Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 295
Dia 11/02/2021 | Quinta-feira | 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (7,24-30)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a oração
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se ouvindo a canção “Palavra
do meu Senhor, Palavra cheia de amor” (ou outro canto de aclamação da
Palavra) (https://www.youtube.com/watch?v=S7TOC2Yvnew&list=RDGMEMMib4QpREwENw3_jAc0YgNw&index=4)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 7,24-30
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Parece que Jesus decide evitar
discussões estéreis e deseja se retirar para refletir sobre a novidade e as
exigências do Reino de Deus
· Uma mulher pagã desrespeita as linhas
do apartheid social e religioso, se aproxima de Jesus e reivindica em favor do
seu povo
· Esta cena é muito bem arquitetada por
Marcos para afirmar que a indiscutível igualdade e paridade de todas as pessoas
e povos
· Enquanto os discípulos não entendem
Jesus, e os líderes religiosos o rejeitam, os pobres e os pagãos excluídos o
reconhecem e buscam
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto, procurando entender bem
os recursos literários e a questão central que está em discussão: a igualdade
diante de Deus
· Qual seria a razão que leva grupos de
cristãos a se opor de modo tão virulento à ação social e ecumênica da Igreja do
Brasil?
· Como superar a contradição de quem
reza “Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa” e continua pensando
“Somos melhores que os outros e temos o que eles não têm”?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Reze, com sinceridade, com estas
palavras: “Senhor, eu não sou digno, mas teu amor nos ensina que todos somos
filhos/as!”
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
assistindo um clip com a canção “Utopia” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GwKNdnIGJTU)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas para
compreender Marcos 7,24-30
Jesus desconstrói a teologia da pureza e
solapa, em suas bases, a ideologia da supremacia e hierarquização da dignidade
de alguns/mas povos e pessoas sobre outros/as. Declarando que todos os
alimentos são puros, e resgata a dignidade dos excluídos, como quando
“purifica” os leprosos. Assim, ele mostra que o sistema de pureza, que dizia
proteger o povo, na verdade oprimia os vulneráveis.
Depois do confronto com os escribas e do
ensino incisivo ao povo e aos discípulos, Jesus adentra mais ainda no
território dos pagãos, com o desejo explícito de colocar um ponto final nessa
interminável discussão e aprofundar pessoalmente a questão. Mas eis que uma
mulher pagã, desonrada por ser mulher e por ser pagã, ousa interromper esse
“retiro” de Jesus. Ela desrespeita as fronteiras que separam judeus e pagãos e
a privacidade de Jesus.
A cena descreve a reação de Jesus no horizonte
das hostilidades étnicas e culturais dos judeus em relação os pagãos, e isso só
realça a ousadia e a novidade do ensino e da prática de Jesus. A mulher pagã
não apenas desrespeita as leis que excluem os pagãos dos benefícios de Deus e
da cidadania em Israel, nem se resume a pedir pela sua filha, mas discute com
Jesus – torna-se teóloga! – defendendo a dignidade do seu povo, reivindicando a
igualdade de todas as pessoas e povos diante de Deus.
Segundo Marcos, o que faz Jesus “mudar” de opinião
em relação aos pagãos não é a fé e sim o argumento da mulher: Deus é pai, e não
trata nenhuma pessoa ou povo como indigno ou impuro. O Reino de Deus, que é o
horizonte no qual Jesus se move, derruba os muros que classificam e opõem as
pessoas entre puras e impuras, judias e pagãs, filhas e cães.
Infelizmente, o sentimento de que “temos o que
eles não têm” ou “somos melhores e mais merecedores que eles” ainda vigora, e
volta com virulência inaudita entre grupos que se dizem cristãos. Veja-se o
teor de algumas manifestações sobre o ecumenismo e a Campanha da Fraternidade...
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento do Papa Francisco
“O
amor político supõe o amadurecimento de um sentido social que supera toda a
mentalidade individualista.
Ela leva-nos a amar o bem comum e a buscar efetivamente o bem de todas as
pessoas, consideradas não só individualmente, mas também na dimensão social que
as une. Povo e pessoa são termos
correlativos. A boa política procura
caminhos de construção de comunidade nos diferentes níveis da vida social,
a fim de reequilibrar e reordenar a globalização para evitar os seus efeitos
desagregadores”. (Francisco, Fratelli Tutti, 182)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida
cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família,
em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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