sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O Evangelho de cada dia (69)

Ano A | 17ª Semana Comum | Sábado | Mateus 14,1-12

(05/08/2023)

A notícia detalhada sobre a trama que levou o profeta João Batista à morte não é uma espécie de parênteses sem relevância na apresentação da missão de Jesus, embora possa parecer isso. O episódio é uma antecipação daquela que seria a sorte de Jesus e um alerta aos discípulos/as: eles/as precisam ser lúcidos e corajosos, não fechar os olhos frente à prepotência e não ter medo.

Herodes é um judeu que exerce um poder limitado, concedido pelo imperador de Roma e a serviço dele. É um príncipe pequeno e insignificante, que entra em colisão com o Reino de Deus anunciado por Jesus e age com prepotência contra seu irmão, se apossando de sua esposa. É contra essa prepotência, e contra outros desmandos e injustiças que reinavam na sociedade e no judaísmo, que João Batista se levanta corajosamente.

Mateus deixa claro que Herodes desejava eliminar o incômodo profeta João Batista. Ele temia que a pregação de João acabasse provocando uma revolta popular, e, dada a popularidade dele, tinha que esperar a ocasião perfeita, para não perder completamente o apoio do povo. E a ocasião se lhe oferece numa festa que reúne a elite masculina e chama mulheres como parte da diversão e das orgias. Dançar no meio dos homens significava insinuar-se o oferecer serviços sexuais.

E João Batista, que não come nem bebe, acaba tendo o seu destino definido numa festa com comida, bebida e dança. Atendendo ao pedido de sua mulher, Herodes valoriza mais os códigos de honra e de família que os mandamentos da religião que professa, e que proíbem matar. Ele é o responsável pela morte de João, pois há tempos desejava mata-lo, e sua mulher não tinha poder para tanto. Herodes se aproveita da situação, inclusive do pedido dela, para eliminar um crítico incômodo e assegurar a benevolência do império.

Jesus é informado do desfecho da vida do profeta e amigo, mas isso não o intimida, nem diminui sua fidelidade no anúncio e na construção do Reino de Deus. Antes, ele colhe essa ocasião para perceber e sublinhar a urgência e a relevância da sua missão. Por mais belas e estimulantes que sejam as parábolas do Reino de Deus, a sua realização encontra violenta resistência.

 

Meditação:

·    Leia atentamente esse relato, e perceba o papel de cada personagem na execução de João Batista

·    O profeta do Jordão não recuou diante das ameaças e riscos, e manteve sua pregação e suas denúncias

·    Recorde o nome de profetas e profetizas que marcaram a vida dos cristãos nos últimos tempos

·    Deixe-se estimular e motivar pelo testemunho de João Batista e dos profetas e profetizas que você recordou

Nenhum comentário: