Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 631
Dia 13/01/2022 | Primeira Semana Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo Marcos (1,40-45)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos 1,40-45
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Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus não descansa nem de noite, e seu
ministério de compaixão o leva ao encontro das pessoas necessitadas em todos os
lugares
·
Hoje Jesus é encontrado por um leproso anônimo,
que o interpela dizendo que sua purificação depende dele
·
O evangelista diz que Jesus olha para o
leproso com compaixão (outras traduções dizem que ele olhou com ira) por causa
das leis que condenam
·
Rompendo com o código de pureza, Jesus toca no
homem leproso e, purificando-o, reinsere ele na sociedade e o faz cidadão
·
O homem purificado se torna um apóstolo, e
Jesus, por causa do que fez, deve tomar precauções para não sofrer represálias
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Releia o texto, acompanhando a cena com o
pensamento e com os sentidos, participando dela e interagindo com os
personagens
·
Estimulado pela atitude e pelo gesto de Jesus,
identifique as pessoas e grupos que sofrem a discriminação e até a exclusão
·
Como a cena não é localizada e o leproso não
tem nome, você é convidado/a a colocar-se no lugar dele, acolhendo o dom de
Jesus
·
Sinta-se purificado/a e também enviado/a para
desmascarar os sistemas que discriminam e excluem as pessoas mais vulneráveis
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é Palavra
de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Louve e agradeça a Deus pelas pessoas,
movimentos e organizações que ajudam a derrubar os muros que separam e excluem
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Como os cristãos podemos atuar para fazer da
nossa fé uma força capaz de derrubar os muros que separam e excluem pessoas?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada
pela fé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite a canção “Por
causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Marcos 1,40-45
O trecho do Evangelho que meditamos ontem terminava
dizendo que Jesus andava por toda a Galileia, ensinando, curando e expulsando
demônios. Mas a cena de hoje – a purificação de um leproso – não situam o
acontecimento: o leproso não tem nome, e Marcos não diz o lugar onde o encontro
com Jesus aconteceu.
Já sabemos o que a lepra significava no oriente no
tempo de Jesus: era uma espécie de morte social, pois a pessoa acometida desse
mal vivia excluída de toda convivência familiar e social, era como um cadáver
insepulto. Mas com Jesus a humanidade inicia uma etapa realmente nova. É como
se Jesus lançasse uma ofensiva não-violenta contra o multifacetado sistema de
opressão, introduzindo uma prática social alternativa, baseada na inclusão dos
não cidadãos.
Desobedecendo a lei que o obrigava a tomar
distância de qualquer pessoa, o leproso se aproxima de Jesus e diz que está nas
mãos dele a possibilidade de purifica-lo. Ele não pede cura (da doença) mas
purificação (da impureza). Jesus também descumpre a lei e, afirmando que quer ver
o homem reinserido na convivência social, e toca nele, derrubando assim o poder
da lei. A ira de Jesus expressa sua revolta contra o sistema de pureza, que
discrimina e condena.
Advertindo com severidade o homem purificado para
que não fizesse alarde, Jesus também confia a ele uma missão importante:
apresentar-se aos sacerdotes no templo, testemunhando tanto a nova vida a
reinserção social que recebeu de graça como a dureza implacável e a radical
incapacidade do templo e seus acólitos para enfrentar o sistema de exclusão.
Além de tratar os leprosos como não-gente, o templo cobra deles uma taxa quando
ficam curados.
A
cena que estamos meditando termina com o homem que fora leproso e vivera
excluído atuando como o primeiro apóstolo (“o homem foi embora e começou a
pregar muito e espalhar a boa notícia”) e Jesus como um fugitivo perseguido
(“Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade”). Com este ataque
verbal e simbólico ao sistema de pureza, Jesus atrai sobre si mesmo a impureza
que era atribuída aos doentes e ao povo pobre em geral.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do
Papa Francisco
“As coerções econômicas
excluem o acesso das famílias à educação, à vida cultural e à vida social
ativa. O atual sistema econômico produz várias formas de exclusão social. As
famílias sofrem de modo particular com os problemas relativos ao trabalho. As
possibilidades para os jovens são poucas e a oferta de trabalho é muito seletiva
e precária. As jornadas de trabalho são longas e, muitas vezes, agravadas pelo
tempo gasto no deslocamento. Isto não ajuda os esposos a encontrar-se entre si
e com os filhos para alimentar diariamente as suas relações”. (Amoris Laetitia, nº 54)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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