sábado, 18 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1062

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1062

Dia 19/03/2023 | 4ª Semana da Quaresma | Domingo

Evangelho segundo João (9,1-41)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

§  Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§  Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§  Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§  Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§  Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§  Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§  Prepare-se ouvindo o mantra Jesus, tu és a luz (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

§  Leia com toda a atenção o texto de João 9,1-41

§  Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§  Esta bela e densa cena do encontro de um cego de nascimento com Jesus está inserida na espiritualidade da caminhada quaresmal

§  Jesus havia dito, no lugar mais importante do templo, que ele é a luz do mundo, e quem o segue não caminha na escuridão (8,12)

§  As autoridades reagiram dizendo que Jesus estava possesso pelo demônio e pegaram em pedras para apedrejá-lo

§  Saindo do templo, Jesus cruza com um cego de nascimento, e os discípulos questionam a origem desse mal

§  Jesus não se detém em extensas e complexas explicações, mas o faz capaz de ver e adquirir autonomia e maioridade

§  As autoridades reagem com agressividade, acusam Jesus de desrespeitar a lei e expulsão o homem curado do templo

§  Finalmente, Jesus afirma que cegos e pecadores são os fariseus

§  O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§  Situe-se espiritualmente na cena descrita por João, em cada personagem, naquilo que dizem e fazem

§  Perceba como a iluminação do cego crescendo, e passa da cura física à maturidade espiritual e à iluminação da fé

§  Quais são as cegueiras das quais necessitamos ser libertados, para que nossa adesão a Jesus seja madura e plena?

§  Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

§  Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§  Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§  Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§  Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§  Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§  Peça a Jesus a graça de encontra-lo no caminho da vida e de ver com seus olhos e amar com seu coração

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

§  Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§  Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§  Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§  Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§  Como ajudar nossa Igreja e seus membros a se alegrar mais com a vida resgatada e promovida que com o respeito às leis e costumes?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

§  Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§  Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Medite e reze com a canção Fazer de conta (acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Joao 9,1-41

Os discípulos vêm um cego mendigando, e perguntam se a desgraça é fruto do pecado, como pensam. O cego representa as pessoas que vivem sob a opressão, sem imaginar que podem sair dela, sem vislumbrar alternativas. Ele não esperava uma cura, nascera privado da condição e dignidade humana e sempre vivera assim. Jesus não pode dar-lhe nada, porque ele não sabe o que é a vida.

Para Jesus, esse limite não é castigo, e Deus não é indiferente a essa condição limitadora. Jesus convoca os discípulos à ação, e assinala a urgência de fazer algo: sua obra é fazer algo em favor da pessoa humana humilhada. Com o barro, Jesus recria o ser humano, acaba a criação desfigurada e incompleta. A piscina está fora da cidade, e o cego deve caminhar, sair livremente. Assim ele começa a ver e conhecer o que é o ser humano, o mundo, o caminho da fé.

O cego é como um morto que volta à vida, sendo o mesmo, é outro. Que os cegos vejam, é sinal dos tempos messiânicos. Antes ele permanecia imóvel, impotente, dependente, e a mudança repentina causa perplexidade nos vizinhos. A cura suscita interesse por Jesus no meio popular, esperança e desejo de encontra-lo.

Os fariseus não se interessam pela cura em si, mas sobre como foi feita. Eles não se alegram com a cura, e exigem respeito à lei, que seria a regra da ação de Deus. O deus deles não se interessa pela pessoa humana dependente, cega. Os judeus se refugiam na incredulidade e suspeitam que o homem jamais havia sido cego. Não encaram o fato evidente, pois contradiz suas convicções. Intimidado pelas autoridades, o povo não pode expressar a alegria espontânea pela cura, deve submeter-se à opinião dos dirigentes.

Os fariseus querem evitar o testemunho do cego sobre Jesus, e pedem que jure lealdade a eles, para que Jesus seja rotulado como pecador. Não podem negar a cura, mas pensam que podem calar a interpelação que ela provoca. Para eles, Deus não pode agir contra a lei e a favor do ser humano necessitado. Eles pensam que sua ideologia é mais verdadeira que a experiência, e se refugiam na tradição para não ver e para negar a realidade.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

É preciso não só matar a fome, mas emancipar o faminto e, para isso, o trabalho e o emprego dignos são fundamentais. A subutilização da força de trabalho (24% não consegue trabalho, desistiu de procurar ou trabalha menos do que gostaria) e o desemprego elevado (chegou a 15% em 2021, e atinge hoje cerca de 12 milhões de brasileiros) são situações relacionadas fortemente com a insegurança alimentar e a fome (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 49).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/) 

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