domingo, 25 de setembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 887

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 887

Dia 26/09/2022 | XXVI Semana do tempo Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Lucas (9,46-50)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando “Palavra de salvação somente o céu tem pra dar” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V12GZpBGNwM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 9,46-50

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus está dedicado a um intenso e difícil processo de formação dos seus discípulos/as, que tem dificuldades de entender e aderir ao seu caminho de despojamento e compaixão

·    Enquanto Jesus fala de despojamento, os discípulos aspiram e competem pelos primeiros lugares e, ao mesmo tempo, se entendem os únicos e legítimos enviados de Jesus

·    Jesus trata criticamente desse interesse, respondendo com um gesto e com algumas afirmações importantes: apresenta uma criança (sujeito social desprezado) e a estabelece como suas representantes

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Como você se sente e que desejos movem você na atuação como liderança da comunidade eclesial?

·    Como você vê, trata e fala dos cristãos que pertencem a outras igrejas e pregam e agem em nome de Jesus e seu Evangelho?

·    Qual o sentido atual das afirmações “aquele que entre vocês é o menor, este é o maior” e “quem não está contra vocês, está a favor”?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze com o Salmo 131: “Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada...”

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Que iniciativas poderíamos tomar para “preparar espaços para Jesus”, mas sem afastá-lo do caminho que o leva à Cruz?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com a “Canção dos imperfeitos” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W5U1WXzRv70)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 9,46-50

Os discípulos enfrentam uma terrível dificuldade de entender e aceitar o caminho de despojamento e compaixão pelo qual Jesus vai realizando sua missão, e que serve de critério para a missão deles. Enquanto Jesus sublinha essa “opção não opcional” e se empenha em corrigir as posturas equivocadas dos discípulos, eles gastam preciosas energias discutindo quem deles é o maior.

Isso está estampado no rosto deles, e Jesus não precisa que ninguém o informe sobre isso. Para Jesus, o bom, o melhor entre os humanos é o que se faz igual a todos. Para ele, todas as pessoas têm dignidade e são acolhidas por Deus, inclusive prostitutas e outras pessoas tratadas publicamente como pecadoras. Sendo assim, não haveria motivo para competições e ciúmes destruidores.

Jesus oferece esta importante lição a seus discípulos/as recorrendo a duas linguagens: um gesto e uma afirmação fundamental. Primeiro, chama uma criança (sujeito social insignificante e desprezado) para junto de si (lugar cobiçado por aqueles que se consideravam mais importantes). Depois, declara que ele mesmo é igual a esta criança desprezada, e afirma que aquele/a que faz algo de bom a ela, o faz a Jesus, pois o menor é que deve vir primeiro lugar. Para Jesus, grandes são os pequenos, e aqueles/as que os acolhem.

Até aqui, Jesus está tratando das relações internas da comunidade, pedindo que se tratem como Jesus como Jesus se relaciona com cada um/a deles. Mas, em seguida, passa à relação entre aqueles que o seguem e fazem parte do grupo definido de discípulos/as e outras pessoas que o seguem de modo diferente, mas prolongam a compaixão que ele praticou e pediu.

Como vimos em vários outros textos que já refletimos, os discípulos, com João à frente, querem proibir que pessoas que não estão com eles façam o bem em nome de Jesus. Pensam que somente eles podem agir em nome de Jesus. Mas Jesus não pensa assim, e diz um “Não!” claro e contundente à tentação do elitismo e da competição. Quem não está contra os/as discípulos/as missionários/as de Jesus, está a favor do reino de Deus.

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

O Papa Francisco conclama os cristãos a escutar o clamor por justiça no mundo atual, o que é uma exigência que concerne a todos, independentemente se têm alguma fé religiosa ou não. Isso implica entrar num autêntico diálogo que procure sanar efetivamente as raízes profundas e não a aparência dos males do nosso mundo. Um exemplo disso é o chamamento a construirmos um pacto para devolver a alma à economia(Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 164).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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