sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O Evangelho dominical (Pagola) - 31.09.2023

ELES LEVAM A DIANTEIRA

A parábola é tão simples que parece indigna de um grande profeta como Jesus. No entanto, não está dirigida ao grupo de crianças que corre à sua volta, mas aos sumos sacerdotes e anciãos do povo, que o perseguem quando se aproxima do templo.

Segundo o relato, um pai pede a dois dos seus filhos que trabalhem em sua vinha. O primeiro responde bruscamente: «Não quero», mas não esquece o apelo do pai e acaba por trabalhar na vinha. O segundo reage com uma disponibilidade admirável: «Claro que vou, senhor», mas tudo fica em palavras. Ninguém o verá trabalhando na vinha.

A mensagem da parábola é clara. Também os líderes religiosos que ouvem Jesus estão de acordo. Diante de Deus, o importante não é falar, mas fazer. Para cumprir a vontade do Pai Celestial, o decisivo não são as palavras, promessas e orações, mas as ações e vida cotidiana.

O surpreendente é a aplicação de Jesus. As Suas palavras não podem ser mais duras. Apenas o evangelista Mateus as recolhe, mas não há dúvida que vêm de Jesus. Só ele tinha essa liberdade frente dos líderes religiosos: «Garanto-vos que os publicanos e as prostitutas vos precederão no caminho do reino de Deus».

Jesus fala desde a sua própria experiência. Os líderes religiosos disseram «sim» a Deus. Eles são os primeiros a falar dele, de sua lei e de seu templo. Mas, quando Jesus os chama a «procurar o reino de Deus e a sua justiça», fecham-se à sua mensagem e não entram por esse caminho. Dizem «não» a Deus com sua resistência a Jesus.

Os cobradores de impostos e as prostitutas disseram «não» a Deus. Vivem fora da lei, estão excluídos do templo. No entanto, quando Jesus lhes oferece a amizade de Deus, escutam o seu convite e dão passos para a conversão.

Para Jesus não há dúvida: o publicano Zaqueu, a prostituta que regou os pés com lágrimas, e tantos outros, vão à frente no caminho do reino de Deus. Neste caminho, não avança quem faz solenes profissões de fé, mas quem se abre a Jesus dando passos concretos de conversão ao projeto do Pai.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: