Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 654
Dia 05/02/2022 | Quarta Semana Comum | Sábado
Evangelho segundo Marcos (6,30-34)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo a canção “Envia tua Palavra...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4o)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos
6,30-34
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus é visto como um simples profeta, um
homem sem honra, um qualquer que causa incômodo (como João) e é rejeitado
·
Entre o envio e o retorno dos apóstolos, o
relato do destino de João Batista recorda que é isso que espera também aqueles/as
que Jesus envia
·
O conluio entre a nobreza, o exército e os
líderes locais, numa decisão tomada sob efeito de álcool, sela o destino de
João
·
Jesus inicia sua missão com a prisão de João,
e é precedido por ele também na condenação e na execução
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Releia o texto com atenção, observando bem as
nuances do relato do evangelista, participando da cena que ele descreve e
percebendo como isso repercute na vida de Jesus e em nossa vida
·
Você consegue perceber a crítica irônica do
evangelista às elites da Galileia, assim como a denúncia vigorosa da violência
delas?
·
O que explica o arrefecimento da profecia das
lideranças cristãs nos tempos atuais, e como poderemos resgatá-la?
·
Como desenvolver nos discípulos/as
missionários/as de hoje a coragem da verdade e a ousadia do testemunho?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Dá-me
um coração grande para amar, um coração forte para lutar!
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O que poderíamos fazer, como discípulos/as e
como Igreja, para não extinguir a coragem profética que nos vem do Evangelho?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada
pela fé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite a canção
de Zé Geraldo “O profeta” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JRKyEhwWh_s)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Marcos 6,30-34
Ontem
meditamos sobre o episódio do envio dos doze apóstolos e o ensino sobre o que é
essencial na missão, em qualquer tempo e lugar: sair ao encontro como
peregrinos/as e hóspedes; confiar na força dos meios frágeis; manter a abertura
e o diálogo; fazer bem sem olhar a quem. Amanhã refletiremos sobre o retorno
deles.
É
aparentemente estranho que o evangelista coloque, entre o envio e o retorno dos
apóstolos, o relato sobre a condenação e morte de João Batista. Parece um
parêntesis, mas não é! Inserindo aqui este episódio, Marcos quer dar a entender
que os apóstolos herdam de Jesus tanto a missão como seu destino. Ele inicia
sua missão com a prisão de João, é comparado a ele, e terá o destino dos
profetas.
Neste
relato temos uma espécie de crítica mordaz às elites que controlam Israel, um registro
do conluio incestuoso de interesses políticos, militares e comerciais, e uma
denúncia vigorosa dos seus caprichos assassinos. Herodes convida para sua festa
a nobreza, o exército e as lideranças regionais. O juramento de um Herodes
bêbado que promete dar à sua enteada, a metade dos seus bens mostra o modo como
as elites tomam suas decisões políticas.
Mesmo
que aparentemente deseje conhecer Jesus, Herodes não conseguirá seu intento,
pois silenciou a Voz que anunciava o Verbo, e sem voz não há palavra. Seu
casamento com a cunhada, era também, como o costume de então, uma aliança
política e diplomática, criticada por João. Imaginando que Jesus era João
Batista que retornava, Herodes reconhece tacitamente seu fracasso ao tentar
calar a voz dos profetas que o criticavam.
Nesta
crônica reportada por Marcos percebemos o recorrente confronto entre reis tão
arrogantes quando enfraquecidos com os profetas que não calam a verdade, mesmo
que paguem essa fidelidade com a própria vida. Jesus seguirá por esse caminho,
e terá o mesmo destino. E os discípulos/as missionários/as que ele envia também
devem se preparar para isso. Os/as cristãos serão sempre sinais de contradição,
como foi seu Mestre. E isso não pode provocar medo, mas confiança e experiência
de fidelidade.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do
Papa Francisco
“Não poderemos
encorajar um caminho de fidelidade e doação recíproca, se não estimularmos o
crescimento, a consolidação e o aprofundamento do amor conjugal e familiar. De
fato, a graça do sacramento do matrimônio destina-se, antes de mais nada, a
aperfeiçoar o amor dos cônjuges. Também aqui é verdade que, ainda que eu
tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou”. (Amoris Laetitia, nº 89)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno
fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e
abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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