quarta-feira, 27 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 827

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 827

Dia 28/07/2022 | XVII Semana do Tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (13,47-53)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A Palavra é a semente que Jesus jogou no chão” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j4llzKoyWqs)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 13,47-53

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Estamos no final do capítulo no qual Mateus nos apresenta as parábolas do Reino e a interpretação de algumas delas

·    Hoje ele nos oferece uma interpretação que Jesus faz, a pedido dos discípulos/as, da parábola da rede

·    Jesus em ser bem entendido, tanto pela multidão como pelos discípulos, pois eles tinham dificuldades de mudar a mentalidade

·    Como na explicação da parábola do joio e do trigo, Jesus está preocupado com a mentalidade integrista e purista daqueles que imaginam ser possível uma Igreja isenta de ambiguidades

·    Por isso, a separação entre o joio e o trigo, assim como dos peixes bons como dos inaproveitáveis, se dá no fim do mundo, e quem a faz são os anjos, não as autoridades religiosas

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Como o sentido dado por Jesus à parábola da rede ilumina nossas urgências e estimula nossa paciência com quem se mostra lento ou resistente às mudanças?

·    Que luzes a imagem da rede que recolhe peixes bons e ruins traz para nossa convivência familiar, comunitária e social?

·    Como conjugar paciência com urgência, evitando criminalizar ou excluir quem diverge ou se opõe a nós?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça a Jesus a graça de ser paciente e coerente como ele foi com quem anda devagar ou toma caminhos divergentes

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite cantando ou ouvindo “Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 13,47-53

Jesus termina a sessão na qual fala do Reino de Deus usando várias parábolas demonstrando sua preocupação em ser entendido pela multidão e com a boa formação dos discípulos: “Compreendestes tudo isso?” “Tudo isso” se refere às parábolas e ao dinamismo do Reino na história, mas também ao seu ensino e à sua ação como um todo. Ele sabe que entra a escuta e a compreensão há um longo caminho de conversão a ser percorrido.

Compreender significa aderir, e Jesus estava consciente do risco de que seus ouvintes não consigam ou não queiram mudar sua mentalidade e sua visão de Deus e do mundo. E os fatos posteriores mostrarão as dificuldades dos discípulos/as em compreender e mudar. O caminho da conversão de mentalidade é exigente!

Com a explicação da parábola da rede, Jesus volta à questão da existência de práticas de vida contrastantes, tanto na sociedade em geral como na comunidade dos discípulos e discípulas. Os peixes maus ou inaproveitáveis são as pessoas, grupos e setores que resistem aos propósitos de Deus manifestados por Jesus. Os bons são os/as discípulos/as que perseveram no amadurecimento.

A tentação do fundamentalismo e da separação dos discípulos/as que se julgam bons e puros dos outros é permanente, assim como o risco de ficar nas velhas tradições herdadas, nas “antigas lições de viver pela pátria e viver sem razões”. É preciso entender claramente a dinâmica do Reino de Deus na história, que comporta tensões, ambivalências, imperfeições, crescimento. Mas, no final, o mal e os malvados não terão a última palavra.

Tonar-se discípulo/a de Jesus supõe compromisso real e consequente com ele e disposição para aprender sempre, de mudar e alargar visão e padrões de avaliação. Ele é o modelo do especialista na Palavra, que sabe tirar coisas velhas e novas desse tesouro, mais coisas novas que coisas velhas. Os valores valem, mas precisam manter a capacidade de iluminar os novos problemas e desafios. O que é velho, bom, permanente e não muda é a misericórdia e a compaixão de Deus. Nisso ele não muda!

(Itacir Brassiani msf)

 

O valor da formação litúrgica

A contínua redescoberta da beleza da Liturgia não é a busca de uma estética ritual que se contenta com uma cuidadosa observância exterior de um rito ou se satisfaz com uma escrupulosa observância das rubricas. Obviamente, não quero de modo algum aprovar a atitude oposta, que confunde simplicidade com banalidade descuidada, ou o essencial com superficialidade ignorante, ou a concretude da ação ritual com um funcionalismo prático exasperante(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 22).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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