Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 819
Dia 20/07/2022 | XVI
Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo
Mateus (13,1-9)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 13,1-9
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Para Jesus, o Reino de
Deus é o horizonte que dá sentido à sua vida e alimenta sua pregação e sua ação
solidária
· Jesus demonstra o Reino
de Deus naquilo que faz em favor das pessoas, e fala do seu mistério e
dinamismo através das parábolas
· Há tempos em que as
comunidades têm a impressão de que o trabalho pela fraternidade universal é uma
guerra perdida
· A evangelização precisa
ser generosa e perseverante, como aprendemos com as pessoas que cultivam a
terra
· Mesmo que boa parte das
sementes não cheguem a se desenvolver ou a produzir como era esperado, não
podemos deixar de semear
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Procure inserir-se na
cena relatada pelo evangelista e entender a experiência que está por trás da
parábola do semeador
· Que tipo de semeador/a
está sendo você? O que é mesmo que você anda semeando nas suas conversas e
atividades pastorais?
· Que tipo de terrenos
temos sido? A Palavra do Evangelho está germinando, lançando raízes e se
desenvolvendo em nós?
· A meditação diária do
Evangelho está produzindo frutos, ou há “espinhos” e preocupações que o
sufocam?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze e interceda pelas
pessoas que se dedicam a “semear” o Evangelho, e por aquelas que o recebem como
sementes de vida
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como usar melhor os
espaços meios de comunicação da Igreja para espalhar a boa semente do
Evangelho, e não qualquer moral?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite assistindo um clip tailandês sobre a
compaixão (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mByZJkSQBbU)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 13,1-9
A construção de
um mundo justo e fraterno é como a tarefa do semeador. A força do Evangelho não
lhe vem do poder de impor, da constrição da lei, do poder do dinheiro ou do
exército. A força da Palavra do Reino vem de Deus, do testemunho de solidariedade
e da perseverança daqueles/as que a proclamam. E como esse testemunho nem
sempre encontra bons terrenos, muita gente engajada se pergunta: não é ingrato
e inócuo esse trabalho?
Diante de uma
tarefa tão complexa como urgente como é a construção de um mundo no qual todas
as pessoas tenham seu lugar, é frequente a sensação de que a empreitada é muito
grande e de que os trabalhadores são poucos. É dura a percepção de que as
inúmeras iniciativas para pôr em movimento uma nova humanidade são gestações
abortadas, gemidos inócuos, esforços perdidos, sementes que caem à beira da
estrada. A falha parece não estar nos semeadores/as, e a qualidade da semente
parece boa.
A construção do
reinado de Deus é uma luta sem tréguas contra outros reinados. A semeadura é sempre
um risco, mas ouvimos de Jesus Cristo que o mundo não é naturalmente mau, pois
o mal entrou no mundo depois de ele ter sido criado. É possível aperfeiçoar e
transformar a sociedade na perspectiva do Reino de Deus.
Apesar das
sementes que se perdem, continuamos a semeadura, certos de que colheita haverá.
É verdade que 3/4 da semente se perde ou não chega e produzir frutos, mas uma
quarta parte produz sozinha o que se esperava de toda a semente! O bom semeador
sabe contar com isso, quem se apaixona pelo Reino acredita nisso.
E tem mais:
precisamos contar com o ciclo próprio de algumas sementes que, plantadas hoje,
só vão germinar no tempo propício. Há sementes que permanecem anos escondidas
no ventre da terra, e quando o ambiente se apresenta favorável, rompem a casca
e as plantas emergem com força e vitalidade. Feliz quem compreende este
mistério e nunca deixa de apostar na força da semente plantada na terra, na
vida da gente! Feliz quem não se rende às oposições e perseguições!
(Itacir Brassiani msf)
O valor da
formação litúrgica
“Antes de nossa resposta ao convite (de Jesus)
há o desejo dele por nós. Podemos até não estar cientes disso, mas toda vez que
vamos à Missa, a primeira razão é que somos atraídos por seu desejo por nós. De
nossa parte, a resposta possível — que é também a ascese mais exigente — é,
como sempre, entregar-se a esse amor, deixar-se atrair por ele. O conteúdo do
pão partido é a cruz de Jesus, seu sacrifício de obediência por amor ao Pai” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 7-8).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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