terça-feira, 19 de setembro de 2023

Nossa Senhora da Salete: beleza, compaixão e sabedoria de Deus

 Compaixão: expressão da beleza, da sabedoria e do poder de Deus

Sabedoria, todos desejamos alcançar. Sinais da presença de Deus nas tramas e dramas da nossa sofrida história, que não deseja ver? A questão se resume, essencialmente no seguinte: onde está a sede da sabedoria e quais são os sinais da presença de Deus em nossa vida?

Paulo responde a essa pergunta de forma contundente e paradoxal: em Jesus Cristo crucificado por amor temos a expressão encarnada da sabedoria de Deus e o sinal mais inequívoco da sua presença salvadora, da sua poderosa compaixão. Nele temos o caminho para a Vida verdadeira.

O Apóstolo das nações captou bem o caráter paradoxal da manifestação da Sabedoria e do Poder de Deus em Jesus Cristo encarnado e crucificado: para muitos, essa sabedoria parece loucura e esse poder parece fraqueza. Mas assim é Deus, e assim é o ser humano maduro, discípulo missionário.

No momento da suprema revelação de Deus na paixão e morte do seu Filho, a mãe de Jesus está presente, de pé, diante da cruz de Jesus, acompanhada de um discípulo e uma discípula. Jesus os vê, e faz uma dupla declaração, que é também um duplo pedido: “Mulher, este é teu filho!” “Esta é tua mãe!”

No alto do calvário, diante da expressão máxima do amor de Deus, Jesus entrega Maria como mãe dos que creem, mãe da Igreja. E nos convida a levá-la conosco, como a discípula primeira e fiel. Nasce aqui uma Nova Família, semente de uma Nova Humanidade. Aqui nasce e vive a Sagrada Família.

Aos pés da cruz e ao lado de Maria, somos convidados a fazer a passagem da família de sangue à família cristã, da comunidade natural à comunidade de vida e de missão. Em companhia do discípulo amado, que representa o discipulado fiel e perseverante, somos convidados a reconhecer e proteger nossas raízes.

Passemos da pequena colina do calvário à montanha de La Salette. Ali temos de novo Maria, não mais aos pés da cruz, mas inclinada diante das cruzes e sofrimentos dos franceses esquecidos pela sabedoria pouco luminosa, mas atraente da revolução francesa.

Em La Salette temos de novo Jesus, não mais diante de Maria e do discípulo amado, mas pendente no peito da Bela Senhora, de braços abertos para acolher todas as dores do mundo. É da cruz que partem os raios que brilham no rosto e nas lágrimas de Maria. Eis de novo o poder e a sabedoria de Deus.

Tanto o evento do Calvário como o evento de La Salette são Evangelho de Deus e, como tal, nos convidam à conversão. E o caminho da conversão é o caminho de Jesus, paixão por Jesus e paixão pela humanidade. É trilhando esse caminho que, progressivamente, somos congregados à nova família de Jesus.

Nossa consagração a Deus pelos votos pretende ser, antes de tudo, uma humilde e decisiva expressão desse caminho de conversão ao Evangelho de Jesus, sabedoria e poder de Deus. Significa aceitar a maternidade de Maria, fazendo-nos discípulos do seu Filho, e, com ela, cuidar do mistério de um Deus que, por amor, se faz humano, e colocar-se a seu serviço.

Viver a pobreza evangélica, a castidade celibatária e a obediência para a missão não são expressões de loucura e fraqueza? Viver a compaixão solidária e gastar-se pelos outros não é algo visto como insensatez? Renunciar à autonomia absoluta para colocar-se em perspectiva sinodal na busca daquilo que é bom para todos não é tornar-se vulnerável? Tomar distância da família, da região e do povo de origem não parece algo desnecessário?

Esse é o caminho de Jesus, o caminho que nos conduz à verdade do ser humano e à vida plena e abundante. Esse é o caminho que Maria nos recorda permanentemente, pedindo que façamos tudo o que ele nos diz. Esse é o caminho que reassumimos na festa de Nossa Senhora da Salette e na renovação da nossa consagração.

19 de setembro de 2023

177 anos da aparição de Maria em La Salette

(Celebração de Renovação dos Votos Religiosos)

Nenhum comentário: