terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 287

 Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 287   

Dia 03/02/2021 | Quarta-feira | 4ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (6,1-6)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “Palavras de salvação somente o céu pra dar” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 6,1-6

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      No final do capítulo 3 do seu Evangelho, Marcos já nos apresentou um confronto difícil e exigente de Jesus com seus familiares

·      No texto em questão, esta tensão reaparece, agora como dificuldade de aceitar as origens modestas de Jesus

·      Um Deus encarnado na condição humana, com mãos calejadas pelo trabalho de carpintaria, continua sendo uma pedra de escândalo

·      Sem a aceitação da manjedoura e da cruz, nossa fé em Deus pode degenerar em fuga da realidade e perigosa ideologia religiosa

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto com atenção, imaginando-se presente em Nazaré, interagindo com os familiares e conterrâneos de Jesus

·      Em que medida também nós resistimos em admitir que pessoas simples, em lugares remotos podem fazer grandes coisas?

·      Deixe-se seduzir por Jesus Cristo, o Deus na carpintaria e na cruz, assumindo uma vida simples e priorizando os meios frágeis

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como ajudar nossas comunidades cristãs a superar a ilusão de apostar apenas em meios potentes e pessoas poderosas?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Nossa alegria é saber que um dia...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dkQATERDJh4)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 6,1-6

Apesar dos títulos de poder que a história associou a ele, Jesus de Nazaré partilhou a sorte das pessoas desprezadas e marginalizadas. Ele não fez coro com os soberbos e satisfeitos, nem foi indiferente ao destino das pessoas humilhadas. Nasceu numa estrebaria, habitou numa cidade insignificante, foi trabalhador braçal, aproximou-se de grupos sociais tidos por suspeitos, foi preso e executado entre ladrões. Em sua cidade, Jesus era conhecido como um carpinteiro, e seus familiares eram pessoas muito humildes.

O trecho do evangelho de hoje mostra a admiração e a inquietação dos conterrâneos de Jesus sobre a origem do seu carisma. Como o conheciam desde pequeno, perguntavam-se: “Onde foi que arranjou tanta sabedoria? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria?” Do ponto de vista da origem, Jesus não poderia ser o que dava a impressão de ser. Para seus conterrâneos, a sabedoria não poderia vir de pessoas comuns e humildes como eles. Por mais que o ensinamento e as ações de Jesus impressionassem, sua pertença a um povoado e uma família marginal era como uma pedra de escândalo.

Jesus fica impressionado com esta visão estreita, com a influência que a ideologia das elites exerce sobre os humildes habitantes da sua aldeia. Por trás dela está a ideia da inferioridade e impotência dos pobres, da sua radical e eterna dependência de benfeitores poderosos. Como tantos outros, aquele povo simples havia interiorizado e assimilado sua própria insignificância. E parece que esse escândalo atinge os próprios familiares e parentes de Jesus.

Por isso, Jesus repete um provérbio: “Um profeta só não é estimado na sua pátria, entre seus parentes e familiares...” Aqueles que conheciam sua origem humilde e suas mãos calejadas na carpintaria não conseguiam reconhecer em Jesus os traços do Profeta ou do Messias esperado. Mas, para Jesus, o escândalo dos habitantes de Nazaré significa falta de fé, daquela abertura essencial que permite reconhecer a presença de Deus nas pessoas simples, acolher as surpresas e a ação de Deus que se manifesta onde menos se espera.

 (Itacir Brassiani msf)

                                

Um pensamento do Papa Francisco

 

“As visões liberais individualistas consideram a sociedade como uma mera soma de interesses que coexistem. Falam de respeito pelas liberdades, mas sem a raiz duma narrativa comum. E frequentemente acusam como populistas quantos defendem os direitos dos mais frágeis da sociedade. Para as referidas visões, a categoria de povo é uma mitificação de algo que não existe na realidade”. (Francisco, Fratelli Tutti, 163)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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