quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 863

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 863

Dia 02/09/2022 | XXII Semana do tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Lucas (5,33-39)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: Tua Palavra é luz do meu caminho” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QSL3uxJr7bU)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 5,33-39

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Por causa da Palavra de Jesus, Pedro avançou para águas mais profundas e aceitou o desafio de “pescar diferente”

·    Jesus prosseguiu seu ministério da compaixão restauradora, curando leprosos e paralíticos, aproximando-se de pecadores

·    Jesus vai mostrando uma novidade e uma liberdade que escandaliza os setores religiosos mais conservadores

·    Mesmo sem desprezar a prática do jejum, Jesus insiste na alegria que a irrupção do Reino de Deus proporciona

·    Perceber essa novidade e aderir a ela às vezes se torna difícil, mas não é possível ficar remendando e ajeitando

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Retome pacientemente o episódio, começando pelo chamado de Levi e pela festa na casa dele (v. 27-32)

·    Perceba o escândalo e o desconcerto dos fariseus diante da troca da austeridade e do jejum pela confraternização à mesa

·    Deixe-se inspirar pelas imagens do Reino de Deus: o remendo novo em roupa velha, o vinho novo em pipas antigas e a festa da Aliança

·    Você percebe, em você e sua comunidade, sinais da tentação de usar o Evangelho para remendar práticas que nada tem a ver com eles?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Repita as palavras de Jesus: “Vinho novo deve ser colocado em odres novos!” e peça a graça de não estragar a novidade de Jesus

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que podemos fazer ou mudar para que nossas comunidades não se sejam mais alfândega que hospital de campanha, e não substituam a alegria do Evangelho pelo vazio das fórmulas?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com canção: “A partilha começa na mesa” (https://www.youtube.com/watch?v=iIfCZ8_mWDc)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Breves notas sobre Lucas 5,33-39

Depois da pesca frutuosa e do chamado dirigido a Pedro e seus companheiros de trabalho, Jesus cura um leproso (v. 12-16) e um paralítico (v. 17-26), chama o publicano Mateus a segui-lo e vai à casa dele se confraternizar com outros cobradores de impostos e pecadores (v. 27-32). Isso provoca desconforto nos fariseus, que começam questionar as práticas religiosas de Jesus e também o comportamento dos seus discípulos.

Ao interpelar Jesus a respeito do comportamento dos seus discípulos, os fariseus querem, na verdade, atingir o próprio Jesus. O ponto de discordância é o jejum, amplamente praticado pelos fariseus e também por João Batista e seus seguidores. Jesus e seus discípulos fazem pouco caso do jejum e da austeridade, e priorizam a festa e a confraternização. Levi se converteu ao Evangelho de Jesus e, ao invés de fazer jejum, organizou uma festa, para a qual convidou seus companheiros cobradores de impostos!

Na sua resposta, Jesus não despreza o jejum, mas justifica a alegria e a esperança festiva que nasce da chegada do Reino de Deus. E faz isso recorrendo a duas sentenças ou parábolas que contrapõem uma realidade velha e uma novidade. A palavra “novo” aparece quatro vezes, e se refere ao Reino de Deus, à nova Aliança assinada por Jesus. Nesta aliança-casamento Jesus é o noivo da humanidade, e o vinho e o vestido apontam para a festa e a alegria.

Quem entra na lógica do Reino de Deus assume um estilo de vida divergente a alternativo daquele vivido como fachada de um modo superficial: a purificação que agrada a Deus e faz bem às pessoas é interior, e não exterior. Para alguns judeus, mormente os mais piedosos, a abertura à novidade do Reino de Deus, anunciado e inaugurado por Jesus, é difícil, e eles preferem remendos numa roupa velha ou o vinho velho, ao qual já se habituaram.

Os/as discípulos/as de Jesus são convidados/as e perceber e viver essa novidade, deixando de lado “velhas lições” e “velhos hábitos”, rigorosos e excludentes, que levam a formar guetos de pessoas que se consideram perfeitas e superioras às demais.

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

Após a adesão a Jesus e o seguimento de seus passos, o cristão é convocado a anunciar o Evangelho, a Boa-Nova do Reino a todos/as. Além da adesão e da missão, que são elementos fundamentais para o seguimento de Jesus, formamos comunidade. Por isso, desde os primórdios do seu ministério, Jesus de Nazaré optou por formar um grupo de colaboradores como cumprimento da vontade de Deus(Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 90).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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