terça-feira, 19 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 819

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 819

Dia 20/07/2022 | XVI Semana do Tempo Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Mateus (13,1-9)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 13,1-9

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Para Jesus, o Reino de Deus é o horizonte que dá sentido à sua vida e alimenta sua pregação e sua ação solidária

·    Jesus demonstra o Reino de Deus naquilo que faz em favor das pessoas, e fala do seu mistério e dinamismo através das parábolas

·    Há tempos em que as comunidades têm a impressão de que o trabalho pela fraternidade universal é uma guerra perdida

·    A evangelização precisa ser generosa e perseverante, como aprendemos com as pessoas que cultivam a terra

·    Mesmo que boa parte das sementes não cheguem a se desenvolver ou a produzir como era esperado, não podemos deixar de semear

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Procure inserir-se na cena relatada pelo evangelista e entender a experiência que está por trás da parábola do semeador

·    Que tipo de semeador/a está sendo você? O que é mesmo que você anda semeando nas suas conversas e atividades pastorais?

·    Que tipo de terrenos temos sido? A Palavra do Evangelho está germinando, lançando raízes e se desenvolvendo em nós?

·    A meditação diária do Evangelho está produzindo frutos, ou há “espinhos” e preocupações que o sufocam?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze e interceda pelas pessoas que se dedicam a “semear” o Evangelho, e por aquelas que o recebem como sementes de vida

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como usar melhor os espaços meios de comunicação da Igreja para espalhar a boa semente do Evangelho, e não qualquer moral?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite assistindo um clip tailandês sobre a compaixão (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mByZJkSQBbU)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 13,1-9

A construção de um mundo justo e fraterno é como a tarefa do semeador. A força do Evangelho não lhe vem do poder de impor, da constrição da lei, do poder do dinheiro ou do exército. A força da Palavra do Reino vem de Deus, do testemunho de solidariedade e da perseverança daqueles/as que a proclamam. E como esse testemunho nem sempre encontra bons terrenos, muita gente engajada se pergunta: não é ingrato e inócuo esse trabalho?

Diante de uma tarefa tão complexa como urgente como é a construção de um mundo no qual todas as pessoas tenham seu lugar, é frequente a sensação de que a empreitada é muito grande e de que os trabalhadores são poucos. É dura a percepção de que as inúmeras iniciativas para pôr em movimento uma nova humanidade são gestações abortadas, gemidos inócuos, esforços perdidos, sementes que caem à beira da estrada. A falha parece não estar nos semeadores/as, e a qualidade da semente parece boa.

A construção do reinado de Deus é uma luta sem tréguas contra outros reinados. A semeadura é sempre um risco, mas ouvimos de Jesus Cristo que o mundo não é naturalmente mau, pois o mal entrou no mundo depois de ele ter sido criado. É possível aperfeiçoar e transformar a sociedade na perspectiva do Reino de Deus.

Apesar das sementes que se perdem, continuamos a semeadura, certos de que colheita haverá. É verdade que 3/4 da semente se perde ou não chega e produzir frutos, mas uma quarta parte produz sozinha o que se esperava de toda a semente! O bom semeador sabe contar com isso, quem se apaixona pelo Reino acredita nisso.

E tem mais: precisamos contar com o ciclo próprio de algumas sementes que, plantadas hoje, só vão germinar no tempo propício. Há sementes que permanecem anos escondidas no ventre da terra, e quando o ambiente se apresenta favorável, rompem a casca e as plantas emergem com força e vitalidade. Feliz quem compreende este mistério e nunca deixa de apostar na força da semente plantada na terra, na vida da gente! Feliz quem não se rende às oposições e perseguições!

 (Itacir Brassiani msf)

 

O valor da formação litúrgica

Antes de nossa resposta ao convite (de Jesus) há o desejo dele por nós. Podemos até não estar cientes disso, mas toda vez que vamos à Missa, a primeira razão é que somos atraídos por seu desejo por nós. De nossa parte, a resposta possível — que é também a ascese mais exigente — é, como sempre, entregar-se a esse amor, deixar-se atrair por ele. O conteúdo do pão partido é a cruz de Jesus, seu sacrifício de obediência por amor ao Pai(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 7-8).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)


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