segunda-feira, 11 de setembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (106)

Ano A | 23ª Semana Comum | Domingo | Lucas 6,12-19

(12/09/2023)

Estamos lendo e meditando o capítulo 6 do evangelho segundo Lucas. E o fazemos no dia 12 de setembro, num clima de apreensão diante de tragédias que aprendemos a chamar de “eventos climáticos extremos” e, ao mesmo tempo, no clima da exacerbação regionalista patrocinada pela “Semana Farroupilha”, que exalta uma figura idealizada e promove uma cultura que não consegue esconder seu machismo, seu racismo e seu classismo.

Mesmo que alguns dos 12 discípulos escolhidos e enviados sejam pouco conhecidos, Jesus os “escolheu a dedo” e os chamou pelo nome. Antes de escolher, passou uma noite em oração, para que não se enganasse na escolha, e eles fossem símbolo do novo povo de Deus. Ser Apóstolo significa ser enviado, ser porta-voz de Jesus e seu Evangelho, que, decididamente, não significa proclamar que “o Sul é meu país”, e que aqui simplesmente “tudo o que se planta cresce e o que mais floresce é o amor”.

Os Doze participam da missão do próprio Jesus Cristo, fazem o que ele fez, desfrutam da sua dignidade, assumem sua meta e trilham seu caminho. Eles recebem a missão de manter a Palavra de Jesus sempre viva, atual, compreensiva e relevante. São chamados “pelo alto”, mas enviado ao mundo. São convocados pela Palavra e consagrados a serviço dela. O fruto dessa missão é o desejo de encontrar Jesus e de acolher seu Evangelho como a boa terra acolhe a semente e cria as condições para que germine.

A vocação e a missão dos Doze emerge da oração de Jesus sobre a montanha. A Igreja nasce da comunhão de Jesus com o Pai, daquela obediência e daquele amor do que não recua diante da morte, simbolizada na noite. A vocação dos Doze é também um chamado à comunhão, que é o objetivo de todo apostolado.  

Nossas comunidades e cada um/a de nós somos convocados/as a renovar nosso ardor missionário, a potencializar nosso testemunho, a dar nossa resposta concreta e engajada ao Senhor que nos chama através dos clamores e esperanças do nosso povo ameaçado. Estamos respondendo com a vida “Eis-me aqui, envia-me”?

 

Meditação:

·      Acompanhe passo a passo o retiro orante, a escolha nominal e o envio dos Doze Apóstolos, embaixadores do Reino de Deus

·      Deixe que ressoe também em você e hoje o chamado e a escolha de Jesus: “Eu te amo, te chamo, te formo e te envio!”

·      Desça da montanha com Jesus, e perceba a multidão que vem ao encontro dele, abandonada e ferida pelos falsos “messias”

·      Como a multidão, procure tocar Jesus, e deixar-se tocar pela Palavra e pela liberdade solidária e destemida que ele nos ensina

Nenhum comentário: