Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 827
Dia 28/07/2022 | XVII
Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo
Mateus (13,47-53)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “A Palavra é a semente que Jesus jogou no chão” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j4llzKoyWqs)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 13,47-53
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Estamos no final do
capítulo no qual Mateus nos apresenta as parábolas do Reino e a interpretação
de algumas delas
· Hoje ele nos oferece
uma interpretação que Jesus faz, a pedido dos discípulos/as, da parábola da
rede
· Jesus em ser bem
entendido, tanto pela multidão como pelos discípulos, pois eles tinham
dificuldades de mudar a mentalidade
· Como na explicação da
parábola do joio e do trigo, Jesus está preocupado com a mentalidade integrista
e purista daqueles que imaginam ser possível uma Igreja isenta de ambiguidades
· Por isso, a separação
entre o joio e o trigo, assim como dos peixes bons como dos inaproveitáveis, se
dá no fim do mundo, e quem a faz são os anjos, não as autoridades religiosas
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Como o sentido dado por
Jesus à parábola da rede ilumina nossas urgências e estimula nossa paciência
com quem se mostra lento ou resistente às mudanças?
· Que luzes a imagem da
rede que recolhe peixes bons e ruins traz para nossa convivência familiar,
comunitária e social?
· Como conjugar paciência
com urgência, evitando criminalizar ou excluir quem diverge ou se opõe a nós?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça a Jesus a graça de
ser paciente e coerente como ele foi com quem anda devagar ou toma caminhos
divergentes
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite cantando ou ouvindo “Dai-nos
hoje o nosso pão de cada dia” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 13,47-53
Jesus termina a sessão na qual fala do Reino de
Deus usando várias parábolas demonstrando sua preocupação em ser entendido pela
multidão e com a boa formação dos discípulos: “Compreendestes tudo isso?” “Tudo
isso” se refere às parábolas e ao dinamismo do Reino na história, mas também ao
seu ensino e à sua ação como um todo. Ele sabe que entra a escuta e a
compreensão há um longo caminho de conversão a ser percorrido.
Compreender significa aderir, e Jesus estava
consciente do risco de que seus ouvintes não consigam ou não queiram mudar sua
mentalidade e sua visão de Deus e do mundo. E os fatos posteriores mostrarão as
dificuldades dos discípulos/as em compreender e mudar. O caminho da conversão
de mentalidade é exigente!
Com a explicação da parábola da rede, Jesus volta à
questão da existência de práticas de vida contrastantes, tanto na sociedade em
geral como na comunidade dos discípulos e discípulas. Os peixes maus ou
inaproveitáveis são as pessoas, grupos e setores que resistem aos propósitos de
Deus manifestados por Jesus. Os bons são os/as discípulos/as que perseveram no
amadurecimento.
A tentação do fundamentalismo e da separação dos
discípulos/as que se julgam bons e puros dos outros é permanente, assim como o
risco de ficar nas velhas tradições herdadas, nas “antigas lições de viver pela
pátria e viver sem razões”. É preciso entender claramente a dinâmica do Reino
de Deus na história, que comporta tensões, ambivalências, imperfeições,
crescimento. Mas, no final, o mal e os malvados não terão a última palavra.
Tonar-se discípulo/a de Jesus supõe compromisso
real e consequente com ele e disposição para aprender sempre, de mudar e
alargar visão e padrões de avaliação. Ele é o modelo do especialista na
Palavra, que sabe tirar coisas velhas e novas desse tesouro, mais coisas novas
que coisas velhas. Os valores valem, mas precisam manter a capacidade de
iluminar os novos problemas e desafios. O que é velho, bom, permanente e não muda
é a misericórdia e a compaixão de Deus. Nisso ele não muda!
(Itacir Brassiani msf)
O valor da formação litúrgica
“A
contínua redescoberta da beleza da Liturgia não é a busca de uma estética
ritual que se contenta com uma cuidadosa observância exterior de um rito ou se
satisfaz com uma escrupulosa observância das rubricas.
Obviamente, não quero de modo algum aprovar a atitude oposta, que confunde
simplicidade com banalidade descuidada, ou o essencial com superficialidade
ignorante, ou a concretude da ação ritual com um funcionalismo prático
exasperante” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 22).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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