Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 627
Dia 09/01/2022 | Tempo do Natal | Batismo de
Jesus
Evangelho segundo Lucas (3,15-22)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo a canção “Sim, eu quero...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=oDpqlTDuoBE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas 3,15-22
·
Leia o texto em voz alta (se achar necessário
e for possível)
·
Os evangelistas nos propõem um salto vital que
nos leva de um Jesus bebê ou adolescente a um Jesus consciente de sua
identidade e missão
·
Hoje Lucas nos apresenta Jesus exatamente no
momento de passagem de uma aparente “vida privada” a uma missão consciente e
pública
·
A descrição da experiência batismal de Jesus
expressa, em poucos versículos, o dinamismo que sustenta essa passagem
·
A profunda identificação de Jesus como o povo
vergado sob o peso dos seus descaminhos o leva a experimentar a compaixão de
Deus que é Pai
·
Jesus alarga sua própria experiência de ser
filho amado e querido do Pai a todas as pessoas, especialmente àquelas taxadas
como pecadoras
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Releia o texto lentamente, observe o lugar, acompanhe
o movimento dos personagens, escute atentamente a voz e o sentido das palavras
·
O que significa o fato de que Jesus tenha
“entrado na fila dos pecadores”, anonimamente, como mais um deles?
·
O que significa dizer que Jesus viu o céu
aberto, e que o Espírito repousou sobre ele, numa figura como a de uma pomba?
·
A voz que diz que Jesus é “o filho amado, o
bem-querer” de Deus refere-se apenas a ele, ou também ao povo no meio do qual
estava Jesus?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Repita
e ouça, várias vezes, as aquilo que diz a voz vinda do céu: “Tu és meu filho/a
amado/a, o meu bem-querer”
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O que precisamos melhorar na pastoral em geral
e do batismo para que as pessoas façam a experiência de Jesus no seu batismo?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada
pela fé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite a canção “Quando
a gente encontra Deus” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34xskKb02q0)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Lucas 3,15-22
Depois do batismo, estando Jesus
recolhido em oração, o céu se abre e o Espírito Santo desce sobre ele em forma
de pomba. Do céu aberto ressoa uma voz: “Tu és meu filho amado; em ti encontro
o meu agrado”. E nada mais. Nenhuma reação. Nenhuma aclamação. Tudo transcorre
como se fosse um fato normal. Depois Jesus segue sozinho para o deserto, firme
na busca de luzes para entender melhor sua identidade e sua missão.
O batismo proposto por João assinalava o
cancelamento dos débitos do povo frente ao judaísmo e desobrigava o fiel frente
às estruturas do sistema judaico. Expressava também o desejo de endireitar as
estradas, de preparar os caminhos para o encontro com Deus. No batismo, Jesus
entende que é o filho querido e ungido que se opõe aos poderosos da terra (cf.
Sl 2), o servo fiel que tira o pecado do mundo (cf. Is 42,1-7), o broto
promissor na terra seca (cf. Is 11,1-2).
No batismo, Jesus também cresce na consciência de
que uma nova criação está em gestação. Ao participar de um rito que proclama o
cancelamento dos pecados e torna o povo livre frente às leis discriminadoras,
Jesus se descobre uma pessoa livre, uma espécie de ‘fora da lei’ do sistema
judaico. Ele não é mais leal com o sistema religioso judaico ou com um
‘capitão’ prepotente, mas com Deus Pai.
E é por aqui que começa a nova criação, simbolizada pelo céu
aberto e pela descida da pomba. Os doutores da lei e os sacerdotes pecavam
porque cumpriam a lei nas suas minúcias e esqueciam a compaixão e a
misericórdia. A nova sociedade e a nova criação começam exatamente com a
renúncia a esta velha ordem, opressora e corruptora. Jesus enfrentará este
sistema nas tentações que virão em seguida e durante toda a sua vida, e pagará um
alto preço por tamanha ousadia.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
“Enquanto procuramos unir os esforços
para sair da pandemia, quero renovar os meus agradecimentos a quantos se
empenharam e continuam a dedicar-se, com generosidade e responsabilidade, para
garantir a instrução, a segurança e tutela dos direitos, fornecer os cuidados
médicos, facilitar o encontro entre familiares e doentes, garantir apoio
económico às pessoas necessitadas ou desempregadas. E asseguro, na minha
oração, a lembrança de todas as vítimas e suas famílias”. (Mensagem para o Ano Novo 2022, nº 4)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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