O cristão é
alguém que ama gratuitamente, a fundo perdido!
É possível
que alguns ainda estejamos perplexos com as palavras de Jesus que escutamos e
meditamos no domingo passado. Como pode ser ele tão duro e insensível com os
ricos, com os famosos, com quem só tem motivos para rir e com quem tem mesa
farta? Afinal, o que haveria de mal nisso, questionam alguns. Bem que Jesus
poderia ter ficado nas bem-aventuranças, e até amenizado um pouco sua
parcialidade em favor das vítimas. Definitivamente, os pobres, os famintos os
que choram e os perseguidos não nos parecem tão perfeitos.
Mas Jesus não
se impressiona nem se detém. Ele mantém o olhar fixo na utopia de Deus, no
horizonte da vontade do Pai, horizonte tão diferente do nosso, mas que ele
deseja que compartilhemos com ele. Por isso, no contraponto daqueles que, mesmo
confessando-se cristãos, proclamam que “bandido bom é bandido morto”, que amar
não é atitude inteligente e armar é a única saída, que às “pessoas de bem”
devemos respeito e aos “maus sujeitos” não resta senão a lei e as grades, Jesus
pede amor inimigos, bênção a quem só sabe nos amaldiçoar, oração por aqueles
que nos caluniam, enfim: amor e doação de si a fundo perdido.
Jesus não
ignora as tensões e conflitos que marcam a história e a sociedade. Ele sabe dos
abismos e muros, cavados a golpes de indiferença e de exploração, que separam
ricos e pobres, saciados e famintos, tranquilos e aflitos, bajulados e
perseguidos. Ele sabe que existem aqueles que se consideram puros e merecedores
de tudo e outros que são por eles humilhados e desprezados. Jesus não
desconhece que existem pessoas que agem como nossos inimigos, porque nos
odeiam, caluniam, amaldiçoam e penhoram nossos bens. E ele experimentou isso na
própria carne.
O que Jesus
faz é propor um caminho para que sejamos reconhecidos como seus discípulos: o
ser misericordioso (com todas as pessoas) como o é Deus, universalmente
misericordioso; tratar os outros como gostaríamos que eles nos tratassem. O
horizonte da misericórdia é a atitude que Deus demonstrou no êxodo: tendo visto
a opressão do seu povo, age sem demora e sem exigências em favor das vítimas,
sem distinguir entre gente que merecia e gente que não merecia; e manteve essa
sua atitude, transformando-a em compromisso mediante uma aliança.
Como Jesus,
somos chamados a testemunhar em projetos, palavras e ações essa misericórdia,
primeiro às vítimas da dominação e exclusão, mas chegando até aqueles que nos
maltratam. Somente assim seremos de fato filhos do Deus altíssimo.
Este dinamismo loucamente transformador que nos vem do Pai e chega às vítimas
não conhece limites ou pré-condições. Amar e ajudar apenas aqueles que “são dos
nossos” não passa de um belo disfarce do nosso egoísmo. Fazer algo pensando
apenas na recompensa não tem nada a ver com o cristianismo.
O amor e o
serviço cristão superam a simples obrigação de reciprocidade, de emprestar
esperando receber de volta, de amar quem nos ama. E vão também além da
obrigação de retribuir a iniciativa do outro. Com sua vida e sua pregação,
Jesus pede que tomemos a iniciativa, inclusive em relação àqueles que nos fazem
o mal: “O que desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles”.
Fica claro que o amor cristão é uma ação exigente, e não mero sentimentalismo,
oportunismo, boas maneiras ou refinada estratégia: é uma ação alternativa e
transformadora!
O amor ao
próximo e extensivo aos inimigos somente é possível a partir de uma intensa
experiência de ser filho amado por Deus. Alimentados por esse amor, estaremos
em condições de superar a raiz da violência que se aninha e cresce em nós. É
triste e deplorável ver como muitos cristãos piedosos esquecem o exemplo e o ensinamento
de Jesus e ampliam perigosamente o conceito de legítima defesa, a ponto de
aceitar até a violência preventiva por medo ou forte emoção.
Jesus de Nazaré,
vulto da misericórdia de Deus: desejamos ser como és, amar como tu amas, encarnar
tua liberdade, refletir em nós a imagem do homem celeste que brilha em ti.
Ensina-nos a ser indulgentes e pacientes, bondosos e compassivos, capazes de
tratar os outros a partir de suas necessidades e não dos seus merecimentos,
pois vivemos num país que flerta perigosamente com múltiplas formas de
violência contra os pobres e indefesos. Assim seja! Amém!
Itacir Brassiani msf
Primeiro Livro de Samuel 26,2-23 | Salmo 102 (103) | 1ª Carta de Paulo aos Coríntios 15,45-49 | Evangelho de São Lucas (6,27-38)
Nenhum comentário:
Postar um comentário