quarta-feira, 20 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 820

 Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 820

Dia 21/07/2022 | XVI Semana do Tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (13,10-17)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 13,10-17

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Os discípulos se aproximam respeitosamente de Jesus e o questionam porque fala a eles claramente mas fala ao povo através de parábolas, cujo sentido não é imediatamente claro

·    Jesus responde afirmando que, com o recurso das parábolas, deseja quebrar a resistência e a oposição das elites à novidade inaugurada pelo Reino de Deus, “pegando eles no contrapé”

·    Jesus aponta para a insensibilidade e a má vontade, a fixação nos próprios interesses e medos que predomina em alguns círculos

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Procure inserir-se na cena relatada pelo evangelista e interagir com os discípulos e com Jesus

·    Deixe ressoar em sua mente e em seu coração o elogio de Jesus aos discípulo/as: “Felizes são os olhos de vocês, porque veem, e os ouvidos, porque ouvem”; “Eu lhes garanto: muitos justos e profetas desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não ouviram!”

·    Não corremos também nós, como fiéis e como Igreja, o risco de olhar sem ver, de ouvir sem escutar, ou seja: de adaptar o Evangelho de Jesus aos nossos interesses e medos?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça e acolha, por você, sua família e sua comunidade, a graça de manter-se discípulo/a de Jesus, ouvindo, compreendendo, vivendo e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como levar a sério a declaração de Jesus de que aqueles que não aceitam as consequências do Evangelho e se dizem cristãos perderão até o pouco que possuem?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite assistindo um clip tailandês sobre a compaixão (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mByZJkSQBbU)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 13,10-17

Uma leitura atenta dos capítulos 4 a 12 do evangelho de Mateus deixa bastante claro que o anúncio do Reino de Deus e as ações que Jesus faz para demonstrá-lo presente no meio do povo encontra muita incredulidade, rejeição e hostilidade. Daí a insistência de Jesus na escuta, na compreensão, na conversão e na prática que correspondem ao Evangelho.

Ao povo em geral, incluindo as elites dirigentes do judaísmo, Jesus prefere anunciar o mistério do Reino de Deus através de parábolas. É um recurso de comunicação sapiencial e popular, que fala do Reino de Deus a partir de imagens e comparações tiradas da experiência comum e cotidiana, e exige o engajamento do ouvinte na interpretação. Aos discípulos, mais sintonizados com ele e inseridos no processo de formação, Jesus fala mais objetiva e incisiva.

A parábola do semeador ilustra as diversas reações frente ao anúncio do Reino de Deus. Jesus é muito realista, e parte da constatação de que 3/4 (ou 75%) dos seus interlocutores não compreendem adequadamente e não aderem à novidade do reino de Deus. Ver e ouvir significa discernir, compreender e aderir. E isso implica em converter-se, mudar o modo de pensar e de agir. A responsabilidade recai sempre sobre a decisão do ouvinte.

Jesus não analisa as causas que concorrem para isso, mas acena para várias delas. Em geral, elas convergem na insensibilidade e a má vontade para assumir um processo de mudança que pode ser exigente. Por isso, muitos grupos e pessoas, especialmente as elites religiosas, olham sem ver (os sinais de Jesus e a opressão que recai sobre o povo) e ouvem (a pregação de Jesus) sem realmente escutar.

Entretanto, Jesus não fica refém das lamentações e acusações. Ele se alegra com a adesão dos pequenos e humildes que se fazem seus discípulos/as. Não são muitos, mas são semente, sal e luz. Tornando-se discípulos e entrando na escola itinerante de Jesus, eles são a confirmação da vontade de Deus, e se juntam à grande caravana dos profetas e justos do Antigo Testamento. Por isso, podem e devem participar da alegria de Jesus!

 (Itacir Brassiani msf)

 

O valor da formação litúrgica

Se a ressurreição fosse um conceito, uma ideia, um pensamento; e se não nos fosse dada também a possibilidade de um verdadeiro encontro com Ele, isso seria declarar que a novidade do Verbo feito carne se esgotou. Pelo contrário, a Encarnação, além de ser o único acontecimento sempre novo que a história conhece, é também o próprio método que a Santíssima Trindade escolheu para nos abrir o caminho da comunhão. A fé cristã ou é um encontro com Ele vivo, ou não existe. A Liturgia nos garante a possibilidade de tal encontro(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 10-11).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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