quarta-feira, 7 de setembro de 2022

ANO C | TEMPO COMUM | VIGÉSIMO-QUARTO DOMINGO | 11.09.2022

O Evangelho da misericórdia de Deus é digno de fé!

O Evangelho traz à tona uma divisão social tão real quanto inaceitável: de um lado estão os sujeitos chamados ‘publicanos e pecadores’, e, do outro, as pessoas consideradas ‘justas’, aquelas que se dispensam de qualquer esforço de conversão. Na ideologia religiosa de Israel, os primeiros são da parte do mal, os ímpios ou impuros; os segundos são os piedosos e puros, ‘gente de bem’. Fiel à sua experiência de Deus, Jesus se aproxima do grupo dos pecadores e impuros, assume sua defesa e afirma que, na lógica do Reino de Deus, os últimos são os primeiros.

É isso que Jesus ilustra e justifica com as três parábolas do evangelho de hoje. As pessoas rotuladas como pecadoras são como a ovelha perdida, procurada com empenho pelo pastor; como uma pequena moeda extraviada e procurada pela dona de casa; como um filho amado que caiu no fundo do poço da degradação e da exclusão, amado incondicionalmente pelo pai. O que importa não é o motivo ou a causa do extravio, mas a alegria do pastor, da dona de casa e do pai por encontrar o que havia perdido: “Alegrai-vos comigo! Meu filho estava morto e voltou a viver!”

Ao propor a existência de dois filhos, Jesus estabelece uma clara correspondência com os dois grupos que se dividem em relação a ele e seu Evangelho: os pecadores e excluídos, que se aproximam para escutá-lo; os fariseus e doutores da lei, que murmuram contra ele. A parábola começa aparentemente dando razão aos fariseus e escribas. O filho mais novo pede sua parte da herança, vai embora, gasta tudo sem o menor controle e acaba empregado na criação de porcos em terra estrangeira. Mas, com isso, Jesus ressalta mais sua situação de miséria, que sua culpa!

A situação do filho mais jovem é tal que ele se convence de que perdeu todos os direitos e se resigna a ser tratado como empregado na casa do próprio pai! É isso que pensam os doentes, estrangeiros, pecadores, mulheres e tantas outros no tempo de Jesus. Mas Jesus sublinha que, aos olhos de Deus, não há gente de primeira classe e gente desclassificada, filhos cheios de direitos e filhos deserdados. Para Deus, a humanidade é indivisível! Avistando de longe o filho miserável, o pai vai ao seu encontro absolutamente comovido antes que qualquer peido de perdão.

Eis a boa notícia! Deus se recusa a aceitar a divisão do mundo entre uns poucos que se presumem irrepreensíveis e merecedores de todos os bens, e uma multidão que deve repetir o refrão das culpas que lhe atribuem e mendigar até a simples sobrevivência. Deus rompe com as regras de uma justiça estreita e abre as portas da sua casa aos necessitados e pecadores. As ações do pai sublinham isso: Deus não se contenta e possibilitar apenas que o filho sobreviva; o pai não lhe dá uma roupa qualquer, mas a melhor túnica, e não lhe mata um simples novilho, mas o mais gordo!

Uma ação de resgate da cidadania e inclusão social como essa merece ser solenemente festejada, sem “ligar” para os que murmuram e se recusam a participar. Na postura e nas palavras do filho mais velho ressoam os protestos e a presunção dos fariseus e escribas de todos os tempos. Para eles, os pobres sofrem por própria culpa, e os ricos vivem bem porque merecem. Como não perceber aqui o eco da raiva das velhas e novas elites brasileiras que desejam pôr fim ao bem-estar mínimo e aos míseros direitos que as classes populares conquistaram há alguns anos?

Jesus Cristo é a Palavra de Deus feita carne, o ‘sim’ irrevogável de Deus à humanidade. Nele todas as promessas de Deus se unificam e realizam. Nele, a Palavra vivificante de Deus se resume no anúncio do início de um tempo novo, regido pela gratuidade e pela compaixão. É essa a experiência que vira a vida de Paulo “de cabeça para baixo”.  Em suas incontáveis contradições e misérias, experimentou a incondicional misericórdia de Deus. Por isso, recorda: “Segura e digna de ser acolhida por todos é esta Palavra: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.” 

Senhor das misericórdias, não permitas que nos fechemos em nós mesmos/as e em nosso pequeno grupo. Tu vieste ao mundo para salvar os pecadores, e nós somos os/as primeiros. Tu vieste para libertar os oprimidos, e são tantos os que ainda não têm sua dignidade reconhecida. Vem ao nosso encontro, regenera-nos no teu abraço, toma-nos pela mão e faz com que entremos na tua casa e participemos da festa que tua misericórdia convoca. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

Livro do Êxodo 32,7-14 | Salmo 50 (51) | Carta de Paulo  a Tmóteo 1,12-17 |  Evangelho  de São  Lucas (15,1-32)

Nenhum comentário: