Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 600
Dia 13/12/2021 | 3ª Semana do Advento | Segunda-feira
Evangelho segundo Mateus (21,23-27)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “Ó vem, Senhor, não tardes mais!”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 21,23-27
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
A relação que Jesus estabelece entre a origem
da sua autoridade e a de João Batista insere esta leitura no tempo do Advento
·
Jesus terminara sua longa peregrinação de subida
a Jerusalém e provocara um rebuliço no templo, expulsando dele os vendedores
·
Voltando ao templo para curar e ensinar, Jesus
é questionado pela elite política, social, econômica e religiosa que usufruía
do templo
·
Os sacerdotes e anciãos do povo querem “pegar
Jesus no contrapé” e acabam sendo encurralados por ele
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Releia atentamente estes versículos densos e
tensos, que nos pedem abertura para reconhecer a ação libertadora de Jesus
·
Há quem hoje se comporte como os chefes dos
sacerdotes e os saduceus, que “fazem olho grande” aos abusos contra os pobres?
·
Em que você baseia sua autoridade para
anunciar o Evangelho e denunciar profeticamente os abusos contra os pobres e
humildes?
·
O que precisamos “expulsar” de nossas
preocupações e projetos para reconhecer Jesus e acolhê-lo de fato entre nós
neste Natal?
·
Que desculpas e justificativas estamos
apresentando hoje para não levar a sério o projeto de Jesus e lançar-nos na
construção do Reino de Deus?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Diga a Deus quem é você no mistério do amor
dele, e
quem é Ele no mistério da sua existência
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O que fazer para evitar que as autoridades
religiosas atuem guiadas apenas pelo medo e pela conveniência?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e
em pé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção “Vem,
Senhor, vem salvar teu povo...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w_m8tqzljkA)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 21,23-27
O que esta passagem do evangelho
segundo Mateus tem a ver com a preparação para o Natal? Ela está localizada no
final da peregrinação missionária de Jesus, já no templo central do país, em
Jerusalém. Jesus havia chegado no templo, com o chicote na mão, expulsando os
vendedores que exploravam o povo.
Os sumos sacerdotes ficam incomodados
com este gesto e com o ensino de Jesus. Ele desafiava a sacralidade do templo e
a autoridade dos seus controladores. Sacerdotes e anciãos constituíam uma elite
social, econômica, política e religiosa, baseada na origem no saber, nas riquezas
e nas alianças políticas. E eram politicamente legitimadas pelo império romano.
Os sumos sacerdotes não se importam com
o fato de o templo ter deixado de ser casa de oração e de encontro e se
transformado numa espelunca de rapinadores. Eles questionam a autoridade de
Jesus para fazer o que ele faz, perguntam quem o legitima, com que licença ou
autorização ele age. É claro que a autoridade e a liberdade de ação de Jesus
incomodam todos eles.
Por isso, em nome da instituição do
templo, eles apresentam a Jesus uma pergunta, que, na verdade, é uma armadilha.
Jesus não pode basear sua autoridade na origem social, nos bens, no estudo ou
em alguma aliança política. E se disser que sua autoridade ou sua legitimidade
vem de Deus, deslegitima frontalmente os sacerdotes e anciãos e pode ser
acusado de blasfêmia.
Jesus sabia que sua vida e missão
estavam intimamente ligadas às de João Batista. Astutamente, responde à
pergunta deles com outra pergunta. Os examinadores passam a ser analisados.
Eles sabem a resposta, mas calam. Se reconhecem João como profeta, reconhecem
também a Jesus; se negam a inspiração da sua profecia, perdem o apoio popular. Também o nosso encontro com ele passa pelo seu
reconhecimento como enviado de Deus para transformar as pessoas, as sociedades
e as religiões.
(Itacir
Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
“Na sociedade atual, muitas vezes os
filhos parecem ser órfãos de pai. A própria Igreja de hoje precisa de pais.
Continua atual a advertência de São Paulo: “Ainda que tivésseis dez mil
pedagogos em Cristo, não teríeis muitos pais” (1 Cor 4, 15). E cada sacerdote ou bispo deveria poder
acrescentar, como o Apóstolo: “Fui eu que vos gerei em Cristo Jesus, pelo
Evangelho” (4, 15). E também: “Meus filhos, por quem sinto outra vez dores de
parto, até que Cristo se forme entre vós!” (Gl 4, 19)”. (Patris Corde, 7)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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