Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 863
Dia 02/09/2022 | XXII
Semana do tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Lucas (5,33-39)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QSL3uxJr7bU)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 5,33-39
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Por
causa da Palavra de Jesus, Pedro avançou para águas mais profundas e aceitou o
desafio de “pescar diferente”
· Jesus
prosseguiu seu ministério da compaixão restauradora, curando leprosos e
paralíticos, aproximando-se de pecadores
· Jesus
vai mostrando uma novidade e uma liberdade que escandaliza os setores
religiosos mais conservadores
· Mesmo
sem desprezar a prática do jejum, Jesus insiste na alegria que a irrupção do
Reino de Deus proporciona
· Perceber
essa novidade e aderir a ela às vezes se torna difícil, mas não é possível
ficar remendando e ajeitando
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome
pacientemente o episódio, começando pelo chamado de Levi e pela festa na casa
dele (v. 27-32)
· Perceba
o escândalo e o desconcerto dos fariseus diante da troca da austeridade e do
jejum pela confraternização à mesa
· Deixe-se
inspirar pelas imagens do Reino de Deus: o remendo novo em roupa velha, o vinho
novo em pipas antigas e a festa da Aliança
· Você
percebe, em você e sua comunidade, sinais da tentação de usar o Evangelho para
remendar práticas que nada tem a ver com eles?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Repita
as palavras de Jesus: “Vinho novo deve ser colocado em odres novos!” e peça a
graça de não estragar a novidade de Jesus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O
que podemos fazer ou mudar para que nossas comunidades não se sejam mais
alfândega que hospital de campanha, e não substituam a alegria do Evangelho
pelo vazio das fórmulas?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com canção: “A
partilha começa na mesa” (https://www.youtube.com/watch?v=iIfCZ8_mWDc)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre Lucas 5,33-39
Depois da pesca frutuosa e do chamado dirigido a
Pedro e seus companheiros de trabalho, Jesus cura um leproso (v. 12-16) e um
paralítico (v. 17-26), chama o publicano Mateus a segui-lo e vai à casa dele se
confraternizar com outros cobradores de impostos e pecadores (v. 27-32). Isso
provoca desconforto nos fariseus, que começam questionar as práticas religiosas
de Jesus e também o comportamento dos seus discípulos.
Ao interpelar Jesus a respeito do comportamento dos
seus discípulos, os fariseus querem, na verdade, atingir o próprio Jesus. O
ponto de discordância é o jejum, amplamente praticado pelos fariseus e também
por João Batista e seus seguidores. Jesus e seus discípulos fazem pouco caso do
jejum e da austeridade, e priorizam a festa e a confraternização. Levi se
converteu ao Evangelho de Jesus e, ao invés de fazer jejum, organizou uma
festa, para a qual convidou seus companheiros cobradores de impostos!
Na sua resposta, Jesus não despreza o jejum, mas
justifica a alegria e a esperança festiva que nasce da chegada do Reino de
Deus. E faz isso recorrendo a duas sentenças ou parábolas que contrapõem uma
realidade velha e uma novidade. A palavra “novo” aparece quatro vezes, e se
refere ao Reino de Deus, à nova Aliança assinada por Jesus. Nesta aliança-casamento
Jesus é o noivo da humanidade, e o vinho e o vestido apontam para a festa e a
alegria.
Quem entra na lógica do Reino de Deus assume um
estilo de vida divergente a alternativo daquele vivido como fachada de um modo
superficial: a purificação que agrada a Deus e faz bem às pessoas é interior, e
não exterior. Para alguns judeus, mormente os mais piedosos, a abertura à
novidade do Reino de Deus, anunciado e inaugurado por Jesus, é difícil, e eles
preferem remendos numa roupa velha ou o vinho velho, ao qual já se habituaram.
Os/as discípulos/as de Jesus são convidados/as e
perceber e viver essa novidade, deixando de lado “velhas lições” e “velhos
hábitos”, rigorosos e excludentes, que levam a formar guetos de pessoas que se
consideram perfeitas e superioras às demais.
(Itacir
Brassiani msf)
Vocação: graça e missão
“Após a adesão a Jesus e o seguimento de seus
passos, o cristão é convocado a anunciar o Evangelho, a Boa-Nova do Reino a
todos/as. Além da adesão e da missão, que são elementos fundamentais para o
seguimento de Jesus, formamos comunidade. Por isso, desde os primórdios do seu
ministério, Jesus de Nazaré optou por formar um grupo de colaboradores como
cumprimento da vontade de Deus” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
90).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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