Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 594
Dia 07/12/2021 | 2ª Semana do Advento | terça-feira
Evangelho segundo Mateus (18,12-14)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se cantando: “Envia tua Palavra, palavra de
salvação” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 18,12-14
·
Leia o texto em voz alta (se achar necessário
e for possível)
·
O alegre anúncio dos anjos aos pastores na
noite do natal mostra-se verdadeiro e credível na vida apostólica de Jesus
·
Jesus nos fala do modo como Deus trata seus
“pequeninos”: deixa em segundo lugar os fortes e bem nutridos e sai em busca
dos fracos
·
Ele aprendeu com o Pai que, aos olhos de Deus,
todos e cada um/a de nós somos preciosos/as, e pede que cultivemos a mesma
atitude
·
O pastor se alegra pela surpresa de ter
encontrado a ovelha perdida e vulnerável, e Jesus nos convida a participar
dessa alegria de Deus
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
O evangelho de hoje nos orienta para uma
atitude madura e adequada em relação aos irmãos e irmãs mais frágeis e falíveis
·
Em que medida e em que circunstâncias, por
nossas atitudes, estamos sendo motivo de tropeço e queda dos nossos irmãos mais
fracos?
·
O que fazemos, como lideranças eclesiais,
quando um irmão ou irmã tropeça, cai no erro e se afasta, por vergonha ou por
resistência?
·
Nossa comunidade se sente realmente
comprometida com o dinamismo e saída ao encontro de quem está em situação de
risco?
·
Experimentamos uma verdadeira alegria quando
pessoas e grupos vulneráveis são assistidos e promovidos, e se integram na
comunidade?
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Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer
a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Que iniciativas poderíamos tomar para que
nossa fé em Jesus e nossa celebração do Natal não fique apenas em sentimentos e
presentes?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e
em pé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção “Das
alturas orvalhem os céus, e as nuvens que chovam justiça!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Kj1eMZsnH-I)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 18,12-14
Já lembrei anteriormente, mas não custa lembrar de
novo: o tempo litúrgico e espiritual do advento nos oferece um contexto
especial que deve ser levado em conta na escuta e meditação dos textos do
Evangelho. Não é a mesma coisa ler a parábola da ovelha perdida no tempo comum,
na quaresma ou no advento.
Os três versículos que nos são propostos para hoje
estão no capítulo 18 do evangelho segundo Mateus. O contexto temático é uma
descrição sumária das novas relações e práticas que sustentam a comunidade
cristã, semente e antecipação parcial mas profética do Reino de Deus. Pouco
antes, Jesus sublinhara que é absolutamente importante não escandalizar nem
desprezar os sujeitos pequenos e vulneráveis.
No contexto do império romano e do sistema judaico,
os/as discípulos/as de Jesus são equiparados/as às categorias sociais
desprezadas e vulneráveis, como as crianças, as mulheres, os migrantes, os
doentes (os “pequeninos”). Eles são parte do povo (e não das elites) e, aos
olhos de Deus, são preciosos, têm valor, são os primeiros nas prioridades de
Deus.
Jesus pede e ordena que esta seja a atitude das
lideranças cristãs em relação aos demais membros das comunidades. Jesus ilustra
isso com uma parábola, com a qual chama seus interlocutores a participar da
reflexão. Na tradição judaica, o pastor lembra as lideranças (políticas ou
religiosas), e o rebanho/ovelha lembra o povo. A ovelha perdida representa o/a
discípulo/a que não perseverou no caminho do Reino de Deus por causa dos
outros.
Ressaltando o desmedido cuidado “pastoral” do
pastor, que não deixa as 99 em segundo plano para buscar uma única que se
perdeu e corre risco, fala sobre como Deus Pai trata seus filhos e filhas: ele
não é como os líderes religiosos e políticos, e é mais cuidadoso que os
pastores. Jesus espera que, em nossa relação de líderes com os demais membros
da Igreja, façamos como ele.
(Itacir
Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
“O Menino Jesus é Aquele que dirá:
“Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo
o fizestes”. Assim, todo o necessitado, pobre, atribulado, moribundo,
forasteiro, preso, doente são “o Menino” que José continua a guardar. Por isso,
a Igreja não pode deixar de amar em primeiro lugar os últimos, porque Jesus
conferiu-lhes a preferência ao identificar-Se pessoalmente com eles. De José,
devemos aprender o mesmo cuidado e responsabilidade: amar o Menino e sua mãe;
amar a Igreja e os pobres”. (Patris Corde, 5)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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