Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 296
Dia 12/02/2021 | Sexta-feira | 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (7,31-37)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a oração
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando “A
Palavra de Deus vai chegando, vai...” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=YbujZHawttg)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 7,31-37
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Enquanto os discípulos não entendem
Jesus, e os líderes religiosos o rejeitam, os pobres e os pagãos excluídos o buscam
e reconhecem
· Jesus continua curando e ensinando em
território pagão, e uma pessoa com dificuldades de falar é levada a Jesus
· Pisando sobre a ideologia da separação
e da pureza, Jesus toca os ouvidos e a língua do surdo-mudo, e ele se recupera
· Os pagãos que o levaram a Jesus, junto
com o pagão curado, rompem com a marginalização e se tornam evangelizadores
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto, contemplando
atentamente os gestos dos pagãos e de Jesus, mas também o que diz Jesus e o que
dizem os pagãos
· Você acha que as pessoas e grupos
excluídos tem o espaço que lhes é devido na Igreja e na sociedade?
· Seria verdade que muitos cristãos e
comunidades sentem-se mais à vontade reproduzindo ideologias que separam e
hierarquizam que aderindo à escandalosa e provocadora liberdade inclusiva de
Jesus?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Reze, pedindo que Jesus abra seus
ouvidos e sua boca, para entender com inteligência e pregar com criatividade o
seu Evangelho
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
assistindo um clip com a canção “Utopia” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GwKNdnIGJTU)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas para
compreender Marcos 7,31-37
No texto de ontem, vimos como a insistência e
o argumento de uma mulher pagã faz Jesus “mudar” de opinião. Deus é pai, e não ninguém
como indigno ou impuro, como se fosse um cão desprezível. Anunciando e
realizando o Reino de Deus, que é o horizonte no qual se move, Jesus derruba os
muros que classificam e opõem as pessoas e povos.
Na cena de hoje, Jesus continua em território
pagão, e sua ação libertadora cobre toda a região circunvizinha à Galileia.
Pessoas anônimas levam a Jesus um homem que tinha extrema dificuldade de se
comunicar verbalmente. Tudo indica que é mais um pagão, como o são também
aqueles que o levam a Jesus e pedem que imponha suas mãos sobre ele.
Na mentalidade judaica, os pagãos eram pessoas
impuras, das quais o judeu deveria se afastar para não se tornar impuro, assim
como era considerada impura a saliva humana. Sem nenhuma pretensão de fama, mas
mantendo seu confronto radical com o sistema de pureza, Jesus leva o surdo-mudo
para fora do olhar do público, toca sua língua com saliva e seus ouvidos com os
dedos.
Com estes dois gestos, Jesus desfaz novamente
a ideologia da pureza, que delimitava a pertença ao povo judeu e excluía todos
os demais, assim como trabalhadores manuais, doentes, pecadores em geral.
Gritando, abre os ouvidos e solta a língua daquele pagão, de modo que ele e
seus amigos anônimos deixam a zona da exclusão e se tornam testemunhas de
Jesus.
É uma formidável mudança do status social
daquele homem! Aquilo que Jesus, com poucos resultados, lutava para provocar
nos seus discípulos torna-se possível com gente excluída: eles ouvem Jesus e
testemunham abertamente o bem que ele faz sem olhar a quem. E o que Jesus faz e
ensina deve ser normativo e inquestionável para quem o segue.
É terrivelmente perniciosa e anticristã a
ideologia que afirma a supremacia do branco sobre os outros, do rico sobre o
empobrecido, do homem sobre a mulher, do ocidente sobre o oriente, dos
católicos sobre os protestantes...
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento do Papa Francisco
“É
um ato de caridade indispensável o empenho com o objetivo de organizar e
estruturar a sociedade de modo que o próximo não se venha a encontrar na
miséria. É
caridade acompanhar uma pessoa que sofre, mas é caridade também tudo o que se realiza para modificar as condições
sociais que provocam o seu sofrimento. É caridade se alguém ajuda outra
pessoa fornecendo-lhe comida, mas o
político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que
enobrece a sua ação política”. (Francisco, Fratelli Tutti, 186)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da
Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida
cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família,
em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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