Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 287
Dia 03/02/2021 | Quarta-feira | 4ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (6,1-6)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “Palavras de salvação somente o céu pra dar” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 6,1-6
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· No final do capítulo 3 do seu
Evangelho, Marcos já nos apresentou um confronto difícil e exigente de Jesus
com seus familiares
· No texto em questão, esta tensão
reaparece, agora como dificuldade de aceitar as origens modestas de Jesus
· Um Deus encarnado na condição humana,
com mãos calejadas pelo trabalho de carpintaria, continua sendo uma pedra de
escândalo
· Sem a aceitação da manjedoura e da
cruz, nossa fé em Deus pode degenerar em fuga da realidade e perigosa ideologia
religiosa
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto com atenção, imaginando-se
presente em Nazaré, interagindo com os familiares e conterrâneos de Jesus
· Em que medida também nós resistimos em
admitir que pessoas simples, em lugares remotos podem fazer grandes coisas?
· Deixe-se seduzir por Jesus Cristo, o
Deus na carpintaria e na cruz, assumindo uma vida simples e priorizando os
meios frágeis
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como ajudar nossas comunidades cristãs
a superar a ilusão de apostar apenas em meios potentes e pessoas poderosas?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Nossa alegria é saber que um dia...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dkQATERDJh4)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
ideias sobre Marcos 6,1-6
Apesar dos títulos de poder que a
história associou a ele, Jesus de Nazaré partilhou a sorte das pessoas
desprezadas e marginalizadas. Ele não fez coro com os soberbos e satisfeitos,
nem foi indiferente ao destino das pessoas humilhadas. Nasceu numa estrebaria,
habitou numa cidade insignificante, foi trabalhador braçal, aproximou-se de
grupos sociais tidos por suspeitos, foi preso e executado entre ladrões. Em sua
cidade, Jesus era conhecido como um carpinteiro, e seus familiares eram pessoas
muito humildes.
O trecho do evangelho de hoje
mostra a admiração e a inquietação dos conterrâneos de Jesus sobre a origem do
seu carisma. Como o conheciam desde pequeno, perguntavam-se: “Onde foi que
arranjou tanta sabedoria? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria?” Do
ponto de vista da origem, Jesus não poderia ser o que dava a impressão de ser.
Para seus conterrâneos, a sabedoria não poderia vir de pessoas comuns e
humildes como eles. Por mais que o ensinamento e as ações de Jesus
impressionassem, sua pertença a um povoado e uma família marginal era como uma
pedra de escândalo.
Jesus fica impressionado com esta
visão estreita, com a influência que a ideologia das elites exerce sobre os
humildes habitantes da sua aldeia. Por trás dela está a ideia da inferioridade
e impotência dos pobres, da sua radical e eterna dependência de benfeitores
poderosos. Como tantos outros, aquele povo simples havia interiorizado e
assimilado sua própria insignificância. E parece que esse escândalo atinge os
próprios familiares e parentes de Jesus.
Por isso, Jesus repete um
provérbio: “Um profeta só não é estimado na sua pátria, entre seus parentes e familiares...” Aqueles que conheciam sua
origem humilde e suas mãos calejadas na carpintaria não conseguiam reconhecer
em Jesus os traços do Profeta ou do Messias esperado. Mas, para Jesus, o
escândalo dos habitantes de Nazaré significa falta de fé, daquela abertura
essencial que permite reconhecer a presença de Deus nas pessoas simples,
acolher as surpresas e a ação de Deus que se manifesta onde menos se espera.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento do Papa Francisco
“As visões liberais individualistas consideram a sociedade como uma mera
soma de interesses que coexistem. Falam de respeito pelas liberdades, mas sem a
raiz duma narrativa comum. E frequentemente acusam como populistas quantos defendem os direitos dos mais frágeis da
sociedade. Para as referidas visões, a categoria de povo é uma mitificação
de algo que não existe na realidade”. (Francisco, Fratelli Tutti, 163)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida
cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família,
em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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