quinta-feira, 2 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1046

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1046

Dia 03/03/2023 | 1ª Semana da Quaresma | Sexta-feira

Evangelho segundo Mateus (5,20-26)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

§ Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§ Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§ Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§ Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§ Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§ Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§ Prepare-se cantando: Louvor e glória a ti, Senhor!” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zWobJxhD_iI)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

§ Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,20-26

§ Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§ Depois de apresentar o caminho da felicidade duradoura, Jesus pede aos seus seguidores/as uma justiça superior à dos fariseus

§ O primeiro de uma série de exemplos dessa justiça Jesus a dá no trecho de hoje: não matar é apenas o começo, e o mínimo

§ A raiva e o insulto precedem e preparam o homicídio, pois não considera a dignidade e a honra do outro, do diferente

§ Na comunidade e na sociedade, a fraternidade e a reconciliação são mais importantes que as doutrinas, ritos e devoções

§ O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§ Leia atentamente, palavra por palavra, este ensino de Jesus sobre as relações respeitosas e fraternas, e a reconciliação

§ Que impacto tem sobre você este ensino de Jesus: não é suficiente não matar, é preciso evitar a raiva e o insulto?

§ Quais são as consequências do conselho de interromper o culto e as ofertas para primeiro se reconciliar com quem prejudicamos?

§ Como você, sua família e sua comunidade podem exercitar este ensinamento de Jesus?

§ Com quem você precisa se reconciliar hoje? Quem são as pessoas que poderiam ter uma queixa contra você?

§ Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

§ Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§ Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§ Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§ Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§ Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§ Examine diante do Senhor suas atitudes e sentimentos, e peça-lhe a graça de eliminar pela raiz o desprezo e o ódio aos outros

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

§ Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§ Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§ Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§ Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§ Por onde poderíamos iniciar um caminho de pacificação e confiança que acabe por eliminar em nós as raízes da violência?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

§ Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§ Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Ouça e cante “Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Mateus 5,20-26

Depois de propor o caminho da felicidade plena e duradoura, Jesus sublinha que ele requer a vivência de uma justiça maior que aquela demonstrada pelos escribas e fariseus. E dá uma série de exemplos, dos quais o texto de hoje nos apresenta o primeiro. Jesus parte das Escrituras Sagradas, mas não se detém na lei fria. Para ele, a Escritura tem por fim assegurar a proteção social dos vulneráveis e a comunhão e a harmonia no interior da comunidade.

Nesta perspectiva, Jesus reinterpreta o 5º mandamento da lei de Moisés, ciente de que o homicídio começa bem antes do ato concreto que o realiza, e tem suas raízes na falta de respeito à dignidade de quem é diferente de nós, configurada na raiva e no insulto. Não matar não é o teto da justiça, mas seu mínimo, ou seu ponto de partida. A fraternidade sem fronteiras e a reconciliação sempre renovada são exigências incontornáveis do Evangelho do Reino, e os/as discípulos/as não podem ignorar isso.

A justiça maior que a ostentada pelos fariseus se expressa na vivência da fraternidade e da reconciliação, ou seja: permitindo e agindo para que o diferente viva dignamente. Isso é tão importante e decisivo que Jesus ensina que a nossa comunhão com Deus depende da reconciliação com as pessoas e grupos que divergem de nós e até nos perseguem. A atitude de pacificação e reconciliação é mais importante que a doutrina ortodoxa e o culto divino!

É claro que Jesus não recomenda fazer um momento de parada durante a celebração ou durante a apresentação das oferendas. Ele usa esta imagem forte para reforçar a absoluta importância de cultivar, manter e reatar os vínculos que, tanto do ponto de vista humano como religioso, nos une ao próximo. E não se trata apenas de constatar que ofendemos alguém e isso nos pesa na consciência, mas de verificar se nós mesmos agimos mal e provocamos dano e ressentimento nos outros.

O nosso próximo, sendo diferente, e até mesmo divergente de nós, é um dom, um presente. Relacionar-se fraternalmente com ele não pode jamais ser um peso, mas sempre uma grande alegria.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

A abundância é gerada quando ninguém considera somente seu o que possui, mas oferece, como dom, às necessidades do próximo. A comunidade não pode esperar ter condições necessárias para viver o programa do Reino, mas é ela mesma que tem que criar tais condições, encontrando dentro de si mesma a solução para os problemas, vencendo o egoísmo, a inveja, o orgulho e o desejo de poder” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 25;27).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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