Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 658
Dia 09/02/2022 | Quinta Semana Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo Marcos (7,14-23)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo a canção “Chegou a hora da alegria...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QIW1hHYT6PE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos
7,14-23
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Os doutores da lei dizem defender a tradição,
mas, na verdade, a esvaziam e colocam a serviço dos mais fortes
·
Eles fazem das leis de pureza o centro da lei
de Deus, mas Jesus percebe que elas sustentam a penalização dos mais fracos
·
Declarando puros os leprosos e puros todos os
alimentos, Jesus destitui o apartheid religioso e cultural de qualquer base
·
Ele pede duas vezes, ao em geral e aos
discípulos em particular, que entendam a força libertadora desse seu ensino
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Releia o texto, procurando entender a metáfora
e as explicações de Jesus sobre a pureza e a impureza
·
Tome consciência de que Jesus não está a falar
de pureza ou impureza de alimentos, mas da inclusão ou exclusão de pessoas
·
Quais são os argumentos mais usados hoje para
defender a superioridade de alguns povos (religiões, classes) sobre outros?
·
Por que os cristãos católicos ainda tememos
tanto a relação, a cooperação e o diálogo com os pobres e marginalizados, com
as demais Igrejas e outras religiões?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
“Felizes os puros de coração, porque verão a
Deus!”
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Quais são as ideologias que continuam a
descartar pessoas, e contra as quais devemos lutar intrepidamente?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
mestre na Escola do Evangelho, ensina-nos a superar os vícios de homens velhos!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça e cante
canção de São Francisco (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Marcos 7,14-23
Ontem refletimos
sobre a primeira parte do confronto dos doutores da lei com Jesus sobre a
questão da pureza. Eles acham que Jesus ensina a relativizar a lei de Deus, e
os seus discípulos se comportam tranquilamente dessa maneira. Mas não é Jesus
que desrespeita a Palavra de Deus, e sim os próprios escribas, que a deviam
ensiná-la e, na verdade, a esvaziam e manipulam.
Mesmo que não
pareça à primeira vista, a questão da pureza é crucial na mensagem e na prática
de Jesus. Os rituais e preceitos de pureza tinham o objetivo de manter a
unidade fechada do judaísmo às custas da exclusão ou menosprezo de todos os
demais povos, culturas e religiões. A equação era simples: puro = judeu; impuro
= pagão. Portanto, por trás da discussão sobre a pureza e a purificação está a
questão da admissão dos excluídos como membros do povo de Deus.
A questão é tão
central que Jesus insiste, e voltará a isso com frequência: “Ouçam-me todos, e
entendam!” “Então, nem vocês (os discípulos) entendem?” Para as multidões,
Jesus esclarece a questão recorrendo a uma breve metáfora: assim como nenhum
alimento ingerido pode tornar uma pessoa impura, nenhuma relação com pessoas
pagãs pode desqualificar quem quer que seja.
Interrogado pelos
discípulos, Jesus explica a metáfora. Declarando puros todos os alimentos, ele
considera insustentável a separação entre judeus e pagãos. O que nos torna maus
ou inaceitáveis aos olhos de Deus não é o encontro, a acolhida e o diálogo com
as pessoas diferentes, de outras religiões e grupos mas as atitudes e
pretensões de superioridade, de intolerância, de distanciamento.
Jesus desconstrói
a ideologia da pureza e solapa em suas bases a ideologia da separação e da supremacia
dos judeus sobre os pagãos. Ele declara que todos os alimentos são puros, afirma
que todas as pessoas possuem sua dignidade, e resgata a dignidade dos
excluídos, como quando “purifica” os leprosos. Jesus mostra que o sistema de
pureza, que diz proteger o povo, na verdade oprime os mais vulneráveis. E hoje,
o mito da meritocracia e a ideologia do empreendedorismo continuam
classificando e descartando pessoas.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do
Papa Francisco
“Alguns consideram que muitos dos
problemas atuais ocorreram a partir da emancipação da mulher. Mas este
argumento não é válido, é falso, não é verdade! Trata-se de uma forma de
machismo. A idêntica dignidade entre o homem e a mulher impele a
alegrar-nos com a superação de velhas formas de discriminação e ao
desenvolvimento dum estilo de reciprocidade dentro das famílias. Se aparecem
formas de feminismo que não podemos considerar adequadas, de igual modo
admiramos a obra do Espírito no reconhecimento mais claro da dignidade da
mulher e dos seus direitos”. (Amoris Laetitia, nº 54)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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