sexta-feira, 31 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1075

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1075

Dia 01/04/2023 | 5ª Semana da Quaresma | Sábado

Evangelho segundo João (11,45-56)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

§  Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§  Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§  Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§  Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§  Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§  Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§  Prepare-se ouvindo a canção “A palavra de Deus ouvida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

§  Leia com toda a atenção o texto de João 11,45-56

§  Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§  Depois da longa e tensa discussão com as lideranças do templo, Jesus se dedica à pregação, quando é avisado da morte de Lázaro

§  Depois de “chamar Lázaro para fora” e mandar que o desamarrem e o deixem andar, muita gente aderiu a Jesus

§  Sem nenhum interesse pela vida do povo, a elite religiosa se reúne e decreta a morte de Jesus, sem nenhum processo

§  Justificam esta decisão recorrendo à “lei de segurança nacional”: defesa do “lugar sagrado” e “segurança da nação”

§  Jesus se retira desse ambiente perigoso e perverso, e, longe do templo, acolhe novos/as discípulos/as e oferece-lhes formação

§  O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§  Releia o texto com calma, prestando atenção aos personagens, ao que eles fazem e ao que eles dizem

§  Qual é o verdadeiro motivo da reunião do Conselho, e o que eles temem a respeito de Jesus?

§  Que tipo de “leitura da realidade” eles fazem? O que dizem de Jesus? Isso é verdade?

§  Como entender que as ações emancipadoras e restauradoras de Jesus provoquem tanta indignação e violência nas lideranças?

§  Elas podem se arrogar a autoridade de representantes de Deus? O que isso significa para as autoridades e lideranças cristãs de hoje?

§  Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

§  Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§  Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§  Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§  Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§  Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§  Peça a Deus pela sua comunidade eclesial: que ela não use o nome de Deus para oprimir, dominar e perseguir ninguém

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

§  Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§  Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§  Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§  Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

§  Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§  Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Medite e reze com a canção “A verdade vos libertará” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre João 11,45-56

Na meditação de ontem, Jesus concluía o debate com as lideranças do templo reafirmando sua filiação divina – suas ações o fazem parecido com o Pai – e que a elite religiosa é filha da idolatria (que a tradição judaica chama de prostituição), pois rejeita, persegue e quer matar Jesus, assim como os discípulos fiéis a ele.

Na cena de hoje, que está situada depois da ressurreição de Lázaro, estas mesmas “autoridades” confirmam a decisão de eliminar Jesus, dispensando qualquer processo minimamente legal. Diante da crescente adesão do povo a Jesus, elas sentem estar perdendo a influência e terreno. Então, reúnem o “conselho superior” (o Sinédrio) para tomar uma decisão.

As lideranças religiosas do templo não toleram pessoas livres, conscientes e vivas. Como Jesus e sua pregação são os responsáveis por isso, reúnem-se os que pretendem representar os “interesses de Deus”, seja pelo cargo que exercem, seja pelo saber que administram. Reunidos, fazem uma leitura negativa e tendenciosa dos acontecimentos, não conseguem ver nada de bom e somente ameaça naquilo que Jesus faz.

Pode parecer incrível, mas esta gente não está interessada no cumprimento da vontade de Deus e em proteger e melhorar a vida do povo, mas apenas com o risco de perder da “clientela religiosa” para Jesus. Mas disfarçam, e justificam sua decisão assassina acenando para o risco de que Jesus, agitando as esperanças do povo, provoque uma represália romana. Em outras palavras, apelam à “lei de segurança nacional” para defender seus interesses.

Ironicamente, Caifás, em nome do conselho e como chefe que encarna perfeitamente a instituição, opõe-se à ação de Deus em Jesus para “salvar” o “lugar de Deus”, que é o templo. Isso faz com que Jesus se afaste do templo e se esconda, onde atrai mais discípulos/as e se dedica à última etapa de formação deles/as antes de ser levado à morte. Mas, com a morte na cruz, Jesus acaba decretando o fim da identificação do povo de Deus com a nação judaica, pois abre as portas para os “filhos de Deus dispersos”.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

“Se é verdade que a desigual distribuição da população e dos recursos disponíveis cria obstáculos ao desenvolvimento e ao uso sustentável do ambiente, deve-se reconhecer que o crescimento demográfico é plenamente compatível com um desenvolvimento integral e solidário, de modo que isso não seja usado como pretexto para escolhas políticas e econômicas pouco conformes à dignidade da pessoa humana (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 62).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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