva mal disfarçada dos outros discípulos contra os dois que se anteciparam revela tanto inveja e ressentimento como concorrência. Parece uma espécie de reação e ressentimento por terem visto demolidos seus sonhos de poder e grandeza pela resposta de Jesus ao pedido da mãe dos dois é dirigida a todos.

A novidade do Reino de Deus provoca uma guinada na escala de valores. Jesus pede dos seus discípulos/as uma práxis radicalmente alternativa em relação ao judaísmo e à cultura do império romano. A condição do servo, proposto como modelo, se aproxima da condição social da criança, da vulnerabilidade, da impotência e da irrelevância. Nada a ver com grandeza, tudo a ver com a margem!

Jesus não poderia ser mais claro: “Entre vocês não deve haver dominação e tirania!” Na Igreja de Jesus não há lugar para senhores: as funções são diferentes, mas a dignidade é a mesma. Todos/as são iguais! E nisso, Jesus é, em primeira pessoa, modelo e caminho.

 (Itacir Brassiani msf)

 

O valor da formação litúrgica

Se o gnosticismo nos intoxica com o veneno do subjetivismo, a celebração litúrgica nos liberta da prisão de uma autorreferência alimentada pelo próprio raciocínio e pelo próprio sentimento. A ação da celebração não pertence ao indivíduo, mas à Igreja-Cristo, à totalidade dos fiéis unidos em Cristo. A liturgia não diz “eu”, mas “nós”, e qualquer limitação na amplitude desse “nós” é sempre demoníaca(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 19).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: