sábado, 29 de janeiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 648

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 648

Dia 30/01/2022 | Quarta Semana Comum | Domingo

Evangelho segundo Lucas (4,21-30)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Envia tua Palavra...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4o)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Lucas 4,21-30

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        No último domingo, contemplamos a cena do lançamento da missão de Jesus em Nazaré, onde havia crescido e era conhecido

·        A cena de hoje nos apresenta o duro diálogo de Jesus com aqueles que esperavam dele uma simples confirmação de privilégios

·        Recorrendo a conhecidos profetas do passado (Elias e Eliseu), Jesus sublinha que o Reino de Deus começa por acolher os excluídos

·        Seus conterrâneos sentem-se frustrados em suas expectativas e, revoltados, atentam contra a vida daquele que há pouco elogiavam

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Releia o texto com atenção, relacionando-o com as a realidade que vivemos hoje em nossas famílias, comunidades e povoados

·        O que nós e nossas Igrejas tem feito com essa abertura universal do Evangelho em direção a todos os excluídos e marginalizados?

·        Onde costumamos buscar a fundamentação para as escolhas mais radicais que a nossa fé nos pede? Os profetas nos ajudam?

·        Você identifica ou recorda fatos de discriminação por ser “santo de casa” ou por não contemplar as expectativas do seu círculo de amigos?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Agradeça a Deis pelos profetas e profetizas que você conhece, aqueles/as que se recusam a acorrentar o Evangelho a pequenos interesses

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Como podemos recolocar a dimensão profética no lugar que lhe é próprio na vida cristã: no mesmo patamar da liturgia e das diversas pastorais?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada pela fé!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite a canção de Zé Geraldo “O profeta” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JRKyEhwWh_s)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Pistas sobre Lucas 4,21-30

Depois de ler e acolher a palavra do profeta Isaías, Jesus se propõe a cumpri-la fielmente, esquecendo-se dos próprios parentes e compatriotas e priorizando as pessoas mais pobres necessitadas. Rompendo com as expectativas do seu povo e da sua família, Jesus terá que enfrentar a oposição e a perseguição.

A profecia é dom que recebemos com temor e tremor. Ela se desenvolve no ventre de uma comunidade que se coloca à escuta da Palavra de Deus, pungente no clamor de todas as vítimas. Quem não se fecha à voz de um Deus que fala e interpela, sente a Palavra queimar suas entranhas e não consegue viver indiferente à causa de Deus, que é a causa dos pobres, das vítimas, dos excluídos.

Um olhar atento aos evangelhos nos revela que, por causa de seu radicalismo profético, Jesus foi experimentando uma progressiva marginalização. Enquanto lia as escrituras, todos tinham os olhos fixos nele e estavam maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam da sua boca, mas o entusiasmo logo se transformava em fúria e desejo de eliminá-lo, quando ousava questionar o privilégio dos judeus em relação aos pagãos.  

Jesus justifica suas opções recorrendo aos profetas que o antecederam. Elias privilegiara uma viúva menosprezada porque era estrangeira, e Eliseu curara um pagão, que os judeus situavam abaixo dos cães. E Jesus defendeu ardorosamente a dignidade das mulheres, dos pecadores, dos pobres, dos doentes, dos migrantes e estrangeiros. Esse é o caminho da profecia, que no Brasil de hoje passa pela defesa do território dos indígenas e quilombolas, pela reivindicação de políticas públicas em favor dos pobres, pela defesa da vacinação, pela denúncia da ação criminosa das mineradoras...

Mas a profecia tem seu preço, e tanto a pessoa como a instituição que a vivem devem estar dispostas a pagá-lo. Jesus recorre a um provérbio que diz que nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra, pois a expectativa é que ele atue em benefício dos seus pares. Mas também é verdade que nenhum profeta autêntico consegue permanecer preso aos estreitos muros da raça, da nação, da religião.

(Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“A família alargada acolhe com amor as mães solteiras, as crianças sem pais, as mulheres abandonadas que devem continuar a educação dos seus filhos, as pessoas deficientes que requerem muito carinho e proximidade, os jovens que lutam contra uma dependência, as pessoas solteiras, separadas ou viúvas que sofrem a solidão, os idosos e os doentes que não recebem o apoio dos seus filhos. E pode também ajudar a compensar as fragilidades dos pais, a descobrir e denunciar possíveis situações de violência ou de abuso sofridas pelas crianças”. (Amoris Laetitia, nº 197)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: