quarta-feira, 16 de agosto de 2023

O Evangelho na vida de todo dia (81)

Ano A | 19ª Semana Comum | Quinta-feira | Mateus 18,21-19,1

(17/08/2023)

Nos capítulos 16 a 18 do seu evangelho, Mateus nos apresenta as orientações fundamentais de Jesus para que a comunidade de discípulos/as assuma um estilo de vida alternativo, inovador, profético e crítico em relação aos estilos então predominantes. Nos textos de ontem e de hoje Jesus aborda a questão do enfrentamento das tensões, divisões e ofensas nas relações comunitárias.

Para ser fiel a Jesus, a comunidade cristã deve praticar o perdão como uma ação contínua e reiterada. O pedido de desculpas e o perdão não têm limites de tempo e de grupo. Sem isso, a vida em comunidade é inviável, e a liderança e a autoridade podem decair em opressão. O perdão concedido aos irmãos e irmãs é expressão viva do perdão recebido do Pai e decorrente dele, e um sinal preclaro da adesão pessoal e comunitária ao Reino de Deus.

Jesus ilustra isso com uma parábola, focalizada em quem deve perdoar, e não no pecador ou ofensor. Jesus não costuma apresentar os reis como imagem de Deus, e sim os pais. O personagem que merece nossa atenção não é o rei, mas o seu empregado. Mas a parábola de hoje sublinha que, como o rei dessa história, Deus exige que seus filhos e filhas perdoem, porque foram antes perdoados. Diferentemente do perdão do rei, o perdão de Deus não é condicionado e revogável, mas definitivo e incondicional.

Os 10 mil talentos devidos ao rei por um dos seus servos correspondem a um ano dos tributos cobrados de Israel pelo imperador romano, enquanto que a dívida do empregado inferior corresponde a apenas 100 dias de trabalho! A diferença e descomunal. Isso ressalta a imensa diferença entre as dívidas, entre o perdão que recebemos de Deus por Jesus e o perdão que devemos dar aos irmãos e irmãs que incorreram em débitos conosco.

Note-se que o rei não aceita dar mais prazo ao devedor, como ele mesmo pedira, mas perdoa a dívida. Nisso, ele simboliza a compaixão ilimitada de Deus. Mas o outro empregado não dá um prazo maior nem perdoa, e se mostra mais cruel que o próprio rei. Para Jesus, gentileza gera gentileza, perdão gera capacidade de perdoar. Para o cristão, o perdão é norma e obrigação, não uma opção! Trata-se de perdoar ou perdoar.

 

Meditação:

§  Todos já vivemos a experiência de ofender uma pessoa próxima e querida, ou de ser ofendido/a por outros/as

§  Mesmo que o perdão que recebemos dessas pessoas possa não ter sido pleno e total, Deus não nos tratou assim

§  Recorde suas experiências de ser perdoado/a pelas pessoas, e, principalmente, por Deus

§  Você já se percebeu tentado/a a colocar condições e limites ao perdão que os outros lhe pedem?

Nenhum comentário: