Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 633
Dia 15/01/2022 | Primeira Semana Comum | Sábado
Evangelho segundo Marcos (2,13-17)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se
ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos 2,13-17
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus deixara os doutores da lei irritados
quando declarou que um paralítico fora perdoado dos seus pecados e podia viver
livremente
·
Agora, deixando sua casa e saindo com seus
discípulos e em meio a uma multidão de anônimos, chama um cobrador de impostos
·
Como fizera com Pedro, Jesus “se convida” e
vai à casa do coletor de impostos e se confraterniza com outros coletores e
pecadores
·
Criticado pelos fariseus e escribas, Jesus
afirma que, como são os doentes que necessitam de médico, ele veio para os
pecadores
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
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Releia o texto, acompanhando a cena com o
pensamento e o coração: o chamado de Levi e a refeição na casa dele
·
Observe a alegria dos pecadores e do povão
acolhido e valorizado por Jesus, assim como o escândalo dos fariseus
·
Como você e sua comunidade se sentem diante da
defesa dos direitos humanos das pessoas ameaçadas em sua integridade?
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Em que medida sua comunidade, e a Igreja como
um todo, seguem essa orientação de Jesus na sua ação pastoral?
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Que lugar o povo mais simples e as pessoas
quebradas pela vida encontra em nossas comunidades cristãs?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
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Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
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Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Reze, repetindo as palavras de Jesus: “Eu não
vim para chamar os justos, mas sim os pecadores”
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
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Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Como tratar os grupos de cristãos, as
lideranças e os padres que continuam criticando os agentes que se aproximam dos
pecadores?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada
pela fé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite a canção “Por
causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Marcos 2,13-17
Na cena que meditamos ontem, estando em sua própria
casa, Jesus deixa bem claro que reinsere os excluídos na sociedade e o faz em
nome de Deus. Por isso, depois de declarar que os pecados do paralítico estão perdoados,
ordena que ele se coloque de pé, tome sua cama e vá para casa. E assim
aconteceu, diante da admiração do povo, que nunca tinha visto algo assim:
alguém que enfrenta a exclusão e ensina a caminhar com autonomia.
Depois disso, Jesus sai de novo à beira do mar,
acompanhado pelos seus discípulos. E prossegue seu ensinamento original sobre o
Reino de Deus. Caminhando, vê um coletor de impostos e o chama para ser seus
discípulos. Mais tarde, na casa de Levi – assim se chamava o coletor – senta-se
à mesa na qual se misturam discípulos, coletores de impostos e o povão numa
confraternização alegre e profética.
Na verdade, Jesus vivia cercado de gente anônima,
pertencente às classes de baixo, não educada nas academias importantes e que
vivia à margem da lei judaica. Este é o sentido original de “ochlos”, expressão
que a bíblia traduz por “multidão”. Eles são identificados como pecadores e são
socialmente marginalizados, como os coletores de impostos, que são judeus que
colaboram com os dominadores romanos, e são evitados e penalizados pelo
judaísmo.
Como fizeram Pedro, André, Tiago e João, Levi
atende imediatamente o chamado de Jesus e rompe com sua atividade de
colaborador com os invasores e explorador do seu povo. E Jesus, como fez com
Pedro, vai à sua casa e participa de uma simbólica interação fraterna e
solidária com o povão, os diversos tipos de pecadores e os discípulos, sob o
olhar escandalizado dos fariseus doutores da lei.
Jesus
responde ao questionamento dos fariseus aos seus discípulos com uma comparação
com a qual sublinha, justifica e evidencia sua opção: como são os doentes que
precisam de médico, são os pecadores, e não os que se acham justos, os que
precisam de acolhida e perdão. “Eu não vim para chamar os justos” (os ‘homens
de bem’), diz Jesus provocativamente. Para Jesus, a Igreja jamais pode colocar
barreiras ao povo e aos pecadores.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do
Papa Francisco
“Os filhos que crescem em famílias missionárias, frequentemente tornam-se
missionários, se os pais sabem viver esta tarefa duma maneira tal que os outros
os sintam vizinhos e amigos e os filhos cresçam neste estilo de relação com o
mundo. Lembremo-nos que o próprio Jesus comia e bebia com os pecadores, podia
deter-se a conversar com a Samaritana e receber de noite Nicodemos, deixava
ungir os seus pés por uma mulher prostituta e não hesitava em tocar os doentes.
E o mesmo faziam os seus apóstolos”. (Amoris Laetitia, nº 289)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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