quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo

Jesus é o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo | 581 | 03.01.2025 | João 1,29-34

Na cena de ontem, João dizia que não era Elias, nem o Profeta, nem o Messias, mas alguém enviado a preparar o caminho para a vinda do Messias, diante do qual reconhecia sua própria pequenez e transitoriedade (cf. Jo 1,19-28). Na cena de hoje, vendo Jesus que passa, João, declara: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.” E os papeis se invertem: quem era discípulo passa a ser mestre; quem estava atrás, passa à frente.

Esta imagem de Jesus Cristo como Cordeiro de Deus adquiriu um lugar importante na tradição cristã, e é recordada em cada celebração eucarística. No livro do Apocalipse, a imagem do Cordeiro é aplicada a Jesus, e aparece frequentemente. Ele é o Cordeiro ferido, ferido, mas vitorioso e glorioso. Quase que espontaneamente, nesta imagem vemos a mansidão e a docilidade.

João nos apresenta Jesus como o Cordeiro pascal da tradição judaica, o sinal de comunhão do povo na memória, no sonho e na luta pela liberdade. Com ele, o povo hebreu celebrava a história e a utopia libertária, que, com o passar do tempo, acabou sendo ligada de modo quase exclusivo a uma etnia, uma nação e uma cultura. Ultimamente, com a privatização da experiência religiosa, a imagem do cordeiro acabou também refém de uma espiritualidade desencarnada.

Para João, Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Este ‘pecado do mundo’ se condensa na recusa do projeto de Deus e na submissão aos sistemas fechados nos interesses privados e às violências e mentiras que sua manutenção exige. Somente o dom Espírito pode fazer do ser humano uma realidade nova, renascida e capaz de amar e dar a vida, como o próprio Jesus.

O Espírito de Deus desce e resposa sobre Jesus, e ele começa sua missão indo ao encontro das ‘ovelhas perdidas’ do povo de Israel. Mas abre as portas do Reino de Deus a todas as pessoas, classes, povos, etnias e crenças. O mundo não está dividido em “pessoas de bem” e pessoas indesejaveis. Os últimos são os primeiros.

 

Meditação:

§ Releia o texto lentamente, detendo-se em cada palavra e em cada gesto, interagindo com os personagens

§ Observe com atenção o impacto que esta apresentação de Jesus tem sobre os discípulos de João

§ Que ressonâncias a imagem do cordeiro de Deus, ferido e de pé, tem para você e para as comunidades cristãs de hoje?

§ Qual a imagem ou a metáfora mais adequada e fiel ao Evangelho para apresentar Jesus aos homens e mulheres de hoje?

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