Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 289
Dia 05/02/2021 | Sexta-feira | 4ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (6,14-29)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “Palavras de salvação somente o céu pra dar” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 6,14-29
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Jesus é visto como um simples profeta,
um homem sem honra, um qualquer que causa incômodo (como João) e é rejeitado
· Entre o envio e o retorno dos
apóstolos, o relato do destino de João Batista recorda que é isso que espera
aqueles que Jesus envia
· O conluio entre a nobreza, o exército
e os líderes locais, numa decisão tomada sob efeito de álcool, sela o destino
de João
· Jesus inicia sua missão com a prisão
de João, e é precedido por ele também na condenação e na execução
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto com atenção, observando
bem as nuances do relato e participando da cena que ele descreve
· Você consegue perceber a crítica
irônica do evangelista às elites da Galileia, assim como sua denúncia vigorosa
da sua violência?
· O que explica o arrefecimento da
profecia das lideranças cristãs nos tempos atuais, e como poderemos resgatá-la?
· Como desenvolver nos discípulos/as missionários/as
de hoje a coragem da verdade e a ousadia do testemunho?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
ideias sobre Marcos 6,14-29
Ontem meditamos sobre o episódio
do envio dos doze apóstolos e o ensino sobre o que é essencial na missão, em
qualquer tempo e lugar: sair ao encontro como peregrinos/as e hóspedes; confiar
na força libertadora dos meios frágeis; manter a abertura e o diálogo; fazer
bem e fazer bem sem olhar a quem. Amanhã refletiremos sobre o retorno deles.
É aparentemente estranho que o
evangelista coloque, entre o envio e o retorno dos apóstolos, o relato sobre a
condenação e morte de João Batista. Parece um parêntesis, mas não é! Inserindo
aqui este episódio, Marcos quer dar a entender que os apóstolos herdam tanto a
missão como o destino de Jesus. Ele inicia sua missão com a prisão de João, é
comparado a ele, e terá o destino dos profetas.
Neste relato temos uma espécie de
crítica mordaz das elites que controlam Israel, e um registro do conluio
incestuoso de interesses políticos, militares e comerciais, e uma denúncia
vigorosa dos seus caprichos assassinos. Herodes convida para sua festa a
nobreza, o exército e as lideranças regionais. O juramento de um Herodes bêbado
de dar à bailarina, sua enteada, a metade dos seus bens assinala o modo
estranho como as elites tomam suas decisões políticas.
Mesmo que aparentemente deseje
conhecer Jesus, Herodes não conseguirá, pois silenciou a Voz que anunciava o
Verbo, e sem voz não há palavra. Seu casamento com a cunhada, como era também,
como o costume de então, uma aliança política e diplomática, criticada por
João. Imaginando que Jesus era João Batista que retornava, Herodes reconhece
seu fracasso ao tentar calar a voz dos profetas que o criticavam.
Nesta crônica reportada por
Marcos percebemos o recorrente confronto entre reis tão arrogantes quando
enfraquecidos com os profetas que não calam a verdade, mesmo que paguem essa
fidelidade com a própria vida. Jesus seguirá por esse caminho, e terá o mesmo
destino. E os discípulos/as missionários/as que ele envia também devem se
preparar para isso. Os/as cristãos serão sempre sinais de contradição!
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento do Papa Francisco
“A tarefa educativa, o desenvolvimento de hábitos solidários, a
capacidade de pensar a vida humana de forma mais integral, a profundidade espiritual são realidades
necessárias para dar qualidade às relações humanas, de tal modo que seja a
própria sociedade a reagir face às próprias injustiças, às aberrações, aos
abusos dos poderes econômicos, tecnológicos, políticos e mediáticos”. (Francisco, Fratelli Tutti, 167)
Sobre a
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida
cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família,
em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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