quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 884

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 884

Dia 23/09/2022 | XXV Semana do tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Lucas (9,18-22)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Toda semente é um anseio de frutificar, e todo fruto é uma forma de a gente se dar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6zVtdZCdvF0)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 9,18-22

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Mesmo tendo encontrado pessoalmente a Jesus, Herodes não o conheceu verdadeiramente, pois continuou violento e assassino

·    Para conhecer Jesus não basta ler sua biografia, ler os evangelhos, ser batizado ou acreditar nos seus milagres

·    Para conhecer Jesus é preciso ter uma reta motivação, colocar-se numa perspectiva de solidariedade, busca e esperança

·    A vida e a missão de Jesus têm conotações claramente proféticas, mas ele é maior que qualquer modelo profético que o antecedeu

·    O reconhecimento e o seguimento de Jesus não são passaporte para o sucesso e a prosperidade, mas risco de rejeição

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Retome a cena, as palavras e as orientações concretas de Jesus no evangelho de hoje

·    Deixe-se surpreender pelo encontro vivo com Jesus e com seu Evangelho (seu exercício diário de Leitura Orante!)

·    Procure superar a expectativa de que em Jesus seremos beneficiados por eventos grandiosos e miraculosos

·    Contemple a compaixão e a presença ativa de Jesus junto do povo, inclusive na perseguição e na morte na cruz

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Dialogue com Jesus, balbuciando e esboçando sua resposta pessoal e existencial à pergunta que ele lhe dirige

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Há algo a mudar na sua ideia sobre Jesus, na imagem que você tem dele, naquilo que você diz sobre ele às pessoas?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com o refrão “Eu creio na semente” (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=GcYEy0DdYcc)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 9,18-22

Ontem meditamos sobre o trecho do evangelho no qual Lucas nos apresenta as perguntas e hipóteses que Herodes levantava sobre a identidade e a missão de Jesus. Perseguido pelo medo de enfrentar um concorrente, e de represálias por ter assassinado João Batista, o rei da Galileia desejava ver Jesus por pura curiosidade, sem nenhuma vontade de levá-lo a sério.

Depois da multiplicação dos pães para os famintos, o próprio Jesus dá voz à pergunta sobre quem ele é, pedindo que seus discípulos o coloquem a par das opiniões que circulam entre o povo, e isso não porque estivesse preocupado com uma possível baixa do seu índice de popularidade. As opiniões convergem para sua identidade profética, de que ele é algum profeta importante que voltou à vida.

Jesus espera dos seus discípulos uma resposta nova, pessoal, envolvente. Tomando a palavra em nome dos demais, Pedro embarca na ideia de que a chegada do messias esperado seria precedida pelo retorno do profeta Elias, e declara que Jesus é o messias/ungido de Deus. Jesus proíbe que isso seja anunciado ao povo, pois sente necessidade de corrigir e esclarecer o que isso significa (pois temos outros messias, inclusive um assentado na cadeira presidencial!).

Para evitar mal-entendidos, Jesus nunca fala de si mesmo como “Messias”, mas prefere autodenominar-se “Filho do Homem”. Com isso, sublinha várias coisas: sua consciência da necessidade de enfrentar a violência e passar pela cruz; que a fidelidade e a coerência com a vontade do Pai desembocam na perseguição; que isso tudo faz parte do plano de Deus, mas não é uma espécie de suicídio premeditado; que Deus mostra sua força na fragilidade, na pobreza e no despojamento.

Para Jesus, a vontade do Pai é absolutamente soberana, e não passa necessariamente pela religião e seus espaços e agentes, tanto que faz questão de ressaltar que é nas mãos deles que irá sofrer. Isso pede obviamente uma revisão da nossa ideia de Deus e uma crítica avaliação das práticas das Igrejas e seus agentes. Será que o querer de Deus é a multiplicação de dízimos, orações e cultos?

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

A espiritualidade vocacional predispõe mente e coração, desperta a sensibilidade para ouvir e responder ao chamado, evitando que seja algo apenas teórico ou restrito ao âmbito do discurso. Se a teologia faz referência à mente ou à razão, a espiritualidade se refere ao coração ou aos sentimentos. Uma pessoa sensível é capaz de perceber as necessidades do outro e encher-se de compaixão, como Jesus, ao ver as multidões cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor(Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 154).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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