quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 883

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 883

Dia 22/09/2022 | XXV Semana do tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Lucas (9,7-9)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Toda semente é um anseio de frutificar, e todo fruto é uma forma de a gente se dar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6zVtdZCdvF0)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 9,7-9

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    A vida e a missão de Jesus têm conotações claramente proféticas, mas ele é maior que qualquer modelo profético que o antecedeu

·    Para conhecer Jesus não basta ler sua biografia e os evangelhos, ou ser batizado ou crer no seu poder de fazer milagres

·    Herodes parece desejar se encontrar com Jesus e conhece-lo, mas vive atordoado pelos fantasmas que sua própria violência gera

·    Mesmo tendo encontrado pessoalmente a Jesus, Herodes não o conheceu verdadeiramente, pois continuou violento e assassino

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Retome a cena e as orientações de Jesus, ativando seu desejo sincero de encontrar Jesus e compreender sua Palavra

·    Deixe-se surpreender pelo encontro vivo com Jesus e seu Evangelho, abandonando a busca de eventos grandiosos e miraculosos

·    Que perguntas você se faz sobre Jesus, e em que grupo de personagens você o coloca? O que você diz dele?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Tome consciência da sua sede de encontrar, ver, escutar e aprender com Jesus, e não deixe que nada a diminua

·    Recite os versos do Salmo 89, dando expressividade existencial a cada palavra ou imagem: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia!”

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que precisamos melhorar na escuta e na leitura da Palavra de Deus para que não nos seja tirado o que pensamos saber?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com o refrão “Eu creio na semente” (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=GcYEy0DdYcc)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 9,7-9

Pelo que ele mesmo fazia e falava, ou pelo anúncio dos seus enviados, Jesus acabou despertando a atenção de Herodes, um “reizinho” arbitrário e violento, que não respeitava ninguém, nem seu próprio irmão de sangue. Ele deseja conhecer Jesus, mas como um expectador cético, como um curioso que desejava ver uma exibição particular de milagres. Afinal, ele é rei, e merece!

Herodes fica intrigado como a pregação e a missão de Jesus. Seu desejo de vê-lo não nasce da busca da vontade de Deus e do propósito de percorrer o caminho de um bom governo. Ele não sabe, ou não quer saber, que só o conhece de verdade quem o segue, quem acolhe o anúncio do Reino de Deus e entra num caminho de conversão. Acabará se encontrando com Jesus mais tarde, na farsa do seu processo de condenação e morte.

Herodes se questiona sobre a identidade de Jesus. Levanta hipóteses, e, nisso, era acompanhado pelo povo. Mas enquanto o seu povo tentava interpretar Jesus no horizonte da prática profética, que conhecia muito bem, Herodes, atordoado pela própria violência e pelos fantasmas do medo que dela nasciam, imaginava que Jesus seria a reencarnação do profeta João Batista, que ele mandara matar. E teme perder o poder que pensa ter.

Tanto a mentalidade religiosa popular como as elucubrações de Herodes esquecem que Jesus, embora se pareça com os profetas de Israel, não cabe nos modelos antigos, pois é maior que todos eles. Por isso, a resposta madura e esclarecida à pergunta pela identidade de Jesus só será esclarecida e brilhará no seguimento dos seus passos, até à sua morte.

Os discípulos farão este caminho de crescimento e amadurecimento da fé. Mas Herodes, mesmo se encontrando com Jesus como parte interessada do processo que o condenou à morte, e mesmo tendo oportunidade de fazer diversas perguntas a ele, (cf. Lc 23,8-12), não o conheceu de fato. Ele só desejava ver um milagre e se divertir. Por isso, quando o encontrou, tratou Jesus com desprezo, caçoou dele e se aliou à hipocrisia violenta e mortal de Pilatos.

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

A escuta da revelação divina, a meditação silenciosa, a oração de contemplação e sua tradução em experiência de vida constituem o terreno no qual floresce e se desenvolve uma autêntica cultura vocacional.  A descoberta de que cada homem e mulher tem o seu lugar no coração de Deus e na história da humanidade constitui o ponto de partida para uma nova cultura vocacional(Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 152).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: