domingo, 24 de setembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (116)

116 | Ano A | 25ª Semana Comum | Segunda-feira | Lucas  8,16-18

(25/09/2023)

Com a parábola do semeador, que estudamos no sábado passado, Jesus pedia de nós uma escuta atenta e generosa, um aprofundamento responsável e uma sólida perseverança na escuta da Palavra. O discípulo/a se torna missionário/a, chamado a anunciar (semear) o Evangelho a todas as pessoas e grupos, sempre com confiança na força da semente e com esperança de que frutifique, pois a pequena parte que a acolhe bem produz pelas demais.

Os poucos versículos do texto de hoje estão no mesmo horizonte e dão sequência ao tema. Neles Jesus põe em destaque a atitude daqueles que lemos ou escutamos sua Palavra. “Prestai atenção à maneira como vós ouvis!”, adverte ele. E, para ilustrar o que quer enfatizar, recorre à metáfora da lâmpada, advertindo quem o escuta sem atenção e sem discernimento.

É da experiência comum que ninguém acende uma lâmpada para escondê-la ou para cobri-la, e nenhum eletricista com um mínimo de juízo instala uma lâmpada num lugar que possa limitar seu raio de iluminação. A luz existe para ajudar a ver as coisas, e não como para servir de decoração ou ostentação! Não olhamos a lâmpada, mas aquilo que ela ilumina.

Assim é a Palavra de Deus na vida pessoal e eclesial. Ela não está aí para decorar nossas mesas e estantes. Nas celebrações, ela não deve simplesmente ser exposta com destaque, saudada com aplausos e acolhida com danças rituais, mas está lá para ser proclamada, ouvida e entendida. Ela está presente para iluminar e ajudar a entender o que Deus nos fala pelos acontecimentos e pelos sinais dos tempos.

Assim, compreendemos a sentença final de Jesus no texto de hoje. Quem proclama, escuta, lê ou estuda com atenção a Palavra de Deus verá crescer ainda mais seu entendimento. Mas quem a trata como decoração ou amuleto, como uma palavra qualquer, descobrirá desolado/as que sequer leu ou escutou a Palavra de Deus, que aquele livro que aplaudiu ou em torno do qual dançou, não passa de um livro desconhecido ou uma lâmpada encoberta.

 

Meditação:

§  Retome, com toda a atenção possível estes três versículos que prosseguem a parábola do semeador e a explicação de Jesus

§  A simplicidade das parábolas do Reino de Deus não pode ser tomada como sinal de superficialidade e irrelevância

§  Será que não estamos tratando o ensino e a prática do Reino de Deus como uma lâmpada que acendemos e escondemos dentro do sacrário, do templo ou do coração, impedindo que ele ilumine e transforme o mundo?

§  Estamos levando a sério de verdade a Palavra de Deus que lemos, ouvimos e estudamos?

Nenhum comentário: