terça-feira, 5 de setembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (100)

Ano A | 22ª Semana Comum | Terça-feira | Lucas 4,38-44

(06/09/2023)

Na cena que meditamos ontem, vimos que, com o Evangelho da misericórdia e da compaixão, Jesus cala a voz dos defensores de uma lei que discrimina e condena, e, ao mesmo tempo, devolve a palavra e a autonomia às pessoas socialmente e psicologicamente anuladas. Hoje, Lucas nos mostra a continuação desse ministério da compaixão sem reconhecer limites de lugar ou de destinatários. Jesus tinha diante dos olhos a humanidade e o mundo todo, e desconhecia nacionalismos e discriminações.

A cura da sogra de Pedro, que estava acometida de forte febre, demonstra que Jesus não está preocupado com gestos espetaculares, mas com o resgate da vida das pessoas oprimidas e marginalizadas. Ela entra numa casa de pescadores e vai ao encontro de uma mulher. Deus não se compraz nos espetáculos, mas na libertação das vítimas! A missão de Jesus é superar o mal e suas raízes. Ele se recusa a ser um simples curador.

Na casa da sogra de Pedro ocorre a manifestação silenciosa de uma Palavra que cura. Jesus se inclina sobre a humanidade oprimida e ameaça as forças que a colocam de joelho. Através desse gesto restaurador, as pessoas não reconhecidas em sua dignidade passam a contar, e se tornam servidoras da vida. É isso que acontece com a sogra de Pedro, e conosco: quem experimenta a bondade de Deus em Jesus: torna-se discípulo/a missionário/a.

Jesus não é um burocrata ou doutor da lei fixado na sinagoga, mas um profeta e um mestre itinerante. Ele é movido pela convicção de que o Reino de Deus não é monopólio apenas de meia dúzia de pessoas. Curando e anunciando o Evangelho de Deus dia e noite e onde quer que seja necessário e oportuno, Jesus se retira e vai ao encontro de outras pessoas e lugares. É para isso que se sente enviado. Essa é a vontade do Pai a respeito dele.

Essa atitude de Jesus nos convoca a sermos comunidade e Igreja sempre “em saída”, rumo às periferias. Não podemos ficar na simples e fácil proclamação de que Jesus é o filho de Deus, pois isso até os demônios fazem, e Jesus os cala. Precisamos estar com Jesus, aprender dele e participar da sua missão, carregando também suspeitas que se voltam contra ele.

 

Meditação:

·    Retome o episódio, acompanhando a presença de Jesus na casa de Pedro, sua ação incansável em favor do povo e sua saída para outros lugares para lá colocar sinais do Reino de Deus

·    Permita que Jesus se incline sobre você, cure suas enfermidades e faça de você um/a servidor/a da vida dos/as outros/as

·    Onde e a quem Jesus está pedindo que você sirva hoje? Que males que se hospedam em você ele ameaça e elimina com sua Palavra?

Nenhum comentário: