terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 658

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 658

Dia 09/02/2022 | Quinta Semana Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Marcos (7,14-23)

(1)  Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Chegou a hora da alegria...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QIW1hHYT6PE)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Marcos 7,14-23

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Os doutores da lei dizem defender a tradição, mas, na verdade, a esvaziam e colocam a serviço dos mais fortes

·        Eles fazem das leis de pureza o centro da lei de Deus, mas Jesus percebe que elas sustentam a penalização dos mais fracos

·        Declarando puros os leprosos e puros todos os alimentos, Jesus destitui o apartheid religioso e cultural de qualquer base

·        Ele pede duas vezes, ao em geral e aos discípulos em particular, que entendam a força libertadora desse seu ensino

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·        Releia o texto, procurando entender a metáfora e as explicações de Jesus sobre a pureza e a impureza

·        Tome consciência de que Jesus não está a falar de pureza ou impureza de alimentos, mas da inclusão ou exclusão de pessoas

·        Quais são os argumentos mais usados hoje para defender a superioridade de alguns povos (religiões, classes) sobre outros?

·        Por que os cristãos católicos ainda tememos tanto a relação, a cooperação e o diálogo com os pobres e marginalizados, com as demais Igrejas e outras religiões?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·         “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus!”

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)  Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Quais são as ideologias que continuam a descartar pessoas, e contra as quais devemos lutar intrepidamente?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite a invocação: “Jesus, mestre na Escola do Evangelho, ensina-nos a superar os vícios de homens velhos!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Ouça e cante canção de São Francisco (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Marcos 7,14-23

Ontem refletimos sobre a primeira parte do confronto dos doutores da lei com Jesus sobre a questão da pureza. Eles acham que Jesus ensina a relativizar a lei de Deus, e os seus discípulos se comportam tranquilamente dessa maneira. Mas não é Jesus que desrespeita a Palavra de Deus, e sim os próprios escribas, que a deviam ensiná-la e, na verdade, a esvaziam e manipulam.

Mesmo que não pareça à primeira vista, a questão da pureza é crucial na mensagem e na prática de Jesus. Os rituais e preceitos de pureza tinham o objetivo de manter a unidade fechada do judaísmo às custas da exclusão ou menosprezo de todos os demais povos, culturas e religiões. A equação era simples: puro = judeu; impuro = pagão. Portanto, por trás da discussão sobre a pureza e a purificação está a questão da admissão dos excluídos como membros do povo de Deus.

A questão é tão central que Jesus insiste, e voltará a isso com frequência: “Ouçam-me todos, e entendam!” “Então, nem vocês (os discípulos) entendem?” Para as multidões, Jesus esclarece a questão recorrendo a uma breve metáfora: assim como nenhum alimento ingerido pode tornar uma pessoa impura, nenhuma relação com pessoas pagãs pode desqualificar quem quer que seja.

Interrogado pelos discípulos, Jesus explica a metáfora. Declarando puros todos os alimentos, ele considera insustentável a separação entre judeus e pagãos. O que nos torna maus ou inaceitáveis aos olhos de Deus não é o encontro, a acolhida e o diálogo com as pessoas diferentes, de outras religiões e grupos mas as atitudes e pretensões de superioridade, de intolerância, de distanciamento.

Jesus desconstrói a ideologia da pureza e solapa em suas bases a ideologia da separação e da supremacia dos judeus sobre os pagãos. Ele declara que todos os alimentos são puros, afirma que todas as pessoas possuem sua dignidade, e resgata a dignidade dos excluídos, como quando “purifica” os leprosos. Jesus mostra que o sistema de pureza, que diz proteger o povo, na verdade oprime os mais vulneráveis. E hoje, o mito da meritocracia e a ideologia do empreendedorismo continuam classificando e descartando pessoas.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“Alguns consideram que muitos dos problemas atuais ocorreram a partir da emancipação da mulher. Mas este argumento não é válido, é falso, não é verdade! Trata-se de uma forma de machismo. A idêntica dignidade entre o homem e a mulher impele a alegrar-nos com a superação de velhas formas de discriminação e ao desenvolvimento dum estilo de reciprocidade dentro das famílias. Se aparecem formas de feminismo que não podemos considerar adequadas, de igual modo admiramos a obra do Espírito no reconhecimento mais claro da dignidade da mulher e dos seus direitos”. (Amoris Laetitia, nº 54)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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