Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 669
Dia 19/02/2022 | Sexta Semana Comum | Sábado
Evangelho segundo Marcos (9,2-13)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Reze, ouvindo ou
cantando: Tua Palavra é luz no meu caminho; luz no meu caminho, Senhor, tua
Palavra é! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos
9,2-13
·
Leia o texto em voz alta (se achar necessário
e for possível)
·
Diante da resposta de Pedro e da sua tentativa
de desviar Jesus do caminho do amor despojado de poder, Jesus fala em doar a
vida
·
Como Pedro e os demais discípulos “não dão
ouvidos” a Jesus, ele toma três deles e se retira numa montanha
·
Ali, diante deles e com o testemunho de Moisés
e Elias, Jesus aparece revestido de roupas brancas, como os mártires
·
Enquanto Pedro pretende adular e honrar Jesus,
mas não escutá-lo e segui-lo no caminho da cruz, é advertido por uma voz
·
A fé e adesão a Jesus não se esgota em
declarações mais ou menos formais, mas comporta o caminho da compaixão e do
serviço
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Releia o texto e contemple a cena, procurando
dar atenção a cada gesto e a cada palavra, tanto as de Jesus como as de Pedro
·
Relacione esta cena com a cena anterior (Mc
8,27ss), e evite reduzi-la a um analgésico para amenizar o anúncio da paixão
·
Qual é o ensino ou o gesto de Jesus que mais
lhe incomoda e custa entender e aceitar?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus,
brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus!
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Permita que esta cena e estas palavras mudem a
concepção triunfalista e pouco séria da ressurreição que ainda prevalece
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
mestre na Escola do Evangelho, ensina-nos a superar os vícios de homens velhos!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça e cante
canção de São Francisco (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Marcos 9,2-13
Jesus dissera que quem quiser segui-lo precisa
identificar-se com se programa “subversivo”. Quem renuncia a si mesmo acabará
naturalmente carregando a cruz da perseguição e da execração pública, mas terá
exatamente nisto sua grandeza. O próprio Jesus se orgulhará de tê-lo como amigo
e discípulo e o defenderá.
Mas será que seus discípulos têm ouvidos para isso?
Parece que não, e é a partir disso que a cena de hoje faz todo sentido. Jesus
toma Pedro, Tiago e João para uma aula particular sobre discipulado. Aquilo que
chamamos de transfiguração não ameniza a fala de Jesus para aliviar a tensão
dos discípulos, mas eleva ainda mais a tom.
A montanha recorda a conhecida cena do monte Sinai.
Tendo vivido momentos fortes de crise e desânimo, a presença de Moisés e Elias
põe em evidência o que vive o trio e todos os demais discípulos e confirma o
anúncio de Jesus. As vestes brancas de Jesus não apontam para triunfo e pureza,
mas para a realidade do martírio.
Mais uma vez, Pedro se engana, e mostra que não
entendeu nada. Ele pensa em construir um memorial que honre e adule a Jesus, em
vez de escutar, compreender e aceitar o que ele diz. Mais uma vez ele tende a
distorcer a palavra de Jesus, e mais uma vez é advertido, dessa vez por uma voz
vinda do céu.
A voz diz: “Este é o filho que eu amo; escutem o
que ele diz!” Não se trata de escutar toda e qualquer palavra grafada nos
evangelhos, mas de abrir os ouvidos para escutar e o coração para acolher seu
caminho de despojamento e enfrentamento da ordem estabelecida, aceitando
compartilhar o destino das vítimas e dos vulneráveis.
A cena nos previne também contra a tentação de
imaginar a ressurreição de Jesus como uma espécie de triunfo escatológico. Como
Elias que já voltou em João Batista e foi eliminado, Jesus levará até o fim a
sua missão pelos caminhos da compaixão.
A transfiguração de Jesus é mais uma confirmação do
caminho que Jesus abraçou, e nenhum discípulo pode ceder à tentação de buscar
atalhos mais confortáveis e tranquilos. Temos ouvidos para escutar?
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do
Papa Francisco
“Há pessoas casadas
que mantêm a sua fidelidade, quando o cônjuge se tornou fisicamente
desagradável ou deixou de satisfazer as suas necessidades. E fazem-no, não
obstante muitas ocasiões os convidarem à infidelidade ou ao abandono. Uma
mulher pode cuidar do marido doente e ali, ao pé da Cruz, volta a oferecer o
«sim» do seu amor até à morte. Em semelhante amor, manifesta-se de forma
esplêndida a dignidade de quem ama, dignidade como reflexo da caridade, já que
é mais próprio da caridade amar do que ser amado”. (Amoris Laetitia, nº 162)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário