sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 892

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 892

Dia 01/10/2022 | XXVI Semana do tempo Comum | Sábado

Evangelho segundo Lucas (10,17-24)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se ouvindo ou cantando “Palavra de salvação somente o céu tem pra dar” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V12GZpBGNwM)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Lucas 10,17-24

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     Este texto é a sequência do relato do envio dos 72 discípulos para uma breve experiência de missão

·     Eles voltam deslumbrados com aquilo que identificam como sinais de sucesso e de poder do mandato recebido

·     Diante do entusiasmo pelo fugaz sucesso obtido por eles, Jesus os adverte e fala sobre a verdadeira alegria do/a missionário/a

·     Jesus conclui a cena com uma belíssima oração de louvor pelo modo como Deus age na história, revelando-se aos pobres e humildes e escondendo-se aos que se consideram grandes e sábios

·     O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Releia atentamente os versículos deste trecho do evangelho, perceba o entusiasmo infantil dos “estagiários na missão”

·     Acolha com atenção e serenidade de um discípulo/a a lição de Jesus sobre a verdadeira alegria

·     Você já sentiu entusiasmo diante do sucesso pastoral, imaginando que isso era unicamente mérito seu?

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Contemple a ação humanizadora que Deus realiza através de você e de outras pessoas, especialmente daquelas a quem ninguém reconhece o valor, e reze com a oração de Jesus

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Como ajudar os evangelizadores/as a superar a tentação de valorizar e se alegrar apenas com grandes acontecimentos e com os “evangelizadores” que fazem sucesso e tem poder?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Ouça e reze com a “Canção dos imperfeitos” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W5U1WXzRv70)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 10,17-24

Ao enviar os 72 discípulos para uma espécie de “estágio missionário”, Jesus havia insistido sobre o despojamento e a confiança, e havia também falado claramente que a rejeição e a perseguição estariam na agenda do/a missionário/a. Mas eles voltam e contam entusiasmados o sucesso obtido, e mostram-se deslumbrados com o poder que pensam ter sobre os espíritos maus.

Jesus joga “um balde de água fria” no fogo desse entusiasmo, e desloca o foco dos motivos de alegria dos discípulos/a missionários/as. A questão da derrota dos espíritos maus é relevante, pois significa o bloqueio e a anulação da resistência contra a novidade do Reino de Deus. Nessa perspectiva, a missão dos/as discípulos/as faz parte da derrota do mal e do restabelecimento da justiça. Quando Jesus diz que viu Satanás caindo, assinala claramente o fim do poder dele.

Entretanto, para Jesus, a alegria dos seus enviados/as não deve estar nos fatos grandiosos e empolgantes que realizam, nas experiências de poder que fazem, mas no serviço eficaz ao Reino de Deus, na experiência de serem servidores/as e enviados/as dele, de serem mediadores/as da ação libertadora de Deus em favor dos oprimidos. Esta alegria claramente não vem do prestígio e do privilégio, mas da participação eficaz na missão de Jesus.

Depois de desenvolver mais esta lição na escola de formação dos seus discípulos/as missionários, Jesus irrompe numa oração de júbilo e gratidão, na qual convida seus enviados/as e perceberem que eles fazem parte do coração ou do vértice da história da salvação: através deles se realiza aquilo que tantos esperaram. Na inacreditável força da fraqueza está o coração da revelação cristã!

Jesus louva o Pai por dois motivos: porque Deus se revela aos pequenos e humildes, e mostra sua força exatamente na fraqueza deles; porque ele se esconde daqueles que se consideram sábios e entendidos, e não conta com eles como seus mediadores. Como Jesus está longe de tantos/as que hoje se apresentam como seus enviados/as, e gostam de contabilizar moedas, poderes e milagres...

 (Itacir Brassiani msf)

“Sereis minhas testemunhas” (At 1, 8)

A forma plural (do mandato missionário de Jesus) destaca o caráter comunitário-eclesial da chamada missionária dos discípulos. Todo o batizado é chamado à missão na Igreja e por mandato da Igreja: por isso a missão realiza-se em conjunto, não individualmente: em comunhão com a comunidade eclesial e não por iniciativa própria. Evangelizar não é, para quem quer que seja, um ato individual e isolado, mas profundamente eclesial” Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 2022).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: