quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (88)

Ano A | Festa do Apóstolo São Bartolomeu | João 1,45-51

(24/08/2023)

A tradição cristã sempre viu em Natanael a figura de Bartolomeu, cuja festa celebramos hoje, e que é um dos discípulos e apóstolos de Jesus. A cena conta o final de uma corrente de encontros e testemunhos que reúne em torno de Jesus o primeiro grupo de discípulos. A notícia da novidade de Jesus corre como um fio de pólvora e incendeia a imaginação utópica dos mais pobres.

É assim que Filipe procura Natanael para lhe comunicar sua marcante experiência no encontro com Jesus. Ele fala em nome da pequena comunidade, e suas palavras revelam que ainda não conhecem Jesus em profundidade. Mas são movidos pelo desejo de entrar na vida de Jesus e desvendar o mistério de sua pessoa.

Filipe apresenta Jesus como “o filho de José, de Nazaré”, em quem reconhece “Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e também os profetas”. Nazaré é uma região periférica, habitada por um povo mestiço, tanto do ponto de vista étnico como religioso. Por isso, como judeu, Natanael não consegue conectar o Messias com essa região.

Filipe convida Natanael a fazer a experiência de conviver com Jesus, e ele se aproxima. Mas Jesus o havia visto e fixado seu olhar nele bem antes, e elogiou sua autenticidade, inclusive na atitude preconceituosa que compartilha como judeu. Natanael representa o resto fiel do povo de Israel, que só consegue ver em Jesus um mestre ao estilo dos fariseus e um messias nos moldes de rei.

Aqui temos a primeira declaração solene de Jesus sobre si mesmo: ele é o humano (“Filho do Homem”) que possibilita a comunicação plena e permanente de Deus com a humanidade. Ele se apresenta como presença de Deus no Ser humano, enquanto que Natanael ainda separa Homem e Deus. Deus não se manifesta na realeza de Davi, mas na plenitude humana.

Com Natanael e os demais discípulos, somos convidados/as a fazer a experiência do olhar de Jesus fixado amorosamente em nós e de caminhar com ele, aprendendo e participando da sua vida. Como ele, nunca mais esqueceremos o momento do encontro!

 

Meditação:

·      Participe afetivamente da cena: do comunicado de Filipe, da reação de Natanael, do encontro com Jesus

·      Acolha uma a uma as palavras e comparações de Jesus, e penetre no sentido profundo e espiritual que elas têm

·      Aceite o olhar fixo e amoroso de Jesus, convidando a fazer a passagem dos lugares comuns a uma experiência transformadora

·      Se possível, leia o texto de Gn 28,10-17, que está relacionado com as palavras de Jesus no final do texto

Nenhum comentário: