domingo, 30 de janeiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 649

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 649

Dia 31/01/2022 | Quarta Semana Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Marcos (5,1-20)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Envia tua Palavra...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4o)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Marcos 5,1-20

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Depois de acalmar a agitação dos discípulos na travessia, Jesus chega com eles na região pagã e realiza ali um sinal do Reino

·        O homem dito possuído pelo demônio é o retrato dramático da degradação humana, despojado até da palavra própria

·        Inquirido por Jesus, o próprio “demônio” diz quem é: seu nome é “legião” (destacamento de soldados romanos)

·        É a presença opressora e aterrorizadora do exército romano que escraviza e destrói as pessoas, e Jesus as liberta disso

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Releia o texto com atenção, percebendo a degradação do homem possuído, a diálogo com Jesus, à mudança que a ação de Jesus provoca nele, à reação das pessoas da região

·        Hoje volta a tentação de atribuir ao demônio a causa do sofrimento das pessoas, enquanto que Jesus nos ensina que não é assim

·        Quanto maior é a precariedade da situação e as tensões vividas por um povo, tanto maior é a incidência de doenças e transtornos

·        Senhor, faze calar o tumulto interior que provocam em mim o medo, a competição e o egoísmo, e liberta-me para amar e servir, sem medida!

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        O que deveríamos fazer para evitar que pregações desequilibradas atribuam os males ao diabo e encubram a realidade social desse mal?

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Como podemos recolocar a dimensão profética no lugar que lhe é próprio na vida cristã: no mesmo patamar da liturgia e das diversas pastorais?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada pela fé!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite a canção de Zé Geraldo “O profeta” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JRKyEhwWh_s)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Pistas sobre Marcos 5,1-20

Acalmada a tempestade de preocupações e medos que agitava os discípulos na travessia, chegaram com Jesus ao território pagão. Esta região ficava próxima a Tiberíades, cidade construída por Herodes em homenagem ao imperador Tibério. Ela foi erguida sobre os restos de um cemitério e, por isso, Herodes teve que forçar os judeus para que fossem habitar nela. A menção aos porcos reforça o caráter impuro dessa cidade considerada pagã pelos judeus.

Este é o mais dramático relato de exorcismo de Marcos, tanto pelos detalhes narrativos como pela situação da pessoa dominada e pelos efeitos dessa dominação. De fato, aquele homem vivia errante nos cemitérios e feria constantemente o próprio corpo. É um retrato da desumanização à qual havia chegado, sob a dominação dos demônios. Mas é importante compreender o que são e o que representam estes demônios.

Chama a atenção o fato de Jesus pôr um fim nas tentativas dos demônios para nomeá-lo. O título de Filho do Deus Altíssimo tem ressonâncias pagãs, e representa uma ameaça para as pessoas já terrivelmente feridas e segregadas. E, mais que isso, Jesus consegue impor-lhes a obrigação de dizer quem são. “Meu nome é legião, porque somos muitos”, é a resposta a Jesus.

O episódio transcorre numa região marcada pela dominação romana, com forte presença do comércio e do exército. Ora, o nome dado a um dos destacamentos do exército romano era exatamente “legião”, e seu símbolo era o porco! O evangelista não podia ser mais claro: é a presença opressora e intimidadora da dominação romana, através do exército, o demônio que agride e despersonaliza o povo! Não se trata de espíritos misteriosos, mas de sujeitos e instituições bem concretas e identificáveis.

Libertado e reconstruído, o homem antes possuído e transtornado se transforma em apóstolo. Tanto os cuidadores dos porcos como os comerciantes da cidade percebem o “estrago” que Jesus fez nos seus negócios, e pedem que Jesus se retire da região. Sempre há quem prefira os negócios funcionando à custa de pessoas morrendo!

(Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“No ambiente familiar, é possível repensar os hábitos de consumo, cuidando juntos da casa comum. De igual modo, podem ser muito educativos os momentos difíceis e duros da vida familiar. É o que acontece, por exemplo, quando chega uma doença. Em geral, o tempo da enfermidade faz aumentar a força dos vínculos familiares. Uma educação que negligencie a sensibilidade pela doença humana, torna árido o coração. E deixa os jovens “anestesiados” em relação ao sofrimento do próximo, incapazes de se confrontar com o sofrimento e de viver a experiência do limite”. (Amoris Laetitia, nº 277)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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