terça-feira, 14 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1058

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1058

Dia 15/03/2023 | 3ª Semana da Quaresma | Quarta-feira

Evangelho segundo Mateus (5,17-19)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

§  Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§  Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§  Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§  Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§  Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§  Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§  Prepare-se ouvindo a canção Cada vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

§  Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,17-19

§  Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§  Jesus havia anunciado solenemente quem são as pessoas bem-aventuradas, aquelas que agradam ao Deus do Reino

§  Sabendo que isso não fechava com as leis tradicionais, Jesus esclarece que não é anarquista e nem um simples reformador

§  Recorrendo à sua autoridade de enviado de Deus e de intérprete competente das antigas escrituras, ele mostra com palavras e ações a novidade do Reino de Deus

§  Ele veio dar pleno cumprimento à profecia e às leis, e isso ele mostra nas suas decisões, ações e pregações

§  Depois de afirmar isso, ele apresentará uma série de casos nos quais evidencia o que significa pleno cumprimento das escrituras

§  O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§  Leia atentamente esta pequena catequese de Jesus, procurando entender exatamente e apenas aquilo que está escrito

§  Você não tem a impressão de que, com seu ensino e sua prática, Jesus estimula uma postura desobediente e anárquica?

§  Você não acha que, por outro lado, muitas pregações e práticas prendem Jesus à simples e inflexível obediência às leis e costumes?

§  O que significa para nós, hoje, levar a sério que Jesus cumpre e revela plenamente as escrituras anteriores a ele?

§  Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

§  Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§  Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§  Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§  Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§  Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§  Reze pedindo a graça da fidelidade criativa ao Evangelho e da coragem e da imaginação profética

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

§  Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§  Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§  Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§  Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§  Como ajudar nossas famílias e comunidades a não apagarem a novidade desafiadora e revolucionária da vida e da ação de Jesus?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

§  Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§  Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Medite e reze com a canção Paz na terra (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Mateus 5,17-19

Os evangelhos não deixam dúvidas: aos olhos de grande parte dos seus contemporâneos, Jesus foi um anarquista e agitador que estimulou à desobediência da lei religiosa e civil. A liberdade experimentada por aqueles/as que se fizeram discípulos/as seus também causou preocupações, até por causa do exagero de alguns. Daí a pergunta: Jesus veio abolir a Lei?

Estamos na primeira grande aula no processo de formação dos discípulos/as, que conhecemos como “sermão da montanha”. É claro que a indicação de quem são os/as “bem-aventurados/as”, os santos/as, os/as que agradam a Deus causou desconcerto a muitos ouvintes. A intervenção de Jesus que estamos refletindo procura colocar as coisas no seu devido lugar.

As citações diretas das escrituras que podemos ler nos capítulos anteriores já poderiam ter eliminado as dúvidas: tudo na vida de Jesus ocorre “para que se cumprisse a Lei”. Mas então, Jesus seria um profeta judeu como todos os outros, ou um simples reformador dos costumes? Nele só haveria continuidade, e nenhuma ruptura, em relação ao judaísmo e aos hábitos sociais?

Jesus começa com uma advertência: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os profetas!” Tanto uma como a outra, continuam como uma espécie de “pedagogo” (como dirá São Paulo), até que o Reino de Deus seja consumado, até que passem este velho sistema social, cultural e religioso (“o céu e a terra”). E completa: “Eu vim para cumprir plenamente” tanto a Lei como a Profecia. A prática dos escribas e fariseus era parcial e imperfeita.

A expressão “em verdade, em verdade, eu vos digo” é uma afirmação da autoridade de Jesus, que se apresenta como o cumpridor do sentido profético da Lei, até então escondido à maioria dos judeus. Ele se apresenta como a “chave” que nos abre o sentido das escrituras. Elas devem ser lidas e revistas a partir daquilo que Jesus viveu e ensinou. Desobedecendo as leis para atender as necessidades das pessoas vulneráveis, Jesus se mostra um profeta, e manifesta o verdadeiro sentido e o objetivo último da lei.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

Os pobres são as primeiras vítimas da subnutrição e da fome no mundo. Ser pobre significa, quase sempre, ser mais facilmente provado pelos inúmeros perigos que ameaçam a sobrevivência e ter menor resistência às enfermidades físicas. No seio de uma população pobre, as primeiras vítimas são sempre os indivíduos mais frágeis: crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação, enfermos e pessoas idosas (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 44).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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