quarta-feira, 13 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 813

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 813

Dia 14/07/2022 | XV Semana do Tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (11,28-30)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 11,28-30

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    O alegre anúncio dos anjos aos pastores na noite do natal mostra-se verdadeiro e credível na vida e nas ações de Jesus

·    De fato, Jesus não vem ensinar novas leis ou reforçar as antigas, mas criar lações humanos que aliviam a carga e libertam as mãos

·    Sua proposta e seu caminho – o Reino de Deus – significam libertação para os pobres e excluídos, descanso, dignidade e fartura

·    Ele só é exigente com os ricos e poderosos, e com os/as discípulos/as, que são chamados/as à partilha e à solidariedade

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    O evangelho de hoje nos orienta para uma atitude madura e adequada em todas as etapas do nosso caminho: aprender de Jesus

·    Você seria capaz de dar nome e descrever o que é que mais está cansando e pesando na sua vida cristã e eclesial hoje?

·    Você consegue identificar os projetos e barreiras que pesam sobre as pessoas mais pobres e dificultam seu crescimento?

·    Como você, sua família e sua comunidade podem proceder para que as celebrações e a leitura orante não se tornem mais um peso?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze repetindo as palavras que meditamos hoje, e fale a ele dos seus cansaços, dos pesos lhe acabrunham

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que podemos fazer, sem demora, para que a própria caminhada do advento seja marcada pela leveza e pela compaixão?

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante o refrão: “Não dá pra fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 11,28-30

Num contexto de rejeição da sua pessoa e da sua mensagem, Jesus elevou seu louvor ao Pai pelos discípulos/as que, entendem e acolhem o caminho do Reino de Deus. E sublinha que é resultado do querer de Deus que a elite do judaísmo nada consiga entender e que os segredos da sabedoria da vida são acessíveis aos pobres. Eles foram libertados do cansaço pelo cumprimento de um monte de leis que não lavavam a nada.

A alegria e o consolo de Jesus é ver que, para encontrar alívio dos fardos que carregamos, muitos/as seguimos seus passos. Sua palavra e suas ações abrem-nos as portas da liberdade e da humanização, e todos/as precisamos aprender dele e com ele a promover, em palavras e ações, o Reino de Deus, que suscita e inaugura práticas, estruturas, relações, prioridades e perspectivas alternativas. E isso alivia nossos fardos.

O jugo ou caminho de Jesus não é canga que amarra e domina, mas leveza que nos torna mais humanos. E ele nos convida a aprender do seu coração a mansidão e a bondade, pois nele não há espaço para a indiferença, para a vingança e para a violência. O coração de Jesus, ou o Reino que ele encarna e antecipa, é suave, bom e amável, é misericórdia e compaixão que afirma, reabilita e liberta os oprimidos.

O que nos cansa ou abate hoje? Às vezes fingimos e não demonstramos, mas a competição predatória de querer chegar em primeiro lugar, de dominar tudo, de ter e consumir tudo o que nos convencem que necessitamos, de tomar medrosa distância dos empobrecidos e diferentes, de bajular os poderosos e vencedores de plantão, de multiplicar orações e ritos sem fim, tudo isso nos cansa e nos deixa vazios/as, exaustos/as e prostrados/as.

Nesse contexto, Jesus e seu Evangelho nos apontam outro caminho, mais realizador e mais humano. Ele tem suas exigências, mas seus custos não são pagos por uma vida. A felicidade não consiste em possuir tudo, mas em necessitar pouco! A humildade de Jesus é sua descida definitiva ao nível humano. A mansidão de Jesus é sua compaixão, que não cobra nem condena.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

Foi também graças às contribuições que alguns países do Terceiro Mundo, não obstante o peso de numerosos condicionamentos negativos, conseguiram alcançar uma certa autossuficiência alimentar, ou sobreviver dignamente e assegurar fontes de trabalho à população ativa. Assim, nem tudo é negativo no mundo contemporâneo. Alguns valores positivos que indicam uma nova preocupação moral, sobretudo pelo que diz respeito aos grandes problemas humanos, como são o desenvolvimento e a paz(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 26).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: