domingo, 12 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1056

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1056

Dia 13/03/2023 | 3ª Semana da Quaresma | Segunda-feira

Evangelho segundo Lucas (4,24-30)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

§ Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§ Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§ Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§ Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§ Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§ Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§ Prepare-se ouvindo a canção Cada vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

§ Leia com toda a atenção o texto de Lucas 4,24-30

§ Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§ Este texto está situado depois da apresentação de uma espécie de “plataforma de lançamento” do seu projeto, uma pregação inaugural da missão de Jesus na sua cidade-natal

§ Depois de ler o profeta Isaías, que fala do envio de um personagem para libertar os pobres e oprimidos, Jesus diz que essa profecia se cumpre nele, que ele é o Enviado de Javé

§ A resposta dos seus contemporâneos e coetâneos é contraditória, e vai da acolhida entusiasmada à rejeição mais acirrada

§ Conhecedor da história de rejeição dos profetas, Jesus entende o que acontece, mas não abre mão de fazer o que Deus quer

§ Deus não reconhece privilégios de pequenos grupos e povos privilegiados, como o demonstraram Elias e Eliseu

§ O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§ Leia atentamente a narração desta primeira manifestação e rejeição pública de Jesus na cidade de onde se criara

§ Dá para entender que, recordando Elias e Eliseu, Jesus está pedindo que a Igreja abra suas portas às pessoas discriminadas?

§ Em que medida também nós estaríamos alimentando a ideia de que Deus deve beneficiar primeiro os “nossos”?

§ No horizonte da Campanha da Fraternidade, quem faria parte desses grupos considerados desprezíveis e “estrangeiros”?

§ Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

§ Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§ Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§ Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§ Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§ Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§ Senhor, ajuda-nos a ampliar as fronteiras da nossa família, comunidade e nação, para acolher e ajudar a todos os que sofrem

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

§ Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§ Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§ Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§ Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§ Por onde começar a abrir fronteiras e derrubar muros que nos separam e opõem a quem é apenas diferente?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

§ Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§ Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Medite e reze com a canção Paz na terra (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Lucas 4,24-30

Depois de termos refletido e rezado ontem a cena na qual Jesus se aproxima de nós e, nivelando-se à nossa humanidade, nos oferece a água que sacia a nossa sede mais profunda, somos levados por Lucas à estreia da vida pública de Jesus em Nazaré. E ele começou “demarcando o campo”, lendo um trecho do profeta Isaías e terminando com uma breve e explosiva “homilia”: “Hoje se cumpriu essa passagem da escritura que vocês acabaram de ouvir”.

A reação dos seus conterrâneos e coetâneos é contraditória: por um lado, admiração e aplausos; por outro, escândalo, críticas e até ameaças. Enquanto uns se impressionavam pela coragem e sabedoria das suas palavras, outros tropeçavam na sua origem humilde e pobre e por sua postura pouco exclusivista em benefício dos seus concidadãos, e pouco nacionalista por alargar as fronteiras da sua missão para todos os pobres.

Jesus conhece tanto a história da profecia como a vontade de Deus, que ele chama de Pai. Deus não considera os vínculos étnicos, tribais e nacionais na sua ação libertadora. E os profetas, quando autênticos, se movem com a mesma liberdade. Por isso, sempre sofrem rejeição por parte daqueles/as que se consideram melhores, superiores, mais merecedores, começando pelos que são mais próximos.

Jesus não realiza nenhum milagre em benefício exclusivo dos seus conterrâneos e, com isso, frustra suas expectativas e interesses. Ele não está sujeito aos interesses e expectativas de pequenos grupos. Os caminhos de Deus seguem outra lógica: prioriza as pessoas e grupos sociais mais necessitados, que não contam e não valem aos olhos dos grupos que controlam o poder, aqueles/as que são “diferentes” e, por isso, menosprezados/as.

Jesus busca dois fatos antigos para comprovar isso. Mesmo que existissem muitas viúvas pobres em Israel, o profeta Elias foi em socorro de uma viúva estrangeira. Em meio a um grande número de leprosos hebreus, Eliseu priorizou a cura de um leproso estrangeiro. Cabe-nos assimilar e viver essa compaixão sem fronteiras de Deus. É este o caminho de uma verdadeira conversão.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

As causas da fome no Brasil são várias, dentre as quais pode-se destacar: a histórica estrutura fundiária; uma política agrícola perversa, que destina a maior parte dos incentivos ao agronegócio; o sequestro do sistema produtivo pelo sistema econômico financeiro; o desemprego e o subemprego ou trabalho informal; a perversidade da política salarial; o desmonte de todo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 45).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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