Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 637
Dia 19/01/2022 | Segunda Semana Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo Marcos (3,1-6)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo a canção “Com alegria aclamemos...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=aO_4EGnpJ3svUE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos
3,1-6
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus é o Humano pleno, o Filho do Homem,
Senhor do sábado e Senhor da casa comum, que existe para o bem de todos
·
Isso fica mais que evidente nesta espécie de
“teatro político” que é a narração da cura do homem com mão atrofiada num
sábado
·
Jesus poderia ter curado o homem num dia
qualquer e num lugar mais discreto, mas faz questão de ressaltar a hipocrisia
dos fariseus
·
Jesus afirma a exceção da lei para fazer o
bem, enquanto que os seus delatores violam a lei para fazer o mal e ameaçar
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Contemple a cena e as palavras: os
personagens; a vigilância acusadora dos fariseus; a pergunta e os gestos de
Jesus
·
Você acha que podemos assumir este ensino e
esta ação de Jesus como regra para nossa vida religiosa e social?
·
Você já se deu conta alguma vez de estar
usando a palavra de Deus e a fé para se omitir e se desculpar de fazer algo
pelos outros?
·
O que nos amarra e nos impede de assumir a
atitude livre, corajosa e libertadora de Jesus para fazer o bem a quem mais
precisa?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Estenda sua mão a Deus, e peça que ele a abra,
cure e abençoe, capacitando-a a ser gratuita e incansável no serviço aos outros
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O que podemos fazer ou mudar em nossa família
ou comunidade para que os costumes e leis não nos impeçam de agir
solidariamente?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada
pela fé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite a canção “Pão
em todas as mesas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
Pistas sobre Marcos 3,1-6
No final do
trecho do evangelho de ontem, Jesus se declara Senhor do sábado e Senhor da
casa comum. Nenhuma lei, costume ou instituição pode ser colocada acima ou
contra ele e o Reino de Deus, ao qual ele serve. Para Jesus, o que conta é a
Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e haveres.
O trecho do
evangelho de marcos que estamos meditando hoje é uma espécie de teatro
político: é uma provocação de Jesus aos defensores da lei e da ordem, e uma
demonstração de que ele é um transgressor da lei. É isso que representa a cura
do homem de mão seca, na sinagoga dos judeus, em pleno sábado. É um
questionamento radical de todo o edifício ideológico da lei judaica.
Marcos diz que,
na sinagoga, “havia algumas pessoas espiando”, buscando motivos para acusar
Jesus. No final (v. 6), essas pessoas são identificadas como fariseus. Jesus
poderia ter evitado o confronto curando o homem num dia comum e num lugar
discreto. Mas ele quer sublinhar a novidade do Reino de Deus e a caducidade do
sistema legal defendido pelos fariseus.
Chamando o homem
doente e pedindo que venha para o centro da assembleia, Jesus provoca: no
sábado, a lei permite fazer o bem e salvar uma vida, ou fazer o mal e condenar?
Os fariseus se calam, não porque não sabem a resposta, mas para fugir da
autoincriminação. Jesus fica triste e irado por causa da dureza e maldade
deles, triste porque percebeu que havia selado seu destino.
Estabelecida a
diferença de perspectivas entre Jesus e os defensores do templo, o homem
estende a mão e, sem qualquer intervenção de Jesus, fica curado. E os fariseus,
que acusam Jesus por ter feito o bem a uma pessoa necessitada em dia de sábado,
decidem, no sábado, fazer um mal maior: condenar Jesus à morte.
Jesus pede que
estendamos a mão a ele e sejamos curados, para que nossa mão se estenda para
servir quem precisa, para lutar com eles. Mas espera também que tenhamos a
corajosa liberdade de enfrentar e desmascarar os sistemas que oprimem os
pobres.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do
Papa Francisco
“Muitas vezes somos incoerentes com as
nossas próprias convicções, mesmo quando são sólidas. Há ocasiões em que, por
mais que a consciência nos dite determinado juízo moral, têm mais poder outras
coisas que nos atraem. Isto acontece, se não conseguirmos que o bem individuado
pela mente se radique em nós como uma profunda inclinação afetiva. Uma formação
ética válida implica mostrar à pessoa como é conveniente, para ela mesma, agir
bem. Muitas vezes, hoje, é ineficaz pedir algo que exija esforço e renúncias,
sem mostrar claramente o bem que se poderia alcançar com isso”. (Amoris
Laetitia, nº 265)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno
fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e
abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário