domingo, 10 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 810

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 810

Dia 11/07/2022 | XV Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Mateus (10,34-11,1)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 10,34-11,1

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Chegamos ao final da catequese missionária de Jesus aos seus discípulos/as missionários/as

·    No final da cena, Jesus parte à frente, para pregar e ensinar nas cidades de origem daqueles que ele chamou

·    Para os discípulos, ainda é tempo de aprender, pois, mesmo recebendo a instrução, eles não partiram para a missão

·    Jesus alerta fortemente para a necessidade de escolher entre o projeto do Reino de Deus e a lógica do egoísmo e da indiferença

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Sublinhe ou se detenha na frase ou afirmação de Jesus que lhe parece mais estranha, paradoxal ou surpreendente

·    Procure confrontar essa palavra com a vida e missão de Jesus, especialmente sua entrega na cruz

·    Que rupturas a lealdade a Jesus e ao Reino de Deus, professada solenemente no batismo, lhe pede hoje?

·    Repita os versículos que falam da acolhida aos discípulos/as, e deixe que estas palavras reverberem em sua mente e seu coração

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Fale ao Senhor das dificuldades e medos que lhe acompanham na caminhada cristã, e peça a ele a graça da confiança e da liberdade

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Quais são as “acomodações perigosas” que os cristãos de hoje estão fazendo entre o Evangelho e o egoísmo pessoal e social?

·    Onde e como os cristãos precisamos deixar mais clara a oposição entre o Evangelho e a visão social predominante?

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante o refrão: “Não dá pra fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 10,34-11,1

O final da catequese missionária de Jesus segundo o evangelho de Mateus é surpreendente e, para alguns, pode soar como estranho. Ele, cujo nascimento foi celebrado como paz na terra, que disse que são felizes os fazedores de paz, que pediu que seus enviados/as saudassem a todos desejando a paz, diz agora que não veio trazer a paz, mas a espada e a divisão, inclusive a divisão no interior da família. O que aconteceu com Jesus e o que isso significa?

De fato, o que provoca divisão não é uma vontade deliberada nossa ou de Jesus, mas a novidade do Reino de Deus. O que Jesus quer é que o Reino de Deus ganhe espaço e força, revolucionando as relações humanas, sociais, políticas e econômicas. E, diante disso, ninguém pode ficar indiferente. O projeto do Reino de Deus e a lógica predominante na sociedade, segundo a qual quem pode mais chora menos, se opõem radicalmente. O Reino de Deus é como uma espada que divide e pede uma lealdade sem meias palavras.

A lealdade a Jesus e aos valores do Reino de Deus estão inclusive acima dos valores da família, especialmente da família patriarcal, por mais que haja, também hoje, que deseje mantê-la. Amar mais a Jesus que aos familiares significa colocar ele e o Reino de Deus, a fraternidade sem fronteiras, acima de todos os outros valores e vínculos e lealdades. Neste sentido, Jesus é uma espada que divide!

É na adesão ao Reino de Deus que encontramos felicidade e vida abundante. A acomodação e as alianças com o “cada um para si” conduzem à frustração. Tomar a cruz e seguir Jesus significa aceitar a humilhação e a rejeição, mas não necessariamente o sofrimento. Implica em subverter a ordem, em permanecer leal a Jesus, vivendo e testemunhando a vida nova do Reino, até ao martírio.

Se isso tudo nos parece estranho e nos assusta, como assustou aos discípulos/as daquele tempo, Jesus nos consola: ele e o Pai estarão presentes nos seus discípulos/as, e quem recebe seus discúpulos/as, recebe a ele. Nenhum gesto de hospitalidade e solidariedade, por menor que seja, passará em branco. Eis o modo de ganhar a vida, de não perder o dom que recebemos.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

A divisão atual do mundo é um obstáculo direto à verdadeira transformação das condições de subdesenvolvimento nos países menos desenvolvidos. Mas os povos nem sempre se resignam com a sua sorte. As próprias necessidades de uma economia sufocada pelas despesas militares e pela burocracia e pela intrínseca ineficiência, parecem agora favorecer processos que poderiam tornar menos rígida a contraposição e mais fácil o estabelecimento de um diálogo profícuo e de uma verdadeira colaboração para a paz(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 22).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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