sábado, 8 de janeiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 627

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 627

Dia 09/01/2022 | Tempo do Natal | Batismo de Jesus

Evangelho segundo Lucas (3,15-22)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Sim, eu quero...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=oDpqlTDuoBE)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Lucas 3,15-22

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Os evangelistas nos propõem um salto vital que nos leva de um Jesus bebê ou adolescente a um Jesus consciente de sua identidade e missão

·        Hoje Lucas nos apresenta Jesus exatamente no momento de passagem de uma aparente “vida privada” a uma missão consciente e pública

·        A descrição da experiência batismal de Jesus expressa, em poucos versículos, o dinamismo que sustenta essa passagem

·        A profunda identificação de Jesus como o povo vergado sob o peso dos seus descaminhos o leva a experimentar a compaixão de Deus que é Pai

·        Jesus alarga sua própria experiência de ser filho amado e querido do Pai a todas as pessoas, especialmente àquelas taxadas como pecadoras

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Releia o texto lentamente, observe o lugar, acompanhe o movimento dos personagens, escute atentamente a voz e o sentido das palavras

·        O que significa o fato de que Jesus tenha “entrado na fila dos pecadores”, anonimamente, como mais um deles?

·        O que significa dizer que Jesus viu o céu aberto, e que o Espírito repousou sobre ele, numa figura como a de uma pomba?

·        A voz que diz que Jesus é “o filho amado, o bem-querer” de Deus refere-se apenas a ele, ou também ao povo no meio do qual estava Jesus?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Repita e ouça, várias vezes, as aquilo que diz a voz vinda do céu: “Tu és meu filho/a amado/a, o meu bem-querer”

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        O que precisamos melhorar na pastoral em geral e do batismo para que as pessoas façam a experiência de Jesus no seu batismo?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada pela fé!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite a canção “Quando a gente encontra Deus” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34xskKb02q0)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

Pistas sobre Lucas 3,15-22

Depois do batismo, estando Jesus recolhido em oração, o céu se abre e o Espírito Santo desce sobre ele em forma de pomba. Do céu aberto ressoa uma voz: “Tu és meu filho amado; em ti encontro o meu agrado”. E nada mais. Nenhuma reação. Nenhuma aclamação. Tudo transcorre como se fosse um fato normal. Depois Jesus segue sozinho para o deserto, firme na busca de luzes para entender melhor sua identidade e sua missão.

O batismo proposto por João assinalava o cancelamento dos débitos do povo frente ao judaísmo e desobrigava o fiel frente às estruturas do sistema judaico. Expressava também o desejo de endireitar as estradas, de preparar os caminhos para o encontro com Deus. No batismo, Jesus entende que é o filho querido e ungido que se opõe aos poderosos da terra (cf. Sl 2), o servo fiel que tira o pecado do mundo (cf. Is 42,1-7), o broto promissor na terra seca (cf. Is 11,1-2).

No batismo, Jesus também cresce na consciência de que uma nova criação está em gestação. Ao participar de um rito que proclama o cancelamento dos pecados e torna o povo livre frente às leis discriminadoras, Jesus se descobre uma pessoa livre, uma espécie de ‘fora da lei’ do sistema judaico. Ele não é mais leal com o sistema religioso judaico ou com um ‘capitão’ prepotente, mas com Deus Pai.

E é por aqui que começa a nova criação, simbolizada pelo céu aberto e pela descida da pomba. Os doutores da lei e os sacerdotes pecavam porque cumpriam a lei nas suas minúcias e esqueciam a compaixão e a misericórdia. A nova sociedade e a nova criação começam exatamente com a renúncia a esta velha ordem, opressora e corruptora. Jesus enfrentará este sistema nas tentações que virão em seguida e durante toda a sua vida, e pagará um alto preço por tamanha ousadia.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

Enquanto procuramos unir os esforços para sair da pandemia, quero renovar os meus agradecimentos a quantos se empenharam e continuam a dedicar-se, com generosidade e responsabilidade, para garantir a instrução, a segurança e tutela dos direitos, fornecer os cuidados médicos, facilitar o encontro entre familiares e doentes, garantir apoio económico às pessoas necessitadas ou desempregadas. E asseguro, na minha oração, a lembrança de todas as vítimas e suas famílias”. (Mensagem para o Ano Novo 2022, nº 4)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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