terça-feira, 26 de setembro de 2023

O Evangelho de cada dia (117)

117 | Ano A | 25ª Semana Comum | Terça-feira | Lucas  8,19-21

(26/09/2023)

Como já percebemos, os três versículos de hoje estão inseridos numa seção literária maior, na qual Jesus sublinha a importância de ouvir corretamente seu Evangelho. Em outros textos, ele sublinha que escutar a Palavra de Deus implica em guardá-la, praticá-la, fazê-la frutificar na vida (cf. 6,46-49; 11,27-28).  Esta palavra de Deus compreende o conjunto do antigo testamento, assim como a vida e o ensinamento de Jesus. Neste sentido, Maria já fora apresentada como a ouvinte e servidora exemplar da Palavra de Deus.

No breve texto de hoje, Lucas nos informa que Jesus estava ensinando seus discípulos e o povo, e que sua mãe e seus irmãos aproximaram, mas não puderam chegar perto dele por causa da multidão. Podemos imaginar que também eles, especialmente a mãe, queriam ouvi-lo e aprender como viver a fé. Então, um mensageiro avisou Jesus da chegada dos seus familiares.

“Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”, diz o mensageiro a Jesus. Sem ressentimento em relação a ninguém, e mostrando profundo apreço àqueles/as que o escutam sequiosos, Jesus dá uma resposta um pouco estranha, com aparência de desprezo à sua própria mãe, na qual afirma que seus irmãos e sua mãe são as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática. É isso que cria e sustenta a relação com ele.

Os discípulos/as são sua grande e nova família, e a escuta e a prática da Palavra de Deus é o dinamismo que a congrega. Para Jesus, as exigências dessa Palavra são claras: relacionamento fraterno e igualitário; perdão recíproco; prioridade aos pequenos; superação dos estreitos laços de sangue, de nação e de etnia. Não é possível ser discípulo/a e ignorar estes imperativos.

Jesus não se deixa prender por laços de sangue, nem cai na tentação de formar guetos ou seitas fechadas. Ele veio iniciar uma relação profunda e total nas relações humanas, sociais, espirituais e políticas, e nem as relações familiares ficam de fora. Também a família deve entrar na lógica do reino de Deus. É claro que podemos imaginar, sem perder o foco, que Maria e os parentes que a cercam se agregarão, pouco a pouco, ao círculo daqueles/as que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

 

Meditação:

§  Retome a breve cena oferecida por Lucas, procurando interagir com os personagens: a mãe e os irmãos de Jesus; o mensageiro; a atitude e a palavra de Jesus; o olhar atento e agradecido dos/as discípulos/as que o circundam

§  Como você vive concretamente a relação entre os vínculos familiares e os vínculos com Jesus e com a comunidade?

§  Como está a escuta e a prática – sua, da sua família e da sua comunidade – da Palavra de Deus, especialmente neste mês?

Nenhum comentário: