Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 891
Dia 30/09/2022 | XXVI
Semana do tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Lucas (10,13-16)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando “Palavra de
salvação somente o céu tem pra dar” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V12GZpBGNwM)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 10,13-16
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
·
No início do capítulo
10 de Lucas, Jesus oferece uma espécie de metodologia da missão e estatuto dos
seus discípulos/as
·
Ele os envia como
cordeiros em meio a lobos, mas nada justifica uma reação violenta da parte
deles
·
Nos versos de hoje,
Jesus usa palavras fortes para que os povoados que conhecem ele e seus
discípulos não se fechem e se percam
·
Jesus diz que se as
pessoas que se consideram perfeitas mas se fecham ao Evangelho, são piores que
os pagãos
·
Nossa condição de
“benditos do Pai” ou de “malditos” se define na acolhida ou na rejeição do
Evangelho e dos/as evangelizadores/as
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia atentamente o texto, retomando também os
versículos que o antecedem e escutando atentamente as fortes palavras de Jesus
· Não caia na tentação de imaginar que as
advertências de Jesus são dirigidas a outras pessoas, cidades e comunidades
· Você sente-se atingido/a pelas palavras de Jesus,
interpelado/a a não fazer pouco caso do Evangelho e das suas testemunhas?
· Você vê algum sinal indicativo de que estamos
correndo o risco de reproduzir na Igreja a atitude do povo de Cafarnaum e
Corazim?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Recorde o rosto e o nome de pessoas conhecidas suas
que sofrem rejeição por aquilo que pregam e da vida evangélica que vivem
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que precisamos mudar
ou melhorar em nós e em nossas Igrejas para evitar que essa advertência caia
sobre a nossa cabeça?
(6)Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a “Canção dos
imperfeitos” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W5U1WXzRv70)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 10,13-16
No episódio do envio dos 72
discípulos, que meditamos na última terça, Jesus nos apresentava uma espécie de
cartilha ou guia da ação missionária. Jesus deixa claro, desde o início, que
rejeição e a perseguição estão no horizonte. A casa é o ponto de apoio da
missão, e a pobreza de recursos não é uma dificuldade, mas a garantia da
autenticidade do anúncio. Na vida dos discípulos/as missionários/as não pode
haver lugar para qualquer reação violenta.
Os versículos de hoje prosseguem o
tema anterior. Betsaida era a cidade de origem de alguns discípulos. Cafarnaum
havia sido escolhida por Jesus para ser a cidade referencial de onde partia em
missão e para onde voltava. Estes povoados tiveram a oportunidade de ver de
perto a ação libertadora e formativa de Jesus. Conheciam ele e o estilo de vida
dos seus discípulos não apenas por ouvir dizer.
É por isso que, mesmo não autorizando
seus discípulos a fazer mais que bater o pó das sandálias quando seu anúncio
fosse rejeitado, Jesus pronuncia palavras duras contra estas duas cidades. Entretanto,
estas palavras não são uma condenação, mas um contundente apelo à acolhida e à
conversão. Ele não veio para julgar e condenar, mas para que o mundo seja
salvo.
Jesus compara a postura destes
povoados com aquilo que aquilo ocorreu em dois outros povoados, considerados
como típicos inimigos do povo de Israel: Tiro e Sidônia. E afirma que se estes últimos
dois povoados tivessem a oportunidade de ver e ouvir o que as pessoas de
Cafarnaum, Corazim e Betsaida viram e ouviram, teriam se convertido. Os povos
que os judeus consideram seus arqui-inimigos são melhores que eles, diz Jesus!
Este contundente apelo de Jesus à
acolhida e à conversão termina com uma importante afirmação teológica, pastoral
e espiritual: Jesus está presente na pessoa e na ação daqueles/as que ele
envia, assim como o Pai está presente nele. Acolhê-los/as ou rejeitá-los/las,
escutar e levar a sério o que eles/as dizem ou manter-se indiferente ou com
“sua própria versão das coisas” é a “prova dos nove” da justiça e da santidade
dos discípulos/as missionários/as.
(Itacir
Brassiani msf)
Vocação: graça e missão
“Somos chamados/as a promover espaços que
favoreçam a participação efetiva de todos/as, para que possibilitem o exercício
do poder compartilhado e de escuta das múltiplas subjetividades dos membros da
nossa instituição religiosa, do nosso grupo, proporcionando espaços que
viabilizem essa abertura para outras pessoas que ainda não fazem parte do nosso
grupo, de nossa comunidade” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
173).
Leitura Orante
do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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