quinta-feira, 23 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1067

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1067

Dia 23/03/2023 | 4ª Semana da Quaresma | Sexta-feira

Evangelho segundo João (7,1-30)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

§ Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§ Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§ Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§ Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§ Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§ Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§ Prepare-se ouvindo o mantra Jesus, tu és a luz (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

§ Leia com toda a atenção o texto de João 7,1-30

§ Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§ Segundo o evangelista João, Jesus vai diversas vezes a Jerusalém, e sempre que vai provoca conflitos e enfrentamentos

§ Na Galileia, sua fama profética cresce, e não faltam aqueles que querem levar vantagem com isso, inclusive entre seus familiares

§ Nesta perspectiva, os parentes pressionam Jesus a subir a Jerusalém para a festa das tendas e ampliar seu apelo social

§ Jesus tem outro projeto, e vai a Jerusalém para esvaziar o sentido da festa e se legitimar como filho e enviado do Pai

§ No debate com os cidadãos da capital, Jesus questiona suas crenças e afirma que eles não conhecem o Deus que dizem cultuar

§ O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§ Situe-se no coração do debate de Jesus com seus familiares e com os cidadãos da capital, lendo o texto inteiro (v. 1-30)

§ Você conhece pessoas, grupos ou igrejas que “usam” o nome de Jesus para levar algum tipo de vantagem?

§ Você é capaz de perceber o alcance político e social da pregação e da prática de Jesus, ou vê nele apenas um líder espiritualista?

§ Você tem levado a sério Jesus (seu ensino e sua prática) para fazer uma ideia de Deus e falar dele?

§ Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

§ Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§ Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§ Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§ Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§ Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§ Jesus, tu és a Luz dos olhos meus! Jesus, brilhe essa luz nos passos meus seguindo os teus!

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

§ Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§ Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§ Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§ Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§ O que fazer para que os cristãos e suas Igrejas não caiam na tentação de apresentar um Jesus milagreiro, poderoso e famoso?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

§ Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§ Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Medite e reze com a canção Fazer de conta (acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre João 7,1-30

A proposta litúrgica do tempo quaresmal não obedece à sequência literária nem ao progresso temporal dos textos do evangelho, mas a uma lógica temática, enfatizando o progresso na conversão pessoal, comunitária e social. O texto de hoje está localizado em plena ação apostólica de Jesus, num momento especialmente crítico.

Estando na Galileia, Jesus é abordado pelos seus próprios familiares, que fazem pressão para que ele suba a Jerusalém para ampliar sua influência sobre o povo. Isso revela que seus parentes esperam usufruir das vantagens de ter um familiar famoso. Este não é o projeto de Jesus, e nem seus familiares acreditam nele.

Diante da recusa de Jesus, seus parentes sobem sozinhos a Jerusalém para a festa das tendas, que faz memória da travessia do deserto. Jesus segue mais tarde, discreto e, ao mesmo tempo, absolutamente convicto de que o templo e suas instituições não tinham nada a dizer sobre os novos tempos do Reino de Deus que ele inaugurava com suas ações e anunciava com sua pregação.

A discrição de Jesus, entretanto, não impede que sua presença seja percebida. E as pessoas se questionam sobre ele, já que ele não tem nada de especial que o identifique com o profeta esperado, a não ser suas ações de emancipação e libertação, aliás, radicalmente questionadas pelas lideranças religiosas. E se perguntavam por que as autoridades não o prendiam.

Os cidadãos de Jerusalém, mergulhados na ideologia veiculada pelo templo e seus ministros, refutam a identidade messiânica de Jesus e afirmam que sabem de onde ele vem: seu sotaque denuncia que é galileu. Quanto ao messias, ninguém saberia de onde viria. Mas Jesus responde a eles com ironia e coragem: eles não sabem de onde virá o messias, nem conhecem aquele que o envia.

Na verdade, Jesus questiona o saber usado como muro protetivo contra as surpresas de Deus e como álibi para evitar a necessária conversão. Não podemos falar de Deus ou imaginá-lo passando ao largo de Jesus, seu filho amado e seu enviado autorizado.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

Quando a única lei é o cálculo do lucro no fim do dia, não há mais qualquer freio na adoção da lógica da exploração das pessoas. As pessoas são vistas como simples meios. Deixa de haver salário justo, horário justo de trabalho e criam-se novas formas de escravidão, suportadas por pessoas que, sem alternativa, devem aceitar esse veneno de injustiça a fim de ganhar o mínimo para comer” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 50).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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