segunda-feira, 6 de março de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1050

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1050

Dia 07/03/2023 | 2ª Semana da Quaresma | Terça-feira

Evangelho segundo Mateus (23,1-12)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

§ Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§ Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§ Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§ Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§ Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§ Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§ Reze, ouvindo ou cantando: “Quero ouvir teu apelo, Senhor” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZHACwFpiA4k)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

§ Leia com toda a atenção o texto de Mateus 23,1-12

§ Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§ Jesus está em Jerusalém, centro econômico e religioso de Israel, e tem sucessivos confrontos com os grupos que exercem autoridade

§ No texto de hoje, o confronto não é direto, e Jesus apenas se refere a eles para orientar seus discípulos a viverem corretamente

§ Criticando os fariseus e escribas, Jesus pede insistentemente que seus discípulos não se comportem como eles

§ E, por fim, apresenta seu mandamento: os/as discípulos/as tem todos a mesma dignidade, e um só Pai, um só Mestre e um só Guia

§ O que caracteriza a comunidade do Reino de Deus são as relações de igualdade, fraternidade e serviço mútuo

§ O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§ Leia atentamente, palavra por palavra, a crítica de Jesus aos escribas e fariseus, assim como o que ele pede dos/as discípulos/as

§ O que Jesus critica nos fariseus e escribas? Que exemplos de ambiguidade deles Jesus apresenta?

§ Será que nós, individualmente e comunitariamente, não caímos na mesma incoerência e tentação na qual caíram os fariseus?

§ O que Jesus manda e pede aos seus discípulos? Como vivemos hoje este tríplice mandamento?

§ Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

§ Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§ Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§ Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§ Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§ Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§ Ajuda-me a viver minha fé em ti sem jamais fazer dela um trampolim para o sucesso ou uma máscara para meus interesses

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

§ Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§ Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§ Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§ Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§ Em que que nossa comunidade e a Igreja como um todo precisam mudar para levar a sério o que Jesus manda no evangelho de hoje?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

§ Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§ Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Ouça e cante “Voz e luz” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fBHxrFcTRWA)

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Mateus 23,1-12

Esta página do ensino de Jesus aos discípulos, a partir da observação crítica da atitude dos fariseus e doutores da lei, ocorre em Jerusalém, no templo, alguns dias antes da sua prisão e condenação à morte. E nós a lemos na perspectiva da conversão ao Evangelho, que é o apelo especial e predominante desse tempo.

Do ponto de vista literário, este episódio vem antes dos sete “ais” dirigidos aos fariseus, e antecipa cinco exemplos do esforço deles para impressionar o povo. Por fim, a partir do contraexemplo dos fariseus, cuja imitação os discípulos devem evitar, Jesus anuncia três mandamentos aos seus discípulos.

É preciso considerar que o objetivo desta cena, apesar da linguagem polêmica e do recurso aos clichês, não é propriamente acusar os fariseus e escribas, mas instruir e prevenir aqueles que seguem a Jesus. Os interlocutores de Jesus são membros da comunidade, e Jesus quer que eles façam uma autocrítica madura e responsável.

Inicialmente, Jesus pede que seus discípulos escutem o que os escribas leem e proclamam (leis e profetas), mas não deem crédito à interpretação que fazem e ensinam, e não imitem suas atitudes. A fé em Deus e a conversão ao Reino de Deus implica na coerência entre ler, falar e agir. E é nisso que, segundo Jesus, os escribas e fariseus pecam, e seus discípulos devem evitar.

A crítica de Jesus aos fariseus se concentra em três atitudes: eles fazem tudo para serem vistos e causar boa impressão sobre o povo; eles multiplicam preceitos e proibições sem levar em conta o peso que representam para o povo; eles se recusam a mexer um dedo para ajudar o povo. Por isso, buscam os primeiros lugares e querem ser chamados e tratados como mestres, líderes e pais.

Isso não pode ser imitado, de modo nenhum, pelos/as discípulos/as de Jesus! Todos somos irmã/os e servidores/as uns dos outros, iguais em dignidade, filhos do Pai, guiados e instruídos por Jesus. A igualdade, a fraternidade, a coerência e o serviço configuram nossa identidade como discípulos/as missionários/as de Jesus.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

A fome é uma realidade no Brasil, e este fato não pode ser negado. Ela é o flagelo de uma multidão de brasileiros. Mas no Brasil não falta alimento. A cada ano o país bate recordes de produção de milho, soja, trigo, cana de açúcar, carne, etc. O que então nos falta? Falta convertermo-nos ao Evangelho, olhar com sinceridade as necessidades do outro, aprender a repartir, edificar aqui e agora o Reino de Deus que buscamos e que se realizará em plenitude na eternidade” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 29).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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